Consultoria de SEO: por que contratar para minha empresa?

Oscar Sigaki

Oscar Sigaki

Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e COO da Hubify.

4 minutos de leitura

Diariamente, bilhões de pessoas acessam o Google em busca das informações mais variadas possíveis. É nessa hora que as empresas sintonizadas nas ferramentas do marketing digital conseguem se diferenciar, principalmente os negócios que contam com uma consultoria de SEO.

Para você ganhar competitividade e ainda destinar visibilidade para seus produtos e serviços na internet, vamos mostrar como dar destaque ao seu site no ranqueamento do principal motor de busca do mundo. Afinal, estudos revelam que algumas iniciativas são fundamentais para manter as suas páginas sempre em evidência.

Quer vender mais, gerar tráfego, captar clientes e fidelizá-los? Então confira este post e aprenda os melhores caminhos rumo ao sucesso profissional!

O que é a consultoria de SEO?

Antes de explicarmos no que consiste a consultoria de SEO, nada melhor do que esclarecermos o principal assunto deste post: SEO. Trata-se de uma sigla em inglês que traz as iniciais das palavras Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca, o que se dá por meio da utilização de palavras-chave, qualidade do conteúdo, backlinks, entre outros elementos que abordaremos logo mais no post.

No entanto, para que a estratégia seja alcançada com êxito, nada melhor do que contar com uma consultoria de SEO elaborada por profissionais de uma agência especializada. Com ações baseadas em estudos e um devido planejamento, o seu negócio vai aumentar o tráfego orgânico (visitas conquistadas de forma espontânea).

Para isso, reuniões são realizadas para definir os temas que deverão ser abordados em seu site, blog ou página pessoal ou empresarial nas redes sociais. Entre as melhorias, podemos citar a seleção das palavras-chave que terão destaque no posicionamento nos mecanismos de busca, principalmente no Google. Assim, a sua página sempre vai aparecer antes em relação à concorrência, dando mais visibilidade ao seu negócio.

Em termos gerais, SEO era uma realidade exclusiva dos programadores, em razão dos códigos e termos técnicos existentes. No entanto, com a evolução da tecnologia e também do marketing digital, atualmente é um requisito básico para equipes de conteúdo, criação, marketing e vendas, ou seja, tudo que você vai encontrar em uma agência especializada.

Ao investir em uma consultoria de SEO, o seu negócio terá um avanço considerável na captação e fidelização de clientes, aumentando as vendas e sempre se mantendo em primeiro lugar nos motores de busca.

Não pode ler agora? Escute o conteúdo na íntegra no player abaixo:

Como é feita a otimização das páginas nos mecanismos de busca?

Primeiro, vamos explicar que o SEO pode ser dividido em duas áreas: on-page e off-page. A primeira está sintonizada com elementos de blog/site. Podemos citar os códigos HTML, conteúdo dos textos, links internos e imagens.

Já a off-page refere-se aos backlinks, ou seja, aos direcionamentos de palavras-chave que levarão ao seu site ou blog. No entanto, o robô do Google analisa mais de 200 fatores no momento de ranquear um site. Entre eles, podemos citar:

Qualidade de conteúdo

Sabe aquela velha prática de estudantes preguiçosos na hora de fazer um trabalho — o famoso ctrl+c e ctrl+v? Pois esqueça isso. Além de violar a lei de direito autoral, a prática é condenada pelo SEO.

E-book SEO onpage

Os seus textos serão destacados pela qualidade e riqueza de detalhes, por abordarem assuntos inéditos e pela estruturação com técnicas profissionais, como palavras-chave, listas, imagens, hiperlinks etc.

Portanto, ao contratar uma consultoria de SEO, a sua empresa vai receber conteúdos incríveis sintonizados às exigências do seu público-alvo, ou seja, o objetivo será sempre satisfazer os clientes, deixando-os atraídos pelos seus canais de comunicação.

Backlinks

Com o passar dos anos, o robô do Google também se atualiza e vai eliminando o que considera de qualidade ruim, de conteúdos a hiperlinks. Por isso, o uso de backlinks ainda é um aspecto que impacta a classificação, mas deve ser de força e autoridade, como uma pesquisa, um dado ou até mesmo um texto de credibilidade.

Assim, a dica é sempre fazer referências de qualidade, explorando os seus produtos, serviços e diferenciais para desbancar a concorrência por meio da autoridade digital.

Mobile first

Tendo consciência de que o Google realiza a indexação para dispositivos móveis, é preciso criar a versão móvel para o seu site ou blog. Caso contrário, o ranqueamento de suas páginas ficará prejudicado.

Trata-se de outro aspecto que demanda um conhecimento técnico que somente profissionais de uma agência especializada em marketing digital poderão resolver em sua empresa. Portanto, o investimento no setor é fundamental.

Como uma consultoria de SEO pode ajudar a aumentar as vendas?

Um projeto de SEO bem estruturado e com um devido planejamento estratégico traz muitas melhorias a médio e longo prazo. Com ele, a sua empresa poderá traçar metas para determinados períodos, da geração de leads à prospecção de novos clientes.

Graças ao serviço de acompanhamento das métricas, será possível observar a evolução das visitas ao seu site e do número de compras, ou seja, as informações serão úteis nas tomadas de decisões, auxiliando na evolução do seu negócio no meio digital.

Dessa maneira, ao expandir, mais pessoas estarão confiantes em seus serviços e produtos, influenciando na aquisição de mais clientes. Os usuários compartilharão seus produtos e conteúdos e criarão uma verdadeira rede de consumo, sem falar nas vantagens de visibilidade por conta do destaque no ranqueamento nos motores de busca, principalmente o Google.

Além disso, a consultoria será fundamental na análise de mercado para você atingir o seu público-alvo, desenvolvendo estratégias que alcancem objetivos que representem o crescimento do seu negócio.

Uma equipe especializada poderá monitorar os resultados, desenvolvendo melhores práticas por meio do marketing digital e também dos dados fornecidos após a implantação do projeto de SEO. Por isso, uma consultoria de SEO de qualidade necessita de informações bem apuradas e também comprometimento da empresa para solucionar as principais pendências.

Seguindo as nossas dicas, certamente o seu negócio vai alçar novos voos no meio digital, fazendo com que a consultoria de SEO seja um verdadeiro divisor de águas rumo ao sucesso.

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