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Marketing de Conteúdo e E-mail Marketing: como unir essas estratégias?

6 minutos de leitura

Provavelmente, você já conhece o poder do marketing de conteúdo e e-mail marketing, né? Assim, o Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia de atração de novos clientes, por meio da geração de valor e construção de autoridade. E o e-mail marketing continua sendo o melhor canal de comunicação direta com o seu potencial cliente, ajudando a criar um relacionamento saudável entre empresas e pessoas. 

Então, se cada uma já tem um papel fundamental para o Marketing do seu negócio e podem gerar resultados incríveis, imagine o poder dessas duas estratégias juntas! 

Neste post, vamos te ajudar a alinhar e coordenar o Marketing de Conteúdo e os E-mails, para aumentar o potencial de cada ação e obter melhores resultadosMas antes, vamos entender melhor como cada uma delas funciona separadamente!

O poder do Marketing de Conteúdo 

Como você já sabe, a melhor estratégia de atração de novos clientes é do Marketing de Conteúdo. Afinal, com ele é possível ter a resposta que os seus potenciais consumidores procuram, tirando suas principais dúvidas sobre os temas relacionados a sua área de atuação. 

Com isso, você estará: 

  • educando o seu mercado; 
  • gerando autoridade; 
  • aumentando as chances de alcançar boas posições nos mecanismos de busca;
  • atraindo as pessoas certas! 

Excelente, não é mesmo? De cara, só uma estratégia como essa pode transformar a maneira como a sua empresa vende, aumentando a receita. Mas, existem outras estratégias incríveis, e uma delas é com certeza o E-mail Marketing!

A força do E-mail Marketing 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o E-mail continua sendo uma fantástica estratégia de Marketing, afinal, todo mundo utiliza esse recursos de comunicação.

Para se ter uma ideia, cerca de 92% dos adultos presentes online utilizam email, sendo que 61% deles utilizam diariamente, segundo pesquisa da Pew Research. É muita gente e, com isso, muitas oportunidades. 

A principal vantagem dos e-mails é reter a atenção, e com isso construir um relacionamento de confiança e interesse por parte dos seus contatos. Cada e-mail é uma nova oportunidade de falar diretamente com o usuário e obter alguns minutos da sua preciosa atenção!

E em meio a tantos ruídos de comunicação e informações que tentam roubar a atenção do seu potencial cliente, ter a possibilidade de uma comunicação pessoal vale ouro

Agora, entendendo melhor cada uma delas, imagine quantas possibilidades e benefícios existem na junção dessas duas estratégias! 

Unindo Forças: Marketing de Conteúdo + E-mail Marketing 

Se você já trabalha com uma as duas estratégias de forma individual, parabéns! Provavelmente, já está conquistando bons números e ganhando vantagem em relação aos seus concorrentes. 

Porém, a grande jogada de Marketing é nunca excluir uma estratégia em detrimento de outra, mas unir forças para alcançar os melhores resultados! Assim você potencializa a capacidade de cada estratégia gerar benefícios, e ainda conquista novas possibilidades. 

Como o E-mail Marketing contribui para uma estratégia de Conteúdo 

Com ajuda do conteúdo, você quer atrair a maior quantidade de pessoas para o seu blog. Afinal, quanto mais visitas, mais leads, e, consequentemente, mais oportunidades de venda. 

Além disso, o número de visitas é um dos fatores que podem ajudar no ranqueamento das suas páginas, afinal, os mecanismos entendem que quanto mais pessoas leem os seus posts, mais valor ele tem gerado

Por isso, que tal criar uma newsletter e divulgar os seus melhores conteúdos por e-mail? Essa pode ser a chance de atrair os seus contatos para conhecer os seus conteúdos, e aumentar o interesse pela sua marca!

O ROI — retorno sobre o investimento — de uma estratégia de e-mail é alto, uma vez que os investimentos para criar uma campanha são baixos. Com isso, esse pode ser um dos principais canais de aquisição de visitas, largando a dependência das redes sociais e criando um novo canal de comunicação.

Além disso, com o tempo você poderá segmentar a sua base de contatos, direcionando apenas os conteúdos que realmente interessam para as pessoas certas e aumentando a sua conversão! 

