Blog 8D Hubify

RD Summit 2018: Confira TUDO o que rolou no grande evento de marketing digital

16 minutos de leitura

Olá, tudo bem? Aqui quem fala é a Nicole, analista de marketing aqui da 8D Hubify e responsável pelo texto de hoje! Em primeiro lugar, quero te contar que no começo desse mês de novembro, nos dias 7, 8 e 9, aconteceu o tão esperado evento RD Summit 2018. O evento promovido pela Resultados Digitais é aguardado o ano todo pelos profissionais de vendas e marketing digital por ser uma imersão em aprendizados e networking.

E, a 8D Hubify esteve por lá com parte da sua equipe para prestigiar o evento e trazer uma bagagem cheia de conhecimento e estratégias para colocar em prática.

Mas, se você não foi até Florianópolis, não tem problema! Continue a leitura para acompanhar o resumão de tudo o que aconteceu por lá. Descubra, por exemplo, nossas impressões e expectativas para o próximo ano!

Pré-Summit: RD Partner Day

Em primeiro lugar, gostaria de abrir um parênteses para falar sobre o evento realizado antes para os parceiros. Ou seja, é nele que a Resultados Digitais, além de trazer ótimas palestras sobre o mercado, que são de grande valia para melhorar nossas estratégias internas e externas, faz a premiação das agências que se destacaram durante o ano em algumas categorias.

Mas voltando a falar sobre o conteúdo, a palestra que mais me agradou foi a “Precificação muito além do custo: Quanto vale o seu serviço?” do Eduardo Fonseca, CMO & Co-founder da DIWE. Nela, ele nos presenteou com algumas dicas de precificação e de como agregar valor ao seu serviço.

“Clientes não ligam para o custo e sim para o valor”, foi uma das frases ditas pelo Eduardo e que vejo que faz sentido para qualquer tipo de negócio e serviço. Confira 10 maneiras de agregar valor ao seu negócio segundo ele:

  • Melhore seu Brand Awareness e visibilidade;
  • Aproveite cada ponto de contato com o seu prospect (ou cliente) e gere ainda mais valor;
  • Dê mais do que eles esperam;
  • Peça feedbacks;
  • Gere valor para o mercado e não só para potenciais clientes;
  • Construa o melhor produto e comunique-o tanto quanto;
  • Participe estrategicamente de eventos e faça conexões;
  • Peça indicações sem hesitar;
  • Conte a promessa e não meramente as habilidades técnicas;
  • Peça depoimento e use como argumento de venda

O RD Summit 2018

No ano de 2018, mais de 150 palestrantes subiram nos palcos do maior evento de marketing e vendas da América Latina. Os assuntos foram bastante variados, o que ajudou muito no aprofundamento de conhecimentos de diferentes áreas até mesmo pra quem não tinha proximidade ou experiência com marketing digital.

Empreendedorismo, negócios, SEO, Inbound, vendas e mídia paga foram apenas alguns dos temas divididos em 15 diferentes trilhas de conhecimento,em 8 palcos, totalizando o incrível número de 101 horas de muito aprendizado! Grandes nomes estiveram por lá, como Glória Maria, Ricardo Amorim, Marcelo Tas, Marcos Piangers, Guga Kuerten, Robert Cialdini e Tim Ash.

Aproximadamente 11 mil pessoas estiveram no evento, e para ajudar essa galera toda a se organizar e não perder nenhuma palestra de interesse, um app foi usado para montar a sua agenda e se programar. Além dessa funcionalidade, o aplicativo tinha várias outras utilidades que falarei mais a frente.

Tecnologia a favor: Ações realizadas no evento

O aplicativo citado anteriormente foi um dos grandes diferenciais, pois com ele foi possível criar a sua agenda, como dito anteriormente, fazer networking e engajar com o evento via timeline interativa, acessar facilmente o mapa e a programação, além de poder receber notificações da organização e coletar dados por meio de um Qr code.

Coletor de dados

Uma pergunta a você, caro leitor: Como agregar valor aos expositores e patrocinadores além da circulação de pessoas e marca nos materiais impressos?

A RD respondeu essa pergunta com uma parceria com a Moblee, plataforma completa para eventos, com um coletor de dados que facilitava a obtenção das informações dos participantes. Com essa ação aparentemente simples, as empresas conseguiram aumentar a base de leads de forma rápida e qualificada.

Gamification

Outro ponto muito legal foi o uso de gamification para engajar o público que esteve por lá. Isso foi feito pelo aplicativo, premiando as pessoas que mais curtiram, postaram ou avaliaram as palestras assistidas.

