RD Station: Conheça todas as funcionalidades da ferramenta!

Mayra Hashida

Mayra Hashida

Publicitária formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, viciada em livros de romances clichês e fantasias. Apaixonada pela profissão, atua na área de Automação da Hubify.

10 minutos de leitura

Se você chegou neste artigo, já deve ter entendido a importância da ferramenta de automação, como a RD Station, para a estratégia de marketing da sua empresa.

Os softwares de automação ajudam a otimizar os processos, unir as informações dos contatos em um único lugar, trabalhar comunicações mais direcionadas ao público-alvo, segmentar grupos de pessoas que sejam potenciais clientes e analisar os resultados para encontrar possíveis oportunidades e pontos de melhoria.

A RD Station tem se destacado muito no mercado e sido uma das principais ferramentas quando falamos de automação em marketing. Essa empresa totalmente brasileira tem seu preço em real, o que torna seu valor muito mais acessível, além de uma interface amigável que te ajuda a navegar entre as funcionalidades mesmo sem ter muito conhecimento.

Também tem suporte com inúmeros tutoriais e a central de ajuda com especialistas para tirar as suas dúvidas. Continue a leitura!

Planos 

A plataforma conta com planos ideais conforme o tamanho e demanda da equipe de marketing da sua empresa:

Light

Ideal para quem está iniciando na estratégia de marketing, captando leads e mantendo relacionamento por e-mail.

Basic

Para aqueles que já querem uma parte mais analítica das estratégias de marketing, com análises de relatórios e otimizações de SEO.

Pro

Mais direcionado para quem quer automatizar os processos de marketing ganhando produtividade e escalando resultados com as funcionalidades dos fluxos de automação, os critérios de segmentação, teste A/B e o lead scoring.

Quer saber mais sobre lead scoring? Então, veja o vídeo a seguir!

Enterprise

Feito para quem quer ter todas as possibilidades que a ferramenta tem a oferecer e contar também com a criação de relatórios personalizados.

Então, se você contratou ou pensa em contratar essa ferramenta, esse artigo vai te mostrar tudo o que você precisa saber para implantar o RD Station Marketing na sua empresa e utilizar as funcionalidades dessa importante ferramenta na sua estratégia.

Configurações iniciais 

A primeira tela que você terá acesso ao logar na sua conta do RD Station Marketing é o dashboard. Nele você terá todas as principais informações da sua conta. Mas, antes de apresentar essa tela inicial, é importante que você realize as configurações iniciais para que consiga usar as funcionalidades da plataforma.

Aqui vão as principais configurações que precisam ser feitas:

  • Configuração de domínio: aqui você vai realizar configurações dentro do servidor da sua empresa para que a RD tenha autorização para disparar e-mails com o seu domínio e utilizá-lo nas publicações das landing pages.
  • Configuração de código de monitoramento: a instalação do código de monitoramento permite que você tenha informações para o lead tracking, identificação da origem do lead, integração de formulários e pop-ups no site.
  • Conexão com o Google Analytics: você precisa conectar o Google Analytics com a RD Station, pois é através dessa conexão que a ferramenta capta informações de visitantes e volume de visitas apresentado nos relatórios.
  • Conexão com as redes sociais: A RD tem a funcionalidade de você programar publicações nas suas redes sociais direto pela plataforma. Para isso você precisa conectá-las à ferramenta.
  • Configurações de LGPD: A lei está aí, então é muito importante você se adequar a ela. A RD tem banner para aviso de cookies para você instalar no seu site, assim como solicitação de consentimento, política de privacidade e termos de uso para você colocar nos seus pontos de conversão (landing pages, pop-ups e formulários).
  • Configurações de e-mail: você precisa definir quem será o remetente dos seus e-mails. O ideal é que seja o nome de uma pessoa da empresa, deixando o e-mail mais pessoal e trazendo proximidade com o leitor. Também não podemos esquecer de preencher o endereço da empresa. Isso ajuda com que o e-mail não caia na caixa de spam.
E-mail Hubify

Após ter dado início a essas configurações básicas na sua ferramenta, podemos começar a nos aventurar pelas funcionalidades do RD Station Marketing.