Como o Marketing de Conteúdo incrementa as ações de E-mail Marketing 

De cara, o blog pode ser uma excelente ferramenta de captura de novos contatos para incrementar sua base de disparos, e melhorar as métricas de engajamento, gerando mais resultados com os e-mails.

Além disso, um e-mail só será aberto e terá a interação dos seus usuários se tiver — além de um bom assunto — conteúdos que realmente façam sentido e gerem valor para os seus leitores. 

Por isso, você precisa usar a sua estratégia de conteúdo como fonte de bons e-mails, compartilhando os melhores posts, e-books e infográficos da sua estratégia, para aumentar o engajamento dos seus contatos. Afinal, ninguém merece receber apenas e-mails promocionais, falando de seus produtos e serviços! 

Eles são importantes, mas não devem ser a principal fonte de conteúdo das suas newsletters. Caso contrário, os seus contatos ficarão cansados de receber e-mails promocionais e vão cancelar a assinatura...

Pensando fora da caixa: novas maneiras de mesclar estratégias de conteúdo e e-mail 

Todas as possibilidades que listamos até aqui são apenas o básico que sua equipe poderá fazer para mesclar as duas estratégias. Além disso, existem diversas formas de dar um passo a mais, e ir além do óbvio para alcançar excelentes resultados! 

Por isso, vamos listar algumas possibilidades: 

Crie fluxos de nutrição 

Isso já é bem comum com materiais ricos e outros conteúdos, porém mesmo os seus blog posts podem fazer parte de um ciclo de automação de e-mails.

Para isso, além de uma boa ferramenta, é preciso segmentar a sua base de contatos de acordo com as áreas de interesse ou perfis, e, com isso, criar uma sequência de e-mails que ajude os seus contatos a caminhar pelo funil de vendas de maneira saudável. 

Crie um fluxo RSS 

Também é importante destacar que é possível permitir que as pessoas se cadastrem para receber, automaticamente, as novidades dos seus conteúdos no seu blog. Isso é segmentado tanto por tema, quanto pelo tempo médio de recebimento dos e-mails! 

Assim, você cria mais uma possibilidade para que as pessoas interessadas estejam sempre antenadas com as atualizações dos seus conteúdos, mantendo-as bem informadas a seu respeito. 

Use os dados a seu favor 

Criando diferentes e-mails com assuntos variados, você vai entender melhor quais são os principais interesses da sua persona. 

Afinal, se você percebeu que os e-mails sobre determinado assunto geram mais cliques que outros, essa é uma grande chance de direcionar esforços e aumentar a produção de conteúdos sobre o tema que realmente gera valor aos seus contatos

Não pense apenas em blog posts e materiais ricos

Vídeos, webinars, quizzes… todos eles são bons conteúdos para serem divulgados por e-mail! 

Por isso, incremente os seus disparos e divulgue todos os tipos de conteúdos criados que possam ser relevantes para a sua base de e-mails

Essa ação também ajudará a entender o tipo de conteúdo que gera mais engajamento da sua base, ajudando o time de conteúdo a estar cada vez mais alinhado com as expectativas do seu público.

Invista no visual dos seus e-mails 

Além do assunto, outros elementos ajudam a captar atenção dos leitores, mesmo quando você estiver divulgando os conteúdos. Por isso, você pode usar imagens que ajudem a entender a mensagem do seu e-mail, com cores, gifs e o que mais fizer sentido. 

Lembre-se sempre de não exagerar, a boa experiência do usuário é uma prioridade, mas você só descobrirá o que realmente funciona se testar. Para incentivar as pessoas a se cadastrarem utilize pop-ups, campos de cadastro no site, postagens em social, o que pode incentivar as pessoas a assinarem os seus canais de newsletters, aumentando sua base e o engajamento dos seus contatos. 

Teste coisas novas sempre e garanta o que seu time esteja procurando novas possibilidades para fazer um bom casamento entre marketing de conteúdo e e-mail marketing. E se você precisa de mais insights para começar a mesclar essas duas possibilidades, nós podemos ajudar. Entre em contato com um de nossos especialistas e vamos desenvolver uma estratégia adequada a sua empresa!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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