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Estratégia de marketing digital: como usá-la para vender mais?

6 minutos de leitura

A evolução da tecnologia ocasionou uma verdadeira transformação digital em diversas áreas, principalmente no marketing, com o surgimento do marketing digital. Graças a isso, hoje é possível criar com uma estratégia de marketing digital que aproveita, ao máximo, o potencial desses novos meios de se comunicar com o público.

Sua empresa passa a ser capaz de conquistar resultados melhores, de formas cada vez mais inovadoras. E pensar em marketing de maneira digital é essencial para uma estratégia de vendas.

Trata-se de concentrar todos os esforços em impactar quem tem perfil para se tornar seu cliente e fidelizá-lo. Esse é um modo altamente eficaz de manter seu índice de vendas em pleno crescimento.

Todos esses benefícios estão acessíveis a quem adota uma estratégia de marketing digital — mas somente àqueles que acertam nesse processo. É necessário tomar cuidado para não cometer erros graves, que comprometam suas chances de sucesso e prejudiquem a imagem do negócio.

Vale a pena contar com ajuda nesse trabalho, para aproveitar todas as oportunidades. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Quais as principais vantagens que a estratégia de marketing digital pode trazer para sua empresa?

Ainda não tem uma boa estratégia de marketing digital trabalhando a favor de sua marca? Então, você está abrindo mão de uma série de benefícios que podem revolucionar seus resultados, além de trazer agilidade para o seu negócio. Veja, a seguir, os melhores motivos para passar a trabalhar dessa forma:

Comunicação com o público

Sua marca precisa ter um canal de comunicação permanente com o público, senão arrisca tornar-se irrelevante em seu mercado. Uma boa estratégia de marketing digital possibilita contar com os meios adequados para isso, como o marketing holístico, já que existem diversos canais possíveis para encontrar sua audiência e interagir com ela, como:

Geração de leads

Trabalhar com foco total em resultados de qualidade é uma das possibilidades mais fortes de uma estratégia de marketing digital. Sua empresa estabelece os objetivos e, em seguida, são planejadas as ações necessárias para atingi-los.

Como existem diversos mecanismos focados em direcionar as ofertas certas para o público adequado, é possível gerar cada vez mais leads para seu departamento de vendas.

Segmentação de audiência

Falar com o público certo é muito mais eficiente do que simplesmente tentar impactar uma audiência vasta. Isso permite que sua proporção de sucesso aumente consideravelmente. Uma estratégia de marketing digital facilita a segmentação de seu conteúdo, ou seja, possibilita direcionar suas comunicações apenas para quem tem perfil para se tornar seu cliente.

Rapidez no tempo de resposta

Ninguém gosta de ficar esperando ou ser ignorado. Mas, felizmente, você pode contar com um dos benefícios do marketing digital para evitar esses problemas.

A tecnologia permite que você fique por dentro de todas as interações feitas pelo público e consiga responder a cada uma delas. Com técnicas de