Dashboard

Logo de início no dashboard, você tem o funil de marketing que vai te apresentar os visitantes do seu site, quantos leads converteram, os leads qualificados, oportunidades e as vendas.

Dashboard RD

Ainda no dashboard, você terá informações sobre o desempenho da sua última landing page, do seu último e-mail marketing disparado, suas páginas mais acessadas e os últimos leads que converteram em algum formulário ou foram importados para a sua base.

A RD Station Marketing tem 4 abas dentro da ferramenta que te ajudam na estratégia de inbound marketing, que são:

Infográfico 5 itens e-mail marketing
  • Atrair;
  • Converter;
  • Relacionar;
  • Analisar.

Agora vamos nos aprofundar nas funções que compõem cada uma dessas etapas. Vale ressaltar que algumas funções estarão disponíveis de acordo com o plano contratado.

Já que falamos sobre Inbound Marketing, vamos ver um vídeo sobre o tema?

Atrair

O principal objetivo dessa etapa, como o próprio nome diz, é atrair visitantes para o seu site. Dentro desse menu nós vamos ter a seguintes funções:

  • Postagens nas redes sociais: Aqui você pode editar e programar postagens nas suas redes sociais de uma única vez de forma simultânea. Atualmente essa função permite publicações no Twitter, Linkedin e Facebook. Publicações no Instagram ainda não estão disponíveis na RD Station Marketing.
  • Facebook Lead Ads: Com a integração da RD e o Facebook Lead Ads, os leads gerados na sua campanha caem direto na plataforma e você consegue combinar os campos do formulário com os seus campos na RD, segmentar os leads que converteram na campanha, além de programar respostas automáticas para esses contatos.
  • Anúncio no Facebook: Nesta função você pode criar anúncios na sua conta do Facebook diretamente da plataforma. Basta conectar a sua conta de anúncios com a RD Station e você conseguirá criar o anúncio, configurar o público-alvo, o orçamento e acompanhar a aprovação.
  • Painel de palavras-chave: Essa ferramenta pode te ajudar bastante no planejamento de SEO e na gestão das palavras-chave usadas em anúncios de search do Google Ads. A funcionalidade tem integração direta com o SEMRush e traz informações como Custo Médio por Clique (CPC), volume de consultas, nível de concorrência e relevância.

A RD tem um limite de palavras-chave que você pode inserir, de acordo com o plano contratado:

LightNão possui Painel de palavras-chave
Basic100
Pro200
Enterprise500
  • Otimização de páginas (SEO): Aqui você consegue obter relatório de SEO com uma nota baseada em pontos mínimos, intermediários, importantes e críticos e com isso avaliar a otimização das suas páginas baseada em determinadas palavras-chave. A partir disso, a RD detalha os itens de cada critério que resultou na nota final e oferece sugestões de como resolver os problemas encontrados.
  • Vitrine virtual: Ainda como uma funcionalidade na versão Beta, a vitrine virtual permite que você crie uma página pública reunindo algumas de suas postagens do Instagram com link de redirecionamento, podendo ser para o seu site, blog, landing pages ou até e-commerce. Para isso, você precisa conectar a ferramenta à sua conta do Instagram. Você pode usar a url da sua vitrine virtual na bio do Instagram e compartilhar nas redes sociais.

Agora que vimos todas as etapas do menu de Atrair, vamos para as funções que ajudam a converter visitantes em leads.