E os expositores não ficaram de fora da brincadeira! Eles também usaram os jogos interativos para conquistar ainda mais o carisma das pessoas que estavam por lá. Desde ações simples como postar foto nas redes sociais, como baixar o aplicativo e participar de uma caça ao tesouro via wpp.

Ufa, bastante coisa bacana, né? Agora vamos àquele momento pós viagem: desfazer as malas e rever todos os conhecimentos que trouxemos de Florianópolis. Continue com a gente para ver os comentários da nossa equipe sobre os momentos mais marcantes para eles:

Insights da equipe da 8D Hubify sobre o RD Summit 2018

Márcio, analista de marketing

Olá, tudo bem, sou Marcio Alves, analista de marketing especialista em mídia paga e conteúdo aqui da 8D Hubify. Esse ano estive presente no RD Summit pela segunda vez e trouxe algumas novidades bem bacanas para vocês.

2017 x 2018

Antes de iniciar gostaria de abrir um parênteses entre as duas edições que eu pude conferir. Em 2017 as palestras foram bem mais técnicas e um pouco avançadas, com passo a passo, estratégias, hacks, etc.

Em 2018 eu senti uma diferença gritante para discursos conceituais, para inspirarem e provocarem grandes reflexões, para que os profissionais estudem, pesquisem e “se mexam” de acordo com novas tendências.

E as novidades que eu trago abaixo vem bem nessa pegada, para vocês entenderem tendências do mercado, refletirem na própria estratégia e o principal, colocar a mão na massa.

SEM + SEO = Estratégia Vencedora

Apesar de não ser novidade, grande parte dos analistas de marketing não empregam estratégias de SEM e SEO conjuntas. Sendo que isso é o grande pilar para atingir um índice de qualidade excelente no Google Ads.

Falando em SEO, a palestra da Marie Haynes, uma canadense especialista no assunto, me deixou pilhado em algo simples: SEO não precisa ser centrado em técnicas, mas sim em experiência. Sendo que, para isso, ela apresentou 3 pilares para uma página performar bem:

1 - Conhecimento: a informação deve ser rica, relevante e segura.

2 - Autoridade: o porta voz da informação deve ser especialista e renomado no assunto.

3 - Confiabilidade: a fonte e/ou empresa precisa passar confiança para que a página tenha excelente performance.

Quer um simples exemplo? Imagine uma página que dá dicas de saúde não sendo gerida por um médico e/ou profissional renomado do ramo. Você confiaria?

O pilar da sua estratégia de marketing digital é um site bem estruturado

Outra palestra que me fez pirar foi a do Tim Ash, guru de CRO. O cara abriu seu discurso falando sobre neuromarketing (exemplificando que nosso cérebro funciona com 3 inputs básicos: emoção, reação e razão). Sendo que, nosso site deve trabalhar os 3 de forma clara e objetiva, para que nosso discurso faça o usuário se emocionar, reagir com a CTA e comprar com a razão.

Além disso, com base em testes de Tim Ash e estudos de neuromarketing, ele chegou a conclusão de que os usuários gostam de escolhas simples (sendo que quanto mais complexa a ação / escolha de seu site, menor sua taxa de conversão).

Para ajudá-lo segue abaixo alguns tópicos para sua reflexão:

1 - Limite as opções, ações e escolhas do seu site;

2 - Muitas informações podem ajudar (mas a tendência é confundir e atrapalhar);

3 - Estude ao máximo seu público para oferecer o que ele exatamente quer, fomentando uma oferta perfeita;

4 - Deixe CTAs e escolhas óbvias em seu site.

Veja de exemplo uma comparação abaixo:

Confira TUDO o que rolou no RD Summit 2018, o maior evento de marketing digital e vendas da América Latina, nossas impressões e insights!
Confira TUDO o que rolou no RD Summit 2018, o maior evento de marketing digital e vendas da América Latina, nossas impressões e insights!

De forma resumida, cerca de 98% da nossa realidade visual é inventada pelo cérebro, sendo que ele usa nossa imaginação pois prestar atenção em tudo gastaria muita energia. Devido a isso, devemos limitar pontos de visão e levar o interesse para onde realmente interessa: CTA + oferta.

Power to remarketing

Uma das melhores palestras na minha opinião foi do Leandro Martinez (mas sou suspeito a falar pois aprendi muito de Google Ads com ele). O cara falou o simples do simples, mas virou minha cabeça com várias pequenas ações que fazem com que o remarketing tenha condições de gerar ROI!

