Você está pronto para atender as próximas gerações de consumidores?

Karine Rodrigues

3 minutos de leitura

A cada ano que se passa o mercado consumidor se renova e as gerações “Y e Z” ocupam mais espaço que as gerações denominadas “X e Baby Boomers” no faturamento do varejo brasileiro. Se você nunca ouviu falar sobre essas gerações e nomes, aí vai uma pequena explicação sobre cada uma delas:

Baby Boomers: Pessoas nascidas entre 1943 e 1960
São os filhos da segunda guerra mundial, a geração tem esse nome pois foi entre 1943 e 1960 que o mundo sofreu uma espécie de explosão populacional, sociólogos definiram o ocorrido como um grande “Baby Boom” – do inglês “Explosão de Bebês”.
Até pouco tempo atrás o mercado era dominado por consumidores da geração Baby Boomers, pessoas que hoje estão completando por volta de 60 anos de idade são completamente adaptadas ao modelo de consumo que o mercado varejista oferece até hoje na sua pureza, a compra e venda de produtos no formato presencial, principalmente por terem mais dificuldade para se adaptar a novas formas de compra, os Baby Boomers são mais céticos e preferem até hoje o contato presencial Vendedor x Cliente na hora comprar.
Canais de Compra favoritos dos Baby Boomers: Compra presencial, físico.

– Geração X: Nascidos entre 1960 até o final da década de 70
Conhecidos como a geração Pós-Baby Boom.
Com o passar dos anos a geração de maior poder de compra passou a ser a Geração X, esse pessoal também tem como maior característica a compra física, apesar disso, criaram um novo formato de compra não-presencial, a compra por telefone, o Tele-Vendas abriu espaço para que muitas empresas de produtos e serviços enxergassem nesse novo modelo um grande potencial de aumentar as vendas, nasceu aí o Tele-Marketing.
Canais de comunicação e compra favoritos da Geração X: Compra presencial, telefone

– Geração Y: São os nascidos o final da década de 70 até meados da década de 90
Conhecidos como a geração do milênio, a geração da Internet.
Olhando para a realidade atual, podemos dizer que a Geração Y mudou completamente a forma de consumir qualquer tipo de produto ou serviço, apesar de ainda efetuarem suas compras no formato off-line, a geração virtual decide quando, como e onde vai comprar, muito antes de visitar a loja, restaurante ou shopping, através de uma simples pesquisa online, o jovem já consegue saber todas as características, avaliações de quem já comprou, preços e vantagens dos produtos que ela procura, além disso são muito mais exigentes com relação ao atendimento que recebem e dificilmente são influenciados por vendedores em suas lojas. Também é a geração que mais deu espaço para o e-commerce (lojas virtuais) e serviços de assinatura on-line.
É a primeira geração realmente globalizada, cresceram numa época de propriedade econômica e acompanharam os grandes avanços tecnológicos.
Canais de comunicação e compra favoritos: On-line, E-commerce.

Geração Z: Nascidos no início da década de 90 até meados de 2010.
Essa é a geração da mobilidade, da pluralidade e da multitarefa.
Preparem-se, essa é a próxima geração que promete revolucionar o mercado, são jovens inquietos que estudam enquanto a tv está ligada, ouvindo música em seu smartphone, postando uma foto em seu instagram enquanto interage com os amigos no whatsApp, como conseguem fazer tudo isso ao mesmo tempo? Não faço ideia!
O grande desafio das empresas para atender a próxima geração será inicialmente descobrir através de qual canal esse público vai querer ser atendido, especialistas estimam que o aumento na utilização de dispositivos móveis fará com que a Geração Z prefira ser atendida através de redes sociais e/ou aplicativos de mensagens instantâneas como o whatsApp. É esperado também que esse público muitas vezes evite o contato pessoal, consumindo muito mais serviços e produtos online do que a geração anterior.
Canais de comunicação e compra favoritos: Online, E-commerce, Social Commerce, M-commerce (mobile commerce).

Analisando a história e as previsões eu deixo algumas perguntas para a sua reflexão:

* Sua empresa está preparada para atender as gerações Y e X?
* Você já parou pra pensar no número de jovens que procuram por produtos e serviços na internet?
* Quais os canais de comunicação que sua empresa utiliza hoje?
* Como você tem utilizado a internet a favor da sua empresa?

Abraços!

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