Blog 8D Hubify

Coronavirus (COVID-19): Como estancar as perdas na sua empresa

3 minutos de leitura

De fato, o ano de 2020 prometia uma melhora na economia brasileira. A reforma da previdência foi aprovada, novas legislações estavam previstas, estimativa de crescimento do PIB em 2,5%.

Mas, surgiu o coronavírus (COVID-19) no meio do caminho e ninguém estava preparado para isso, o sentimento de frustração é enorme e a resistência para ajustar o percurso, também. Estima-se que o PIB brasileiro cairá 5% ou mais nesse ano.

O curioso é que deveríamos estar minimamente preparados, afinal de contas, presenciamos alguns meses antes, a China lutando para conter o vírus e os efeitos na economia.

Contudo, qual ser humano está imune à negação? 

Agora muitos entenderam a gravidade da situação, apesar de parte da população ainda achar que é "exagero", ou do ponto de vista saúde x economia, não ser viável a prática do isolamento social. Trata-se do velho "dilema do bonde", muito discutido pela filosofia (consequencialistas x deontologistas).

Se somos "atrapalhados" por mecanismos de defesa como o da negação, o que dizer das heurísticas ou vieses?

Os ensinamentos de vencedores de prêmios Nobel de Economia como Daniel Kahneman e Robert Thaler, já nos alertavam ao fato de que tomamos decisões ruins quando nos deparamos com perguntas difíceis.

E, diante uma crise sem precedentes onde somos testados a cada segundo, haja terreno fértil para decisões ruins, viés de confirmação e disponibilidade.

Mas vamos ao que interessa é preciso salvar a sua empresa, o seu emprego. Você está estressado, preocupado com a incerteza e com o impacto que essa crise gerou e ainda pode causar.

O que fazer? Como tomar as melhores decisões?

Eu tenho três dicas: 

  • não se isole;
  • busque conversar com pessoas que passam pelo mesmo que você;
  • procure entender como funciona a mente humana, para agir com sabedoria. Existe muita coisa para aprender com o passado, ainda que a situação recorrente seja algo "sem precedentes"

A Gripe Espanhola derrubou o PIB mundial em 8%. Na atual crise Covid-19, estima-se que a economia global irá retrair 3% e a brasileira 5,3%.

Na crise financeira de 2007-2008, o PIB europeu caiu 1,5% em apenas um trimestre e o PIB americano caiu 2,4% em 1 ano. Foi a pior crise, depois do crash de 1929.

E o Brasil nisso tudo?

Vamos começar do passado, na crise de 2015-2016 (minha primeira como empreendedor), o PIB brasileiro cai mais de 3% nos dois anos. Entre mortos e feriados, com muita dor e estresse, dessa crise nasceu minha empresa atual, a Hubify, empresa que desde então, mais do que dobra seu faturamento anualmente, sendo um spin-off da startup Elefante Verde.

O Brasil (assim como o mundo) já viveu e sobreviveu a outras crises, dos mais diversos tipos.

covid-19
Fonte: IBGE e BC/Focus

Mas, enfim, como vamos sair dessa?

Eu faço um convite a você, que tal participar de uma mentoria restrita e exclusiva, onde podemos abordar as três dicas que eu dei (não se isole; entenda a mente humana; estude o passado)? 

mentoria hubify

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por