Pular para o conteúdo
011 322 44 568500 Beverly Boulevard Los Angeles, CA 90048
FacebookTwitterGoogle+Dribbble
  • Site
  • Marketing Digital
    • Automação
    • Business Inteligence
    • Desenvolvimento
    • E-commerce
    • Marketing de conteúdo
    • Mídia paga
    • SEO
    • Social Media
  • Gestão e Negócios
  • Materiais Ricos
  • Cases
  • Contato
 
  • Site
  • Marketing Digital
    • Automação
    • Business Inteligence
    • Desenvolvimento
    • E-commerce
    • Marketing de conteúdo
    • Mídia paga
    • SEO
    • Social Media
  • Gestão e Negócios
  • Materiais Ricos
  • Cases
  • Contato

Coronavirus (COVID-19): Como estancar as perdas na sua empresa

Você está aqui:
  1. Início
  2. Gestão e Negócios
  3. Coronavirus (COVID-19): Como estancar as…
Maio82020
Gestão e Negócioscovid-19

De fato, o ano de 2020 prometia uma melhora na economia brasileira. A reforma da previdência foi aprovada, novas legislações estavam previstas, estimativa de crescimento do PIB em 2,5%.

Mas, surgiu o coronavírus (COVID-19) no meio do caminho e ninguém estava preparado para isso, o sentimento de frustração é enorme e a resistência para ajustar o percurso, também. Estima-se que o PIB brasileiro cairá 5% ou mais nesse ano.

O curioso é que deveríamos estar minimamente preparados, afinal de contas, presenciamos alguns meses antes, a China lutando para conter o vírus e os efeitos na economia.

Contudo, qual ser humano está imune à negação? 

Agora muitos entenderam a gravidade da situação, apesar de parte da população ainda achar que é “exagero”, ou do ponto de vista saúde x economia, não ser viável a prática do isolamento social. Trata-se do velho “dilema do bonde”, muito discutido pela filosofia (consequencialistas x deontologistas).

Se somos “atrapalhados” por mecanismos de defesa como o da negação, o que dizer das heurísticas ou vieses?

Os ensinamentos de vencedores de prêmios Nobel de Economia como Daniel Kahneman e Robert Thaler, já nos alertavam ao fato de que tomamos decisões ruins quando nos deparamos com perguntas difíceis.

E, diante uma crise sem precedentes onde somos testados a cada segundo, haja terreno fértil para decisões ruins, viés de confirmação e disponibilidade.

Mas vamos ao que interessa — é preciso salvar a sua empresa, o seu emprego. Você está estressado, preocupado com a incerteza e com o impacto que essa crise gerou e ainda pode causar.

O que fazer? Como tomar as melhores decisões?

Eu tenho três dicas: 

  • não se isole;
  • busque conversar com pessoas que passam pelo mesmo que você;
  • procure entender como funciona a mente humana, para agir com sabedoria. Existe muita coisa para aprender com o passado, ainda que a situação recorrente seja algo “sem precedentes”. 

A Gripe Espanhola derrubou o PIB mundial em 8%. Na atual crise Covid-19, estima-se que a economia global irá retrair 3% e a brasileira 5,3%.

Na crise financeira de 2007-2008, o PIB europeu caiu 1,5% em apenas um trimestre e o PIB americano caiu 2,4% em 1 ano. Foi a pior crise, depois do crash de 1929.

E o Brasil nisso tudo?

Vamos começar do passado, na crise de 2015-2016 (minha primeira como empreendedor), o PIB brasileiro cai mais de 3% nos dois anos. Entre mortos e feriados, com muita dor e estresse, dessa crise nasceu minha empresa atual, a Hubify, empresa que desde então, mais do que dobra seu faturamento anualmente, sendo um spin-off da startup Elefante Verde.

O Brasil (assim como o mundo) já viveu e sobreviveu a outras crises, dos mais diversos tipos.

covid-19

Fonte: IBGE e BC/Focus

 

Mas, enfim, como vamos sair dessa?

Eu faço um convite a você, que tal participar de uma mentoria restrita e exclusiva, onde podemos abordar as três dicas que eu dei (não se isole; entenda a mente humana; estude o passado)? 

mentoria hubify

Fabio Duran
Fabio Duran

Cofundador e CEO da Hubify. GDista, apaixonado por economia comportamental e vendas. Advogado formado pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Projetos pela Universidade da California.

Categoria: Gestão e NegóciosPor Fabio Duranmaio 8, 2020Deixe um comentário

Autor: Fabio Duran

Cofundador e CEO da Hubify. GDista, apaixonado por economia comportamental e vendas. Advogado formado pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Projetos pela Universidade da California.

Navegação de post:

AnteriorPost anterior:Conheça as principais métricas de desenvolvimento de sitePróximoPróximo post:Semana de Marketing e Vendas 2020: por que ampliar seu conhecimento é útil em momentos de crise

Assine e receba as melhores dicas de marketing digital.

Posts Relacionados

nudge
Nudge: um paralelo do best seller com marketing digital!
janeiro 7, 2021
normas da LGPD
Saiba como se adequar às normas da LGPD!
outubro 27, 2020
lei dos pequenos números
ROI, Marketing Digital, Mídia Programática e a Lei dos Pequenos Números
outubro 5, 2020
psicologia do dinheiro
Psicologia do Dinheiro: confira os principais insights do livro
setembro 29, 2020
cibersegurança
Entenda como a Cibersegurança pode ajudar o seu negócio
setembro 18, 2020
sistema erp
Saiba o que é sistema ERP e como aplicá-lo numa empresa
setembro 10, 2020

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Palestra Exclusiva!
Planejamento 2021
Webnar Google Grants