O que é um SDR ou pré-vendedor? E quais são as vantagens de ter um SDR em sua empresa?
O SDR vem do termo em inglês, Sales Development Representative, ou se preferir, podemos chamar de Representante do Desenvolvimento de Vendas, também conhecidos como pré-vendedor, Hunter ou até prospector.
Sua principal função é realizar a abordagem inicial e qualificação do lead, para depois encaminhar ao time de vendas os mais qualificados.
Qual o papel do SDR?
O SDR tem como objetivo diário se conectar com leads gerados pelo marketing, ou por leads de prospecção ativa.
Quando o contato é feito, é necessário entender qual a dor, objeções, e se há fit com a solução oferecida pela empresa.
Após a qualificação, o SDR vai encaminhar apenas os leads que têm interesse em conversar com o closer (vendedor).
Esse vendedor, também conhecido como closer, será responsável pelo diagnóstico, entrega da solução e fechamento da venda.
Qual é o perfil de um SDR? Quais as competências necessárias para um bom SDR?
O SDR tem como características principais:
- Ser organizado (elemento principal);
- Ser comunicativo;
- Ser proativo;
- Ser assertivo;
- Conhecer o mercado que atua;
- Acreditar no produto/serviço que está vendendo.
E as competências para ser um bom SDR se resume em:
- Ser resiliente (saber que vai ouvir “não” várias vezes);
- Sempre em busca da alta performance;
- Comunicação clara;
- Escuta ativa.
Quais as vantagens para a empresa em ter um SDR?
A principal vantagem da pré-venda é otimizar as atividades da área comercial, e valorizar o tempo do seu time comercial, já que sua hora é mais cara.
Uma área de pré-venda pode gerar:
- Agilidade no atendimento;
- Time de vendas atuando com mais qualidade, tendo em vista que há profissionais específicos para executar o trabalho de prospecção, assim, o time de vendas ganha mais tempo para atuar no fechamento de negócios;
- Rapidez no processo de vendas, pois quando o time de pré-venda encaminha um lead qualificado para o closer, sua missão fica mais fácil de ser concluída, por ter menos objeções.
Conclusão
A principal vantagem de ter um time de pré-vendas em sua equipe é que os leads chegam mais quentes para os vendedores, aumentando a taxa de novas oportunidades da empresa.
Com o modelo de pré-vendas, seu time estará mais preparado para novas demandas e sua prospecção de leads, mais otimizada.
Sendo assim, seu vendedor poderá focar apenas no fechamento, deixando a prospecção e qualificação de leads para o SDR.