Cada vez mais, as pessoas estão conectadas. Seja em casa, no escritório ou na rua, não importa: a conexão online já faz parte do contexto da maioria da população. E tanta audiência não passa despercebida, afinal, o volume de vendas na internet é significativo e isso chama a atenção das empresas. Por isso, a escolha do nome do domínio do site é tão importante.

Hoje em dia, a experiência do usuário é discutida com mais intensidade, pois é necessário aliar qualidade e velocidade em ambientes distintos (desktop e dispositivos móveis). Isto é, as páginas são desenvolvidas estrategicamente, no intuito de que os visitantes permaneçam nelas por mais tempo.

Mas, antes de chegar à etapa de otimização de processos e gestão, é preciso estruturar o básico. Para isso, daremos algumas dicas importantes sobre a escolha do nome do domínio do site. Acompanhe!

O que é o domínio?

Em síntese, o domínio é o seu endereço na internet. É por meio dele que as pessoas conseguem ter acesso à sua página. Na prática, funciona assim:

www.nomedaempresa.com.br

O objetivo dessa nomeação é facilitar a memorização, porque, do contrário, seríamos obrigados a decorar sequências numéricas extensas. Em outras palavras, ele abre caminhos para diversos benefícios.

Apesar disso, não basta ter um endereço simplesmente para marcar presença online: é preciso ir além. A competitividade é acirrada e os algoritmos têm sido projetados para qualificar apenas o que é, de fato, relevante.

E quem fica de fora desses critérios acaba perdendo muitas posições no ranking da visibilidade. Nesse caso, veja o que pode ser feito:

Como escolher o domínio ideal?

1. Utilize palavras de fácil digitação

A escolha do nome da marca gera impacto no desempenho do domínio, por isso, é importante pensar em cada detalhe antes de bater o martelo.

Nesse caso, evite as expressões extensas, além de termos com várias grafias, números, hifens e gírias, porque isso só atrapalha no posicionamento das buscas do Google, por exemplo.

2. Opte por termos curtos

Nesse caso, menos é mais. Não adianta florear muito, porque os algoritmos de busca estão em busca de relevância. Além disso, os visitantes não querem perder tanto tempo digitando uma expressão gigante.

Isso sem contar que eles também podem ser levados ao erro, sendo assim, nada de “pindamonhangabafloricultura.com” ou “itaquaquecetubaveiculos.com”.

3. Use palavras-chave

Utilize termos relevantes, que falem, em poucas palavras, sobre o conceito da empresa, pois essa estratégia ajuda na classificação dos mecanismos de busca e ainda melhora o tráfego do site.

Algumas ferramentas como SEMrush e Google AdWords ajudam você a definir as melhores palavras-chave.

4. Pesquise antes de registrar

Até chegar ao nome do domínio do site definitivo, possivelmente você vai escrever e apagar muitos outros, pois esse é um processo natural.

Por isso, a apuração é a melhor dica para acertar em cheio. Assim, você evita conflitos na hora de posicionar a marca e também se livra de uma possível reclamação legal, em virtude da duplicação do termo.

5. Proteja a marca

Como vimos, dá trabalho chegar à palavra mais adequada, por isso, invista na proteção do nome do domínio do site. Como fazer isso?

Além do registro adotado, escolha outras extensões para incorporar à versão selecionada. Em vez de apenas “www.empresa.com”, incorpore também “www.empresa.com.br”, “www.empresa.net” e assim por diante.

Dessa forma, a concorrência fica impedida de registrar o nome escolhido por você. Além disso, com essa implementação, os clientes passam a ser direcionados para o endereço correto, mesmo quando digitam incorretamente. É o tipo de investimento que vale a pena.

O fluxo de informação na internet não para, o que torna obstinada a briga pelos primeiros lugares no ranking online. Nesse sentido, só se destaca quem age com estratégia, pois os filtros estão ainda mais rigorosos.

Esse artigo foi útil em ajudá-lo a escolher o nome do domínio do site adequadamente? Agora que você já sabe como escolher o melhor domínio para o seu site, acesse o nosso post e descubra Tudo o que você precisa saber para criar um site para o seu negócio.

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