Converter

Na fase de conversão, temos algumas ferramentas que vão ajudar a transformar nos visitantes do seu site em leads dentro da RD Station, são elas:

  • Landing pages: Umas das principais ferramentas para conversão de leads. Aqui você pode criar suas landing pages para divulgação de materiais ricos e produtos/ serviços. Com uma interface amigável e drag and drop (arrastar e soltar) você consegue criar facilmente uma página de conversão inserindo imagens, formulários, CTAs e até vídeos para serem reproduzidos quando o usuário acessar a página. Você também consegue analisar o desempenho da sua landing page, visualizando o número de visitas, conversões e quais canais gerou mais resultados.
Converter RD
  • Formulários: A RD permite que você crie formulários personalizados para inserir no seu site. Você pode configurar o layout do seu jeito, os campos de perguntas que deseja fazer para os visitantes e ter mapeado dentro da ferramenta quais leads converteram no formulário. Basta colar o código gerado ao fim da configuração no local onde deseja instalá-lo no seu site. E caso você queira alterar algo no formulário depois de instalado, não precisa instalar o código novamente, basta editar o formulário e aplicar as alterações.
  • Pop-ups: Uma importante ferramenta para converter visitantes do seu site em leads. A RD Station permite criar pop-ups no modelo de saída (quando o usuário realiza a ação de sair do site) e pop-ups de rolagem (quando o usuário rola 50% da página). Você pode personalizar o layout de acordo com a sua identidade visual, inserir imagens e definir em quais páginas você quer que ele apareça.

Importante: Lembre-se de se atentar à experiência do usuário ao utilizar pop-ups no seu site, não utilizando pop-ups grandes demais, com muito texto e que aparece em muitas páginas várias vezes.

  • Botões de WhatsApp: Esses botões são ótimos para usuários que querem um rápido atendimento. Essa funcionalidade da RD permite que você configure um botão com o logo do WhatsApp no seu site que, ao ser clicado, abre um formulário para o visitante preencher e ser redirecionado para uma conversa no WhatsApp. Basta configurar na plataforma quais as perguntas que serão feitas no formulário e inserir o número de celular para o qual o visitante deve ser redirecionado.
Pop-up RD

Finalizamos então a etapa de conversão e partimos agora para a próxima etapa, manter o relacionamento e engajamento dos visitantes que convertemos em leads para dentro da nossa base do RD Station.

Relacionar

Aqui já temos os leads na nossa base e precisamos manter um relacionamento com eles, através de disparo de e-mails, manutenção da base de contatos e qualificação dos leads. A seguir temos as ferramentas da RD para essas ações:

  • Base de leads: Nesta função estão todos os leads que temos na nossa base de contatos. Nessa área conseguimos inserir leads manualmente, visualizar total de leads na base, adicionar ou remover tags em massa, visualizar leads de segmentações e fazer importações e exportações de contatos. Clicando em um lead você tem acesso a timeline do contato, visualizando os e-mails que ele interagiu, informações de contato, páginas visitadas do site, fluxos de automação, conversões, tags e muito mais.
  • Lead Scoring (Pro): Essa funcionalidade disponível a partir da conta Pro permite criar pontuações nos leads automaticamente baseado em suas características. Essa função é ideal para encontrar potenciais clientes e direcioná-los para o time de vendas entrar em contato. Você consegue estipular duas notas diferentes para cada lead, uma baseada no Perfil representando características demográficas do lead (perguntas de formulários como cargo, número de funcionários, cidade) e baseada no Interesse representando as interações do lead (pontos que ele converteu, páginas que visitou ou e-mails que interagiu).
  • Lead Tracking (Pro): Também disponível a partir da conta Pro da RD Station. Possibilita que você monitore as visitas dos seus leads nas páginas mais importantes do seu site. Visualize quando e quais páginas eles visitaram e no que eles estão interessados. Essa ferramenta também permite que você configure visitas em determinadas páginas na pontuação do Lead Scoring e crie segmentações com esses contatos para enviar e-mail ou incluir em um fluxo de automação.
  • Segmentação de leads: Crie listas com um grupo de contatos baseado em características em comum. A RD permite que você segmente seus contatos baseado em informações de campo, tags, conversões, interações com e-mails e fluxos, integrações, lead scoring, lead tracking e muito mais. Utilize a segmentação para fazer comunicações direcionadas ao seu público baseado no perfil e interesse daquele lead. Você também pode usar as segmentações para exportar leads e realizar ações em massa, como exclusão de contatos por exemplo.
  • E-mail: Principal ferramenta para relacionamento e engajamento da base de contatos. A plataforma permite que você crie 3 tipos de e-mail: e-mail marketing, teste A/B de assunto e e-mail para fluxo de automação. Além disso, o criador de e-mail tem interface drag and drop (arrastar e soltar), modelos prontos de templates, uso de imagens e até CTA para obter consentimento dos contatos. Você também pode mandar o e-mail para bases segmentadas e definir qual segmentação você não quer que receba o e-mail além de permitir realizar disparo teste – o que é uma prática muito importante de se fazer antes de mandar o e-mail para a sua base de leads.
  • Automação de marketing: Os fluxos de automação são um ótimo auxílio para otimizar processos e ações dentro da ferramenta. Através de conversões em determinados eventos (landing page, pop-up ou formulário) ou segmentações, você consegue programar uma sequência de disparos de e-mails, utilizando intervalos de datas entre cada disparo, divisões por participação em segmentações ou interações nos e-mails, adição de leads a outros fluxos, marcação de oportunidade, notificações por e-mail e até enviar lead para outra ferramenta através de integração.