Vou listar abaixo um pequeno “check list” para você otimizar ainda hoje sua campanha de remarketing (independentemente da mídia):

1 - Limite a frequência: impacte no máximo 6 vezes (ou menos) para gerar conversões e/ou deixar o lead frio sem gastar dinheiro.

2 - Listas extremamente segmentadas podem atrapalhar a performance: por isso revise suas listas e faça testes mais amplos.

3 - Ciclo de alimentação: não deixe seu remarketing saturar e/ou acabar. Crie uma alimentação para ele.

4 - Oferta personalizada para remarketing: não use os mesmos anúncios e/ou mesma oferta para reimpactar o usuário.

5 - Exclua quem já comprou.

6 - Só use quem já comprou para campanhas de upsell e crossell.

7 - Faça página de políticas de privacidade, pois esse item é obrigatório para campanhas de remarketing atualmente.

8 - Para gerar um CTR bom, as ofertas / atributos dos anúncios devem ser exclusivos.

9 - Faça remarketing na rede de pesquisa: ele ajuda na economia de CPC e garante a campanha em toda a etapa do funil.

10 - Use o GA para públicos específicos com atributos como: cidades + idade + dispositivo, etc…

11 - Remarketing com origem de tráfego (separando a campanha para quem acessou seu site organicamente, via Facebook, LinkedIn, etc…)

12 - Remarketing na jornada do consumidor (avançando o usuário no funil de forma acelerada).

13 - Remarketing com ciclo de vida do produto (exemplo, se o ciclo de vida do seu produto é de 3 meses, calcule um público para impactar quando seu produto estiver quase acabando).

14 - Look a Like / Semelhantes (deixando a inteligência artificial agir para encontrar novas pessoas).

Ruan, UX designer

Meu nome é Ruan, eu sou analista de UX/UI aqui na 8D Hubify e esse ano pela primeira vez tive a oportunidade de participar do RD Summit. Eu já havia participado do RD on The Road aqui em São Paulo, por isso já tinha um pouco de noção do que viria pela frente, mas mesmo assim fui surpreendido pela grandeza do evento.

A organização foi impecável, em todos momentos pude notar a preocupação de toda equipe da RD para que todas experiências que tivéssemos nos dias de evento fossem perfeitas, desde a recepção, acomodações, alimentação, locomoção, happy hour e, é claro, os conteúdos das palestras.

E por falar em palestras, seria difícil listar a melhor, pois em alguns momentos era difícil até escolher qual palestra assistir, tamanha a riqueza de conteúdos apresentados, até por isso foi bem complicado escolher sobre qual palestra falar neste artigo. Mas vamos ao que interessa!

Como criar a landing page perfeita?

Vou falar um pouco que eu vi da palestra do Rafael Damasceno, que é co-fundador da Supersonic, a primeira empresa brasileira focada em aceleração de negócios através de otimização de Taxa de Conversão. Ele abordou um tema muito importante em sua palestra, que é “Como criar a Landing page perfeita” e vou compartilhar os insights que tive com vocês.

O primeiro ponto para uma landing page perfeita é fazer o usuário te ouvir, pois em média você tem até sete segundos para convencer o usuário a permanecer na sua landing page. Se você não apresentar algo que atraia o seu usuário nesse tempo, é bem provável que ele saia do seu site sem realizar as ações que você planejou.

Agora você deve estar se perguntando: “como convencer o meu usuário a permanecer no meu site?” Não se preocupe, nos próximos passos vou te dar algumas dicas para tornar sua landing page mais atraente e efetiva na tarefa de gerar novos negócios!

Headline

Na tarefa de atrair o usuário no período de sete segundos, um dos pontos fundamentais é a Headline da sua landing page, você deve dar muita atenção para esse item, porque ela é responsável em média por 80% das conversões em uma página.

RD Summit 2018

E o que um bom Headline deve fazer? Apresentar sua USP ( Unique Selling Proposition)! Deixe claro por que seu usuário deve escolher você.

RD Summit 2018

Com essas dicas você conseguirá criar um bom Headline, focado em fazer com que o usuário faça a navegação completa na sua página, mas as dicas não param por aqui.

A landing page perfeita é a versão digital do seu melhor vendedor
  • sabe qual é a dor do cliente;
  • apresenta os benefícios mais persuasivos;
  • apresenta provas;
  • tira dúvidas;
  • faz a oferta mais “Irrecusável possível”.  

Outro ponto marcante durante a palestra foi a questão de Layout e sua devida importância.

Para uma landing page perfeita é importante entendermos que “Não dá para discutir beleza. Dá para discutir função.”

