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Gamificação: descubra o que é e como pode ajudar a engajar clientes

5 minutos de leitura

Você quer fazer com que seus clientes fiquem mais engajados e comprem mais no seu estabelecimento? Uma das estratégias que tem ganhado espaço no mercado é a gamificação. Com ela, é possível fazer com que os usuários se sintam mais motivados a propagarem sua marca.

Quer saber o que fazer para isso virar realidade no seu negócio? Você entenderá neste post o que é gamificação, como ela pode ser adaptada ao mercado, quais são os benefícios e como construir o seu sistema.

Veja agora como brincar pode ser coisa séria. Boa leitura!

O que é gamificação?

Gamificação ou gamification, em inglês, é a utilização de elementos presentes nos jogos, em contextos diferentes do mercado de games, como no desenvolvimento de aplicações, no design e até no e-commerce.

Provavelmente, você já jogou "vaca amarela". Na verdade, o game nada mais era do que uma forma de deixar as crianças em silêncio. Para deixar as ações cotidianas mais divertidas, muitas crianças andam pelo meio-fio ou pulam rachaduras no chão. Isto é gamificação: aplicar a mecânica e a dinâmica presente em jogos para engajar e estimular as pessoas em várias situações.

Embora muitas pessoas acreditem que o termo seja moderno, a ideia já existe desde os anos 1970. Naquela época, já existiam pessoas que criavam métodos motivacionais inspirados nos games. Entretanto, hoje as técnicas estão mais apuradas para fazer com que a aplicação seja mais acessível. A dinâmica tem dado certo, já que as pessoas gostam de jogar e competir. Esse ambiente também empolga e motiva clientes e colaboradores.

O que não é gamificação?

Vale lembrar que, independentemente do mercado e do objetivo a ser cumprido, a gamificação deve visar uma competição saudável, em que os clientes precisem bater metas de acordo com seu próprio histórico de utilização.

Casos em que a competição é predatória ou incentiva apenas uma casta de clientes, não alcançará os resultados esperados, uma vez que o intuito da estratégia é fazer com que os usuários superem os seus próprios limites para interagir melhor com a marca e enxergar o seu negócio de outra forma.

Como está o mercado?

Com a presença da internet, é difícil fazer com que as pessoas fiquem focadas em determinada ação por muito tempo. Caso não exista algo interessante que possa captar a atenção dos usuários, a atividade poderá ficar desinteressante rapidamente.

A gamificação pretende ser o que faltava para que o público fique focado e entretido na atividade desejada. As estratégias normalmente estão ligadas à recompensa, como placar de líderes, troféus e medalhas.

Princípios básicos

O princípio é motivar o usuário para que ele encontre mais sentido em realizar as tarefas e sinta-se estimulado para executá-las melhor. O estímulo surge, justamente, em saber que será recompensado caso execute bem a tarefa.

Para garantir maior eficiência, o sistema precisa apresentar características como:

  • diversão;
  • objetivos claros;
  • interação;
  • competição saudável;
  • consideração do aprendizado individual;
  • desafio.

Ou seja, com esses princípios, é possível aplicar a gamificação em vários segmentos, como em setores empresariais, marketing e vendas, treinamentos, recursos humanos, programas de fidelidade, e-commerces etc. A possibilidade de alcance é um dos principais benefícios da gamificação.

Exemplos práticos

O Foursquare, famoso aplicativo de localização social, induzia o usuário a ir várias vezes a um estabelecimento. O prêmio era virar "prefeito" do local para ganhar descontos nos produtos vendidos. Atualmente a função está presente no Swarm.

Quer aumentar o engajamento dos clientes com sua marca? Veja agora como a gamificação pode ajudá-lo nisso!

O Banco do Brasil também incorporou a ideia para aumentar o uso de seus cartões. Com a promoção "Desejo Ourocard", os clientes precisam cumprir determinadas metas de gastos mensais e mais alguns objetivos. Aqueles que conseguirem, ganham vouchers em várias redes e estabelecimentos.

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Como a gamificação pode auxiliar no engajamento dos clientes?

Veja quais são os benefícios de usar a ideia de jogos para estimular os clientes.

Permite a interação do cliente

A gamificação faz com que os usuários fiquem mais engajados com a marca. A diversão fará com que eles se sintam estimulados a manterem e ampliarem o relacionamento com a empresa. É possível incentivar os internautas a contar mais sobre seus desejos e problemas para que a empresa o conheça mais a fundo.

Incentiva recomendações

A possibilidade de ser premiado de alguma forma, gera recomendações. Usuários satisfeitos tendem a mostrar aos seus amigos e parentes o que os tem satisfeito. Com as redes sociais, o resultado é ainda melhor, já que as recomendações ficam visíveis para mais pessoas.

Aumenta as vendas

Os desafios são ferramentas para também aumentar as vendas da empresa, e podem incluir a fidelidade ou a compra de produtos (livres ou determinados). Caso o jogo seja realmente empolgante, os usuários aumentarão as compras em sua loja.

Produz ensinamento

Com a gamificação, é possível ensinar os usuários sobre o funcionamento dos produtos ou do seu negócio, de forma que eles possam tirar lições práticas quando a campanha terminar. Incentive que os clientes façam ou entendam as boas práticas do mercado.

Como criar um sistema de gamificação em meu negócio?

Para aproveitar os benefícios, é necessário:

  • estabelecer os objetivos empresariais com os jogos;
  • entender como os clientes se sentirão recompensados (cupons de desconto, vouchers de empresas parceiras, ou cashback — dinheiro de volta para ser usado em outra compra);
  • planejar os melhores mecanismos para incentivar os consumidores a comprarem e executarem as ações pretendidas;
  • determinar quais são as regras para pontuação (compras efetuadas, compartilhamento de páginas, comentários etc.);
  • criar o sistema e divulgar para os usuários;
  • monitorar os resultados para fazer pequenos reparos, quando necessário (procure saber se as metas estão sendo cumpridas, se é possível atingir os objetivos do jogo e, principalmente, se os usuários sabem o que fazer).

Sendo assim, para conseguir aumentar as vendas com a gamificação, é necessário se planejar e estudar os desejos dos consumidores. Caso contrário, a estratégia não surtirá o efeito esperado, gerando apenas gastos e empenho dos colaboradores.

A gamificação é uma oportunidade que a empresa tem para atingir os vários objetivos propostos. É possível aplicá-la tanto dentro da empresa (para engajar os colaboradores e aumentar a produtividade com uma boa gestão de equipe) quanto fora, fazendo com que os consumidores se relacionem mais com a marca e comprem mais.

Agora que você já sabe tudo sobre essa estratégia, que tal continuar aprendendo? Confira nosso post que mostra como divulgar a sua empresa sem gastar muito!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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