A importância dos leads telefônicos no marketing

Autor Convidado

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Existem inúmeras estratégias de marketing para uma empresa que busca adquirir mais leads e aumentar sua conversão para alavancar seus resultados. Neste texto, vamos abordar a importância de captar leads telefônicos e analisá-los de forma eficiente. Vamos lá?

O que é um lead telefônico?

Assim como um lead de formulário, um lead telefônico é um possível cliente do seu serviço ou produto que forneceu suas informações básicas, como por exemplo nome, telefone e e-mail, porém através de uma ligação.

Segundo dados fornecidos pelo Google, 69% das pessoas que buscam por um produto ou serviço realizam ligações diretamente dos resultados (click-to-call). Assim como você busca  registrar informações de seus visitantes através de formulários, é necessário também dar atenção ao registro de dados das ligações telefônicas – pois uma grande quantidade de leads qualificados utilizam esse canal. É possível trabalhar com estratégias que atendam suas necessidades e aumente a conversão de leads. Ter e analisar leads telefônicos é um ponto crucial para as estratégias de marketing porque a ligação é um passo que demonstra uma maior propensão de fechar negócio do que apenas um clique em seu site.

A partir das informações extraídas, então, a empresa constrói uma base de leads que podem ser convertidos em vendas e escolhe as principais estratégias aumentar o interesse que eles têm no que está sendo oferecido pela instituição. Ou seja, além de divulgar o serviço que a empresa presta ou o produto que vende, é necessário pensar em estratégias para as pessoas que se interessaram prosseguirem no processo de compra. Entende-se esse progresso como o funil de vendas, que também pode ser entendido como o funil de marketing. Perceba que um lead telefônico já é de alguma forma qualificado, e já não está no topo do funil.

Sabendo o que são leads telefônicos e como eles são importantes para o marketing, vamos pensar em algumas dessas estratégias que podem aumentar a captação e a conversão de leads?

Como obter e converter mais leads telefônicos?

Se você não considera os leads telefônicos nas suas estratégias de marketing você está perdendo boas oportunidades! Assim, para obter e converter mais leads telefônicos, é necessário pensar neles como parte fundamental das suas ações de marketing. Vamos listar algumas possibilidades de gerenciá-los e mostrar algumas possibilidades de ações.

1 – Registrar informações da ligação

As ligações são um meio fácil para o consumidor obter informações sobre o que pretende comprar. Há hoje no Brasil, mais de um smartphone por pessoa, e a comodidade e imediatidade de uma chamada torna o telefone uma ferramenta central para qualquer negócio.

Porém, o canal telefônico também tem alguma desvantagem: as ligações normalmente não são registradas, nem as informações sobre o cliente – diferente do que acontece com e-mails e formulários. Ou seja, para obter leads telefônicos, você deve extrair dados das ligações telefônicas.

2 – Treinar a equipe de atendimento

Para que haja uma abordagem bem direcionada aos diferentes leads, é necessário que as pessoas responsáveis pelo atendimento na sua empresa estejam bem treinadas e cientes do processo de atendimento.

Para isso, é importante ter um roteiro de atendimento que se atenda às necessidades que um possível cliente possa ter ao entrar em contato por telefone. A abordagem dos atendentes deve ser amigável, e, principalmente, objetiva de acordo com o que está sendo perguntado. Algumas vezes, o setor de vendas apresenta tantas opções que o lead se confunde e acaba perdendo o interesse. Temos algumas dicas para aperfeiçoar o atendimento da sua empresa neste outro post.

3 – Investir em ações de marketing que trazem mais resultados

Você sabe qual das suas campanhas traz mais resultados? Direcionar investimentos em marketing é algo que deve ser feito com uma previsão de resultados, baseada em análises dos resultados que já se teve até o momento. Isso é o que faz, por exemplo, o cálculo de ROI (Retorno sobre investimento).

Analisar resultados digitais se tornou comum, principalmente pela facilidade oferecida por tecnologias como o Google Analytics e as várias possibilidades oferecidas para mensurar anúncios em redes sociais. Porém, para as mídias off-line, como outdoor, flyer – que geralmente incluem um número de telefone – normalmente não se mensuram o retorno, justamente por não serem meios digitais de comunicação.

Nas 3 dicas que listamos agora para gerir e obter leads telefônicos, você notou que há uma dificuldade em ter uma visualização clara dos dados que podem ser extraídos do canal telefônico?

Pois bem, agora apresentaremos uma possibilidade de mapear esse canal, o Call Tracking, e como ele pode te ajudar com a gestão de leads telefônicos.

A solução do Call Tracking

Depois de elucidar a importância dos leads telefônicos para sua empresa, como eles convertem mais do que os tradicionais e normalmente não têm um estudo tão aprofundado quanto esses, vamos agora propor uma solução que pode ajudar muito a tua empresa a lidar com o canal telefônico.

O Call Tracking é uma tecnologia desenvolvida, essencialmente, para gerenciar os contatos telefônicos que são realizados na sua empresa. Isso é feito através da criação de números-máscara para seus diferentes anúncios, campanhas, redes sociais etc. Quando as ligações são feitas para um desses números, diferente em cada mídia, serão contabilizadas e enviadas para o número da sua empresa. Assim, é possível saber com a plataforma de Call Tracking, qual campanha está trazendo mais leads, baseado no rastreamento das chamadas recebidas.

Além disso, alguns sistemas contam com integrações com outras plataformas, como o Google Analytics e softwares CRM – integrando o telefone a sua mensuração e criação de estratégias. Também é possível ter as ligações gravadas, o que pode ajudar a identificar falhas no atendimento e direcionar treinamentos para a equipe que realiza essa atividade.

A PhoneTrack oferece uma plataforma completa de mapeamento telefônico, indo além do call tracking e integrando ao sistema dados mais profundos sobre as ligações, através de uma inteligência de voz que classifica as ligações, dentre inúmeras funcionalidades que ajudam empresas e agências a mensurar e gerir leads telefônicos, direcionar o marketing e obter dados consistentes que ajudam a aperfeiçoar o seu canal de atendimento.

Esse texto foi escrito pela empresa PhoneTrack, saiba mais sobre ela no site https: phonetrack.com.br/

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