Como o design empodera o discurso de vendas

Coisas que devem ser ajustadas mesmo em páginas com designs belíssimos:

  • Tamanho da fonte: Ela deve ser grande o suficiente para começar a incomodar.
  • Contraste deve ser máximo entre fundo e texto. Uso estratégico de negritos, itálicos e outros destaques para “Scanners”.

E por último vamos falar do formulário. Basicamente todas as ações e medidas que tomamos na criação de uma landing page são voltadas para levar o usuário até o formulário, nessa hora não podemos o perder de forma nenhuma, então é importante pedir somente as informações extremamente necessárias. Se você quer descobrir o que melhorar no seu formulário essa ferramenta pode te ajudar, Formismo.

Essas foram as dicas que eu escolhi trazer para vocês sobre o que vi do RD Summit. Espero ter ajudado e retornar em breve para contribuir com mais dicas dos próximos eventos.

Rubens, analista de marketing

Lançamento do RD CRM e os benefícios do alinhamento entre marketing e vendas

Um dos maiores, porém já esperado, lançamento feito durante o RD Summit foi o RD Station CRM. Uma das maiores dores dos usuários do RD Station, inclusive aqui da 8D Hubify, era a falta de um CRM nativo e como possui integração nativa, o RD Station CRM veio para isso.

Com uma proposta “forever free”, ele conta como funcionalidades como: Funil de vendas, lembretes e follow-up, integração com whatsapp, modelos e disparos de e-mails e outros. Para mais funcionalidades e ausência de limites, existe também o plano Basic (pago).

Apesar de áreas distintas, marketing e vendas são áreas dependentes, o alinhamento das duas áreas pode contribuir bastante com o sucesso da estratégia. Este processo é chamado Smarketing (vendarketing adaptado para o português).

Smarketing (sales + marketing)

O CRM é uma grande aliada no processo de união entre as áreas de Marketing e Vendas e foi sobre isso que Luis Lourenço abordou na palestra “Smarketing (sales + marketing): integração entre informações, estratégia e ferramenta”. Luis é fundador do Plug CRM (software que deu origem para o RD Station CRM) e atualmente é líder do RD Station CRM.

Segundo Luis, o marketing existe para dar ROI, porém se as áreas não estão integradas fica quase impossível saber o real resultados das ações da área, e é nesse momento que entra o Smarketing, através do processo é possível comprovar isso.

Além disso, a partir do uso de um CRM e do processo de Smarketing, temos os seguinte benefícios:

  • Gerenciamento do Pipeline de Vendas: Através do uso do CRM é possível gerenciar todo o funil de vendas.
  • Acompanhar fontes, campanhas e histórico: É possível verificar de quais canais seus Leads estão vindo, e a integração dos RD Station Marketing e CRM possibilita ver todo o histórico do Lead( Visitas, Fluxos, Conversões e E-mails).
  • Alinhamento de Qualificação: É possível definir com maior precisão o que é um Lead Qualificado, direcionando corretamente os esforços do time de vendas.
  • Criação de campanhas e argumentos com maior sinergia: Com as áreas falando a mesma língua é possível criar campanhas mais efetivas e argumentação com contexto nas ações do lead.
  • Metas Comuns;
  • Maior Previsibilidade
  • Mais Velocidade na abordagem das oportunidades: Recebendo no CRM os leads qualificados no momento combinado, o profissional de vendas já pode realizar a abordagem.

Expectativas para o próximo ano

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando “depois de tanta coisa, ainda tem mais assunto pra falar no ano que vem?”. E a resposta é sim! E eu tenho alguns pitacos:

    • Neuromarketing: Esse foi o tema das palestras do Vitor Peçanha (Rock Content), Rafael Rez (Web Estratégica) e Fernando Kimura (Academia Neuromarketing) e, ao que tudo indica, estará presente na próxima edição. Com a crescente dificuldade de conseguir a atenção das pessoas e fazer um marketing que engaje e atraia, nada mais essencial do que entender a fundo o psicológico delas para alcançar os melhores resultados.
    • Performance: Falando em resultados, esse foi um assunto recorrente em praticamente todas as palestras. Afinal, todos que estavam ali queriam alcançar seus objetivos de forma eficiente e os dados se mostraram os melhores amigos para isso. Ainda escutaremos muito esse termo!
    • Otimizações de todos os tipos: Otimização foi a palavra do ano se tratando de marketing digital. Todos querem otimizar suas estratégias, seja em mídia, SEO ou vendas. E, por se mostrar tão importante, com certeza estará presente no próximo line-up.
    • Pesquisa de voz: Como falado pela Maryna Hradovich (SemRush) em sua palestra, as pesquisas feitas por comando de voz não são mais uma tendência e sim, uma realidade. Ajustar o seu site para esse tipo de busca se tornou algo imprescindível e ainda ouviremos falar bastante sobre isso em 2019.