Assim, após estruturado todo o relacionamento com a sua base de leads, partimos para analisar o resultado de todas as ações que realizamos.

Analisar

Agora é hora de analisar o desempenho de todas as ações realizadas nas etapas anteriores. Com as ferramentas de análises disponíveis da RD Station, você consegue mensurar seus resultados e encontrar possíveis melhorias na sua estratégia.

  • Marketing BI (Enterprise): Disponível apenas em contas Enterprise, o Marketing BI te ajuda a calcular o Retorno sobre Investimento (ROI) da sua estratégia de marketing, analisando o desempenho do seu funil de vendas a longo prazo o pontos de melhoria nos seus canais de aquisição e campanhas.

Aproveite para saber mais sobre o ROI!

  • Análise de canais: Permite que você tenha uma visualização dos seus pontos de conversão, oportunidades, novos leads, visitas e outras informações dentro de um determinado período. Você também pode visualizar o desempenho de canais digitais como: busca orgânica, tráfego direto, mídia paga, e-mail, entre outros.
Relacionar RD
  • Alcance: Essa funcionalidade mostra o crescimento da base de leads, curtidas na página do Facebook e seguidores no Twitter em longo prazo. Ela permite que você analise o resultado das suas estratégias de atração em um período específico.
Alcance RD
  • Páginas mais acessadas: Visualize o número de visitas, o tempo de permanência e a taxa de rejeição das páginas do seu site em um determinado período. Essa ferramenta te ajuda a encontrar páginas que possam ser melhoradas, com base na taxa de rejeição e páginas com alto volume de visitas na qual você pode inserir um pop-up ou formulário para geração de leads.
  • Relatórios: Tenha acesso a relatórios diários e semanais da plataforma RD Station Marketing. Nele você consegue visualizar um compilado de informações sobre leads, visitas em páginas, fontes de tráfego e desempenho das publicações nas redes sociais. Tudo com comparativo a períodos anteriores.

E assim, encerramos as principais funcionalidades do RD Station Marketing.

Central de ajuda

Caso você tenha alguma dúvida sobre a ferramenta ou alguma de suas funções, o suporte da RD pode te ajudar através de chat ou e-mail. A plataforma também conta com inúmeros tutoriais super explicativos na central de ajuda de como realizar ações como criar segmentações, configurar e-mail marketing, conectar ao Google Analytics e outras perguntas que você possa ter.

Você também tem a possibilidade de publicar sua dúvida no fórum da RD, trocando experiências com outros parceiros e clientes da plataforma.

São muitas as possibilidades que a implantação do RD Station Marketing pode trazer na sua estratégia que – se bem desenhadas – podem proporcionar resultados incríveis no seu negócio.

Espero que esse conteúdo te ajude a se aventurar na plataforma da RD Station e caso queira saber mais sobre estratégias de marketing, te convido a acessar o nosso conteúdo sobre Como criar uma landing page ideal para o seu negócio.

Ouça nosso Podcast!

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