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Vantagens do CRM: os benefícios que essa plataforma pode trazer para o seu negócio

7 minutos de leitura

Você sabe o que é CRM? Em linhas gerais, podemos definir o que é CRM (Customer Relationship Management) como um conjunto de estratégias que têm como objetivo promover uma melhor gestão do relacionamento entre a marca e seus clientes.

Nesse sentido, é possível recorrer a um software especializado para gerenciar as interações com os clientes, um sistema CRM capaz de prospectar novos negócios e aumentar as vendas. Esse tipo de ferramenta funciona como um banco de dados, no qual as informações estratégicas sobre cada cliente ficam armazenadas.

Essas informações permitirão que os vendedores conheçam melhor os clientes, orientando-os sobre como conduzir o processo de vendas e agilizar as conversões.

Se você está pensando em contratar uma solução de CRM, mas ainda não tem certeza se vale a pena, fica tranquilo que a gente te ajuda.

Separamos aqui as principais vantagens do sistema de CRM para os negócios. Continue a leitura deste artigo e saiba como utilizá-lo na prática e quais características você deve considerar antes de escolher essa ferramenta!

Como usar um CRM?

A usabilidade de uma plataforma de CRM possui, basicamente, 4 pilares: operacional, analítico, colaborativo e estratégico.

Veja a seguir como você pode usar um CRM no seu negócio com base nessas abordagens.

Operacional

  • criar e manter canais de relacionamento com os clientes;
  • mapear informações sobre os clientes;
  • fornecer suporte técnico;
  • identificar falhas processuais e melhorias que precisam ser implementadas no produto;
  • automatizar tarefas repetitivas e manuais.

Analítico

  • obter relatórios para orientar as tomadas de decisão;
  • conhecer e analisar o perfil dos clientes em detalhes.

Colaborativo

  • compartilhar informações sobre os prospects, leads e clientes com os colaboradores que atuam nos pontos de contato.

Estratégico

  • antecipar-se às necessidades dos clientes;
  • desenvolver estratégias de fidelização;
  • desenvolver novas soluções;
  • gerar novas oportunidades de negócio.

Vantagens do CRM

As vantagens do CRM podem ser analisadas sob a perspectiva do gerente de vendas, do vendedor interno, externo, e das atividades como um todo. Confira!

Gerente de vendas

Para o gerente de vendas, as vantagens que o CRM oferece são as seguintes:

  • maior confiança sobre o processo comercial;
  • tomadas de decisão mais assertivas e bem fundamentadas;
  • possibilidade de acompanhar as negociações do seu time de vendas em tempo real;
  • previsibilidade de resultados;
  • identificação das causas para perdas de oportunidades;
  • e com a automatização de tarefas, sobre mais tempo para se concentrar no lado estratégico das vendas;

Vendedor interno

Sob a ótica dos vendedores internos, as vantagens do CRM são:

  • agilidade na prospecção e na qualificação de leads;
  • construção de um Funil de Vendas com reais oportunidades de negócio;
  • maior organização de suas rotinas diárias;
  • segmentação de clientes otimizada;
  • maior facilidade para escalar as vendas;
  • execução de um pós-venda personalizado.

Vendedor externo

Para o vendedor que precisa ir a campo para fechar negócio, os benefícios que uma plataforma de CRM pode oferecer são:

  • acesso a rotas inteligentes com base na localização geográfica dos clientes;
  • informações sobre os clientes disponíveis no celular, mesmo que este esteja sem acesso à internet;
  • melhoria na comunicação com a equipe do escritório;
  • aprimoramento constante do discurso de vendas;
  • agilidade no fechamento das negociações presenciais.

O que as melhores ferramentas de CRM devem ter?

Agora que você já sabe quais vantagens um CRM oferece, confira agora o que as melhores ferramentas de CRM online devem ter e saiba como escolher a melhor plataforma.

Possibilidade de integrar outras ferramentas de gestão

Essa Integração representa o processo de conectar aplicativos e ferramentas de terceiros com seu CRM para mesclar as funções em uma plataforma. Assim, ele deve permitir que sejam feitas essas atividades, pois quanto mais sistemas você conectar, mais simplificadas serão suas atividades. 

E com o seu CRM integrado a outros aplicativos, você terá uma visão unificada do negócio. Portanto, essa visibilidade promove uma melhor tomada de decisões e aprimora a estratégia.

Otimização do fluxo de atividades e do follow-up

A ferramenta precisa também otimizar o fluxo de atividades dos vendedores, alertando-os, por exemplo, sobre quais devem ser os próximos passos a serem tomados para que a negociação avance.

