Blog 8D Hubify

O que são Personas e por que elas são importantes para o seu negócio?

4 minutos de leitura


Persona nada mais é que um perfil que se cria de seu próprio público-alvo com a finalidade de elaborar estratégias eficientes para a geração de clientes qualificados com marketing de conteúdo. A importância de criar uma persona está no modo como você passa a compreender o público do seu negócio, o que gera, além de consumidores, um aprendizado sobre como lidar com eles da melhor maneira, melhorando o serviço de sua empresa em quesitos como atendimento personalizado e fazendo com que os clientes se sintam mais importantes.


Confira neste artigo a importância das personas para o seu negócio.

Como construir uma persona?

O princípio de tudo está na coleta de informações. Imagine-se, por exemplo, numa posição de entrevistador e que hoje você fará perguntas a pessoas de diferentes classes sociais, ocupações distintas, que culturalmente podem ou não ter algo em comum, e você determinará que os perfis que mais têm afinidade com os serviços prestados pela sua empresa passarão no teste e formarão um grupo chamado ‘’alto potencial’’, enquanto os demais, embora não desclassificados, se dividirão em dois grupos: os de menos afinidade que os classificados ficarão com a classificação de “médio potencial”; os que tiverem pouca ou nenhuma afinidade com o que a empresa oferece serão direcionados ao grupo ‘’baixo potencial’’. Esses grupos estariam ligados ao nível de qualidade de cada cliente em potencial, sendo que cada “escala” de qualidade corresponde ao nível de interesse que essas pessoas teriam nas soluções/serviços oferecidos por sua empresa.


A outra maneira de fazer isso é materializar um perfil ideal de cliente. Aquele que, ao se deparar com o seu site, na certa resultará numa conversão – e ela irá se deparar com seu site, porque você sabe como atrair essa pessoa para sua página, afinal, você já sabe o suficiente respeito dela. Isso é também chamado de “buyer persona” (enquanto uma persona que represente o perfil da empresa, se chama "brand persona"), e deve ser entendido não só como a construção de uma persona, mas como o conhecimento geral de seus problemas e como resolvê-los de forma conveniente a essa persona.


E por último, a alternativa mais indicada para quem já tem um número de clientes e deseja ampliar sua rede: entrevistar seus clientes e também quem tenha potencial para se tornar um. Isso pode ser feito com formulários breves, mas, se possível, encare cada entrevista como uma conversa mais descontraída com seus clientes, não importando se a fará pessoalmente ou via telefonema, de forma que o maior número de informações de grande valor possa entrar em pauta sem que o entrevistado se sinta numa espécie de laboratório. Através das entrevistas, procure sempre entender por quais motivos ele busca por determinados produtos/soluções, o que essas pessoas querem e se sua empresa tem condições de atendê-las.

Elabore fichas das personas

Após concluir o processo e assim definir as personas, tal como o grupo em que se enquadram, é recomendada a criação de fichas sobre elas, para criação de um mapeamento. Para que a ideia fique mais clara, que tal nós nos basearmos numa hipótese? Suponhamos que sua empresa atue no ramo de vendas, no segmento de produtos odontológicos, e que seu objetivo nesta etapa seja a definição dessas personas, ou seja, que detalhes podem ser extraídos de seu público em potencial para que a solução chegue até ele com excelência. Neste caso, se um perfil promissor é de quem prefere realizar encomendas on-line, em grande escala e – de preferência – à pronta entrega com atendimento personalizado e total disponibilidade.


Dadas às informações, podemos elaborar um perfil com o pseudônimo João Silveira, dentista, dono de um consultório localizado em área nobre da capital com grandes chances de se expandir por outros bairros da cidade, que gosta de usar as mídias sociais para atender seus clientes e vê grande importância em atendimentos personalizados e prestados com a maior atenção possível. A partir disso, complementando com as demais informações coletadas em entrevistas, você poderá chegar ao entendimento de como satisfazer clientes como João Silveira, e assim obter grande êxito na prestação de serviços. A partir daí, com um bom número de personas em mãos, a eficácia de suas estratégias será traduzida em bons resultados.

Agora, queremos saber como criar personas ajudou sua empresa a alcançar bons resultados! Conte para nós em nossa caixa de comentários.

Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
Buscar por