Bônus: Visita à Exact Sales

Aproveitando a nossa passagem pela ilha, Caique, nosso pré-venda (SDR), visitou a Exact Sales e também trouxe um pouco dos conhecimentos que conseguiu por lá. Confere aí:

Caique, pré-venda (SDR)

Olá, tudo bem? Meu nome Caique, pré-venda na 8D Hubify e prometo não falar de futebol nesse artigo.

Esse mês estive em Florianópolis, e tive a oportunidade de conhecer a Exact Sales, que é um software de vendas B2B.

O clima lá é muito legal, me senti na cena do filme “O Lobo de Wall Street” (isso mesmo, aquele filme maneiro que conta a história de um corretor de títulos da bolsa norte-americana).

Para os que falam que sou agitado, vocês não viram nada. Lá os Pré-vendedores ficam em pé, batem na mesa, tocam buzina e sempre que precisam quebrar uma objeção o tom de voz é um pouco maior, e é claro que já estou implantando todos esses métodos no meu dia a dia.

O que mais me chamou atenção é a maneira com que é feito o follow-up. Pode não parecer, mas o primeiro contato é muito importante e se torna um diferencial na hora de fazer o follow-up.

Há algum tempo era normal as ligações e abordagens no modo convencional de venda, mas esse método está ultrapassado e agora a ideia é abordar o lead com o foco na solução de seu problema, o falo bastante em um outro artigo meu aqui no blog.

Follow-up em todo o ciclo de compra

O Follow-up é um momento que precisa de atenção para interagir com o lead e se aproximar do fechamento. Lá na Exact eu percebi que eles fazem follow-up em todo o ciclo de compra:

  • Após a prospecção, é enviado um e-mail de apresentação da empresa acompanhada de uma mensagem sempre deixando claro que está à disposição para conversar e tirar dúvidas.   
  • Quando a call está marcada com o vendedor, é enviado um conteúdo sobre a dor do lead e o perfil do linkedin do vendedor.
  • Para reuniões online é feito o teste da ferramenta que vai ser utilizada e sempre o plano B já acordado entre ambas as partes exemplo: Skype e Apper, com os link sempre anexados ao e-mail.
  • Nesse período o lead tem prioridade e o tempo de resposta tem que ser mínimo, não pode esquecer que está falando com um lead quente.
  • As datas de retorno são relembradas no final da ligação e no e-mail. É importante prestar atenção nas datas para não parecer chato com o cliente com repetitivos contatos.
  • É claro, o e-mail de agradecimento e boas vindas após o fechamento é muito importante.
  • E o whatsapp? O tão aclamado whatsapp é usado lá, mas são duas as pessoas responsáveis para encaminhar a mensagem para o destinatário certo. A Exact entende que os tomadores de decisão nem sempre têm tempo hábil para responder e-mails, então o aplicativo é usado apenas quando o lead permite, pelo contrário não, até porque é uma ferramenta pessoal e algumas pessoas que não gostam de falar de negócios dessa forma.

Outra coisa bacana que pude ver, é como os pré-vendedores escutam os leads, alguns escrevem e até repetem a dor do lead para o mesmo, Spin Selling na veia.

Como funciona a parceria entre 8D Hubify e RD Station?

Em 2018, a 8D Hubify, agência de Marketing Digital para Gerar Prosperidade, anunciou sua parceria com a RD Station, uma plataforma líder de automação de marketing. Essa parceria visa ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos de negócios por meio de estratégias de marketing mais eficazes.

Para começar, a 8D Hubify fornece consultoria especializada em marketing digital para ajudar companhias a compreenderem melhor seus clientes e criar campanhas de marketing personalizadas. Além disso, a agência também ajuda as empresas a integrar a RD Station em suas estratégias de marketing, de modo a maximizar o retorno sobre investimento.

Por outro lado, a RD Station fornece sua plataforma de automação de marketing para a 8D Hubify, permitindo que a agência gerencie e otimize campanhas de marketing em escala. Isso inclui a capacidade de segmentar clientes, gerenciar leads e medir o desempenho das campanhas.

E aí, o que você mais gostou ou gostaria de ver no próximo ano do RD Summit? Conta pra gente e não esquece de assinar a nossa newsletter.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por