Veja algumas dicas de follow-up com o Kesley Henrique:

Alguns exemplos de como o CRM pode agilizar os processos são a redução de tempo para enviar e-mails e estimular leads com campanhas de gotejamento, além da pontuação de leads com parâmetros para que a equipe possa priorizar os leads qualificados, e fazer a transição de MQL para SQL.

Dessa forma, a área de marketing pode focar nas campanhas que engajem seu público, de acordo com dados e testes de diferentes estratégias. Enquanto as vendas podem se concentrar em vender o produto/serviço certo aos clientes. Já o setor de atendimento ao cliente pode direcionar esforços aos clientes que tenham dúvidas mais complexas. Logo, todos saem ganhando!

Rotas inteligentes

Para o vendedor que trabalha com vendas externas, é de grande utilidade quando a plataforma de CRM fornece uma rota de visitação, com base na localização geográfica dos clientes.

Aqui, ele atua como um registro de conversas, interações, necessidades, notas e informações de contato. 

Vale ressaltar que algumas plataformas de CRM possuem ferramentas de colaboração integradas, permitindo que várias pessoas trabalhem em um arquivo simultaneamente, ou acompanhem o andamento de um documento. Isso ajuda a garantir que o restante da equipe esteja trabalhando com os detalhes mais recentes e a melhor capacidade.

Acesso offline

A ferramenta de CRM não deve ser completamente dependente da internet. Assim, é importante que o vendedor possa acessar a plataforma mesmo quando ele estiver offline.

Você pode produzir cotações de preços, oportunidades, tarefas, reuniões e notas enquanto estiver desconectado, sem perder a produtividade. Dessa maneira, o acesso offline ao CRM ajudará a garantir que sua equipe não dependa de outros sistemas para capturar dados críticos, enquanto estiver desconectado.

Além disso, as alterações feitas durante o trabalho offline serão sincronizadas com a nuvem, quando você estiver conectado novamente.

Cloud Computing

É bastante viável escolher um CRM que opere 100% na nuvem, uma vez que seus dados estarão mais seguros e poderão ser acessados de qualquer lugar. Tudo isso ao contrário dos sistemas tradicionais de CRM locais, que são acessados ​​apenas do escritório durante o horário de trabalho, a acessibilidade 24 horas por dia se torna um diferencial e tanto para sua empresa.

Portanto, com acesso ao sistema de qualquer lugar, as equipes terão as informações que precisam com rapidez e melhorando a eficiência dos processos de negócios. O CRM com Cloud Computing oferece acesso contínuo para o banco de dados, desde fazer ligações de vendas urgentes em qualquer lugar, até alterar uma proposta de vendas.

Outro destaque é o custo-benefício, já que os CRMs em nuvem operam em um modelo de assinatura pré-pago. Com um investimento inicial mínimo, os CRMs baseados em nuvem reduzem as chances de risco e permitem que organizações menores alcancem economias de escala mais cedo. 

Cada organização tem sua necessidade, assim cabe ao CRM se adequar e oferecer o melhor serviço possível. Nesse modelo, eles podem ser atualizados instantaneamente para satisfazer as necessidades, tudo isso somado à flexibilidade garantida para os colaboradores.

Sincronização de dados

Além de permitir o acesso à plataforma pelo celular, o CRM escolhido deve ser eficiente na sincronização de dados com a versão para computador.

Essa é a maneira mais rápida de padronizar dados, processos e análises para que seus CRMs funcionem como um só, assim toda a equipe poderá trabalhar com os dados unificados e atualizados.

Automação de fases do atendimento

Alguns serviços de CRM mais avançados, a exemplo do oferecido pela Kommo, contam
com um sistema de automação avançado, com até mesmo um chatbot embutido, capaz de otimizar o atendimento de leads, nutrição dos mesmos e direcionamento para novas fases.

A automação vai além do atendimento, sendo responsável também por automatizar
algumas atribuições de responsabilidades para os profissionais de atendimento,
agendamento de follow-up e mais.

Por meio dessa automação, do oferecimento de templates e do atendimento por meio de
chatbots, personalizáveis e capazes de mimetizar o comportamento humano, marcas como a Kommo colocam o V maiúsculo nas Vantagens do CRM.

Análise indicadores de desempenho

Para um uso mais analítico da plataforma e gestão de CRM, é importante que ela possibilite o acompanhamento dos principais indicadores de desempenho e dê acesso a relatórios completos e automáticos.

Podemos mencionar os principais KPIs (indicadores de desempenho) que são ações por engajamento, tempo de resposta e taxa de conversão, mas ainda existem muito mais para analisar.

Ficou claro quais são as vantagens do CRM e as características que esse tipo de ferramenta deve ter? Então que tal contratar essa solução para o seu negócio?

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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