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Os principais erros na hora de escrever e produzir o copywriting

3 minutos de leitura

Se você tem um negócio online, imagino que deve saber a importância de criar textos que instigam ações, não é? Aqui, a produção de textos persuasivos com o objetivo de gerar conversões faz toda a diferença. Mas, por ser uma "receita" bastante conhecida, é importante conhecer os erros no copywriting para evitá-los!

Uma boa tática para envolver sua persona é adotar o Storytelling em todas as suas práticas de venda, pois além de gerar identificação, ela leva ao público a uma jornada despertando emoções e levando à execução de uma atividade.

E se você pensa que isso é algo prático para produzir, principalmente quando estamos falando em entrelaçar o Storytelling com o Copywriting, não se engane! Pensando nisso, continue conosco, vamos te contar quais são os principais erros e como não cair nessa cilada! 

Primeiro, faça a história relevante e consistente

Uma coisa é certa, uma história bem contada, é uma história de sucesso! O primeiro grande erro é expor a persona a uma situação de venda direta, sem nem mesmo conquistá-la antes, isso vale principalmente no Copywriting.

Envolver a persona é fundamental para conseguir o resultado esperado, mas para isso, trabalhe as dores dela, para gerar uma narrativa eficaz e criar um relacionamento com ela, provocando a sensação não somente de venda e sim que há alguém que a compreende e, tem a solução para seu problema.

Use depoimentos como histórias

Mas cuidado! Pois, o segundo grande erro ao criar um Copywriting com Storytelling, é a cadência na hora de construir uma história! Além de compreender o time dessa narrativa, se é realmente oportuno inserir um depoimento e, se ela será interessante e vai agregar valor a sua audiência.

Quando contamos uma história, a gente tende a dar maior importância, para assim sermos o foco principal. Afinal, como diria Franz Kafka “todos nós somos necessariamente os heróis da nossa própria imaginação”. Para que isso não ocorra, é preciso encontrar o momento ideal para evoluir seu depoimento e não estender ele mais do que deveria.

Não seja um dramaqueen

Se tem algo que faz com que as pessoas percam o interesse em uma compra, é ver que o vendedor está romantizando ou dramatizando demais a sua narrativa e, isso vale excepcionalmente para evitar erros no copywriting!

Quando você aumenta demais os fatos, faz com que a persona deixe de dar a devida credibilidade ao que você estiver propondo a ela, podendo tornar seu conteúdo artificial. Apresente de forma natural, dê sim a devida importância do que está propondo, mas, sem exageros!

Por fim, sirva sua persona

Pode até parecer estranho dizer isso, mas é algo essencial para alcançar seu objetivo com o copywriting. Evite ao máximo servir ao seu ego, isso é uma tendência humana, está em nossa essência querer chamar atenção para nós mesmos, o foco não é você e sim o seu conteúdo!

O ideal é sempre tentar servir sua audiência, seja prestativo, ensine algo a sua persona, pois quando você produz algo que irá agregar conhecimento a ela, isso faz com que gere valor, e consequentemente se torna um grande diferencial!

Viu a diferença?

Como você deve ter percebido, o universo de copywriting é cheio de possibilidades, com poderes incríveis quando o assunto é convencer clientes pela palavra!

São pequenas as etapas que devem ser seguidas para gerar a conversão desejada, é importante saber que não basta contar uma história apenas com o copywriting para conseguir vender os seus conteúdos e/ou produtos.

Vale ressaltar que a sua narrativa tem que ser trabalhada, além de dar a cadência correta, não bastando ser apenas contada, caso contrário não irá funcionar e alcançar o resultado desejado.

Elabore seus anúncios e fique de olho nos erros de copywriting que compartilhei com você! Boa sorte nessa jornada!

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e conte a sua experiência com copywriting, não deixe também de ler nosso conteúdo sobre Storytelling!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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