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7 tendências de inbound marketing para os próximos anos

7 minutos de leitura

O marketing digital explodiu nos últimos anos e está se consolidando como uma das principais frentes para atrair e reter clientes. Dentre eles o inbound marketing se destaca.

No entanto, aproveitar ao máximo o potencial dessas estratégias pode ser mais complexo do que se imagina. Afinal, é preciso estar atento às novidades e ter a habilidade de selecionar o que realmente faz sentido para o seu negócio.

Quando falamos das tendências de inbound marketing o cenário não poderia ser diferente. É preciso criar conteúdos exclusivos, escolher as palavras-chave mais adequadas e ainda se manter à frente dos concorrentes.

E essa é uma atividade que requer conhecimento profundo da metodologia e atualização constante de ferramentas e conceitos.

Parece muita coisa para fazer ao mesmo tempo, não? Mas fique tranquilo! Separamos algumas das principais tendências de inbound marketing que virão com tudo nos próximos anos.

Confira quais são elas e já comece a se preparar!

1. O conteúdo precisa ser personalizado no inbound marketing

Sabe quando você entra em um e-commerce, seleciona alguns produtos no carrinho e desiste da compra? Costuma ser bastante comum começar a receber banners dessa loja ou dos produtos depois, certo?

Pois saiba que esse tipo de estratégia é uma das primeiras grandes tendências do inbound marketing.

O conteúdo personalizado consiste em nada menos do que usar cookies e listas dinâmicas para entregar materiais e textos aos usuários de acordo com as páginas com as quais eles interagiram anteriormente no site.

Imagine, então, que um usuário tenha acessado um post que fala sobre as principais ferramentas de gestão em nuvem do blog da sua empresa, sendo que ele chegou a esse post via Facebook.

Um tempo depois, ele acessa o site da empresa. E, em vez de cair na página inicial, ele é direcionado para uma área que trate especificamente desse tema.

Quando bem realizada, a estratégia do conteúdo personalizado ajuda a estabelecer uma conexão maior entre a empresa e o usuário. Afinal, ele se sente mais familiarizado com o que está sendo apresentado lá e tem a certeza de que está no lugar certo para resolver suas dúvidas.

Além disso, esse tipo de acompanhamento permite entender melhor em qual estágio da jornada de compra o usuário está e, assim, direcionar muito mais a comunicação.

2. E também precisa ser mais interativo

Essa é mais uma tendência relacionada à forma como os conteúdos devem ser produzidos pela sua empresa. E, ao mesmo tempo, é um grande desafio.

De acordo com a pesquisa Content Trends 2017, 76% das empresas acreditam que o grande desafio do marketing de conteúdo é engajar o público. Diversificar os temas e formatos ficou em segundo lugar, com 48,9%.

Pense que quanto mais consumimos conteúdo na internet, mais buscamos por formatos fáceis de absorver. Isso significa que os formatos interativos, como vídeos e quizzes, serão cada vez mais relevantes.

Além de chamar muita atenção, os conteúdos interativos são mais divertidos, facilitam o aprendizado e têm grandes chances de ser compartilhados.

Os quizzes, por exemplo, estão tomando a internet. Por serem divertidos e bastante visuais, todo mundo quer acessá-los e compartilhar com os amigos os resultados obtidos.

Apenas lembre-se que o conteúdo precisa trazer alguma informação ou aprendizado para que ele tenha um objetivo dentro da estratégia de inbound marketing. Ou seja, de nada adianta criar um infográfico visual e engraçado, se ele não tiver nada a acrescentar às suas personas.

3. A era dos formulários pode estar chegando ao fim

Pois é, parece que o inbound marketing como conhecemos está começando a mudar de forma significativa. Mas você não precisa se assustar com isso!

Primeiro, é preciso ter em mente que a metodologia original foi apresentada pela Hubspot em 2006. E, em um mercado tão dinâmico como a do marketing digital, isso significa que as regras já estão bastante defasadas.

Os formulários, de uma certa forma, são um verdadeiro balde de água fria nas pessoas. Alguém que fez uma pesquisa no Google sobre um tema e é direcionado para uma página com um formulário que precisa preencher antes acessar o conteúdo, provavelmente, vai voltar à pesquisa para achar uma fonte mais direta e rápida.

E a grande verdade é que as pessoas não querem preencher formulários (por mais curtos que sejam) ou esperar para acessar o conteúdo. Elas querem respostas imediatas.

Nesse cenário, os chats ao vivo são uma grande oportunidade para conseguir leads e, ainda por cima, fazer com que eles sigam pela jornada de compra de forma mais ágil.

Esse tipo de ferramenta permite dar respostas rápidas e interagir com os usuários. Essa é uma grande vantagem para ambos os lados.

Enquanto as pessoas conseguem retorno em tempo real, você consegue direcionar o atendimento e já qualificar os leads sem precisar esperar muito por isso.

4. As Pillar Pages estão ganhando mais força no inbound marketing

Você já ouviu falar em Pillar Pages? Esse conceito foi lançado recentemente pela HubSpot.

Elas nada mais são do que páginas com conteúdo estruturado e bem aprofundado a respeito de um tema que o seu site apresenta.

Voltando ao nosso exemplo dos softwares de gestão, imagine que a Pillar Page seja uma página com informações completas sobre o tema, como um guia ou um artigo mais extenso sobre o assunto em questão.

Por essa página oferecer um conteúdo de alta qualidade, as chances de ela aparecer nos primeiros resultados de busca são muito maiores. E, além de colaborar para o SEO do site, as Pillar Pages transmite mais credibilidade e são uma excelente isca para leads!

5. A gestão de comunidades é o próximo nível do conteúdo

A gestão de comunidades pode ser encarada como o próximo nível da produção de conteúdo no inbound marketing.

Além de conhecer a fundo a persona e entregar conteúdo exclusivo, criar comunidades significa agrupar outras pessoas com interesses em comum e ainda prestar um suporte ágil e de qualidade.

A parte boa é que o Facebook e o LinkedIn, por exemplo, já oferecem um excelente suporte para esse tipo de estratégia.

Com uma comunidade, é possível divulgar os conteúdos desenvolvidos pela empresa, convidar influenciadores a participarem, sanar dúvidas e ainda pedir feedback aos usuários.

Ou seja, essa é uma excelente oportunidade para conhecer ainda mais a persona do seu negócio e construir um relacionamento próximo e de confiança!

6. O envolvimento precisa ir além do blog da empresa

Uma das grandes tendências de inbound marketing está relacionada a expandir os horizontes para além do blog da sua empresa.

Os blogs ainda são uma excelente estratégia para atrair leads e conquistar uma presença de autoridade. Não é à toa que 60% dos profissionais do marketing afirmam que a criação de conteúdo para o blog é a prioridade do inbound marketing, de acordo com dados da HubSpot.

No entanto, ela só vai começar a trazer resultados quando o blog apresentar um tráfego maior.

E essa não é uma atividade fácil ou rápida. Por isso, escrever como convidado para blogs do mercado e de influenciadores da área é uma excelente maneira de alavancar os acessos ao blog da empresa e ainda construir uma presença qualificada.

Mas não fique sentado esperando essa oportunidade cair no seu colo. Selecione alguns blogs importantes no seu mercado, faça contato e se mostre aberto a colaborar.

Você pode oferecer uma entrevista, um texto completo ou, até mesmo, participar de uma transmissão ao vivo. O importante é fazer essa atividade com frequência e, claro, sempre se lembrar de pedir para que o blog da sua empresa seja linkado.

7. A complexidade do inbound marketing está crescendo

O inbound marketing está muito mais complexo do que quando foi estruturado e do que quando atingiu o seu auge.

Além da produção de conteúdo, da criação de landing pages, do disparo de e-mail marketing e outras estratégias, a metodologia está cada vez mais integrada com o Big Data e com a sinergia entre diferentes departamentos.

Isso significa que usar as ferramentas certas e analisar dados com inteligência será cada vez mais necessário. Sem contar com o fato de que os departamentos de vendas e de marketing precisam trabalhar em conjunto.

E não se engane ao achar que essa realidade deve ser aplicada apenas aos grandes negócios. As pequenas e médias empresas também precisam conhecer os seus pontos fracos para que possam priorizar as ferramentas com maior potencial de fazer a diferença.

Tenha em mente que a análise de informações e a sinergia entre as equipes fazem toda a diferença para que a estratégia esteja mais adequada.

Como resultado, o entendimento do mercado e das personas é muito maior, possibilitando ações mais efetivas e que realmente tragam resultados.

As tendências de inbound marketing são reflexo de um mercado fascinante e que está em constante desenvolvimento.

Mas você não precisa encarar essas mudanças de forma negativa ou como algo que a sua empresa jamais conseguirá acompanhar.

Apesar de o marketing digital ser muito dinâmico, são justamente essas mudanças que permitem com que ele seja tão democrático e traga resultados excepcionais, independentemente do porte ou do segmento do negócio.

A grande oportunidade está em ficar atento às novas ferramentas e tecnologias e conseguir extrair o máximo de conhecimento do seu mercado e personas.

Tenha em mente que, nesse sentido, saber exatamente com quem a sua empresa precisa se comunicar e conhecer as frentes de maior impacto faz toda a diferença para otimizar as ações e potencializar os resultados.

E você, qual acha que vai ser a grande tendência de inbound marketing nos próximos anos? O que acha que mais mudou? Conta pra gente nos comentários!

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