O Atendimento e o Pós-venda como ferramentas para fidelização de clientes.

Karine Rodrigues

2 minutos de leitura

Levar vantagem num mercado tão disputado e num cenário econômico extremamente instável não é uma tarefa das mais fáceis.

Hoje, a internet permite que o cliente, por exemplo, faça uma rápida pesquisa e descubra que trocar o óleo do seu carro pode ser mais barato em um novo estabelecimento da cidade, ele também pode descobrir que a experiência dos seus últimos clientes não foi das melhores, assim você acabou de perder um cliente sem saber.
Fidelizar um cliente nos dias de hoje possui um nível de dificuldade gigantesco, os clientes das gerações atuais não são fiéis e “pulam de galho em galho” o tempo todo

Mas o que podemos fazer para fidelizar clientes nos dias de hoje?
A guerra de preços, localização, variedade de produtos e serviços existe e sempre irá existir, porém existem dois fatores que fazem com que o preço do produto ou a localização da sua empresa se tornem fatores secundários no processo de decisão de re-compra e fidelização dos clientes:

1 – Atendimento: Como você atende o seu cliente?

Esse é o item mais importante, por melhor que seja o seu preço e por melhor que seja a localização da sua empresa, os clientes evitarão ao máximo retornar ao seu estabelecimento se o seu atendimento deixar a desejar, para esse item eu tenho algumas dicas:

* Mantenha o ambiente convidativo, bem iluminado, limpo e confortável;
* Treine sua equipe constantemente e certifique-se que seu cliente está sendo atendido com cordialidade;
* Não deixe seu cliente esperando, atenda-o do jeito que ele quiser e em todos os canais; Se ele te ligar – ATENDA, se mandar e-mail ou mensagem pelo facebook – RESPONDA, se ele for até seu estabelecimento – ATENDA BEM;
* Mantenha a qualidade do seu produto, não adianta começar com alta qualidade e diminuir o padrão do produto depois de um tempo, seus clientes vão notar e optar pelo concorrente mais cedo ou mais tarde;

Faça com que seu cliente viva uma experiência agradável ao comprar no seu estabelecimento.

2- Pós-Venda: Crie relacionamento com seu cliente, conheça-o melhor.

Cortar o cabelo, trocar o óleo do carro, fazer as unhas, ir à academia por exemplo, são itens rotineiros na vida de qualquer pessoa, mas como criar um relacionamento pós-venda em diversos tipos de negócios, segue alguns exemplos práticos:

  • * Não seria ótimo se o seu mecânico te ligasse pra saber como ficou o seu carro no dia seguinte ao conserto ou na época da sua próxima troca de óleo para agendar?
  • * E se o pessoal da academia te mandasse uma mensagem pra saber se você ficou dolorido após o primeiro dia de treino, que tal receber uma ligação da academia pra saber porque você faltou nos últimos dois dias.
  • * Imagina se alguém do consultório médico entrasse em contato pra saber se você melhorou.
  • * Se aquela loja onde você comprou aquela mesa de centro te mandasse um e-mail dizendo que chegou uma mesa lateral da mesma cor ou coleção que combina perfeitamente com a sua sala de estar;
  • * Se sua cabeleireira te mandasse pelo menos uma mensagem pra te lembrar que você precisa fazer as luzes no cabelo novamente;
Faça parte da vida do seu cliente, crie um relacionamento, não deixe que ele esqueça de você e mostre que se importa com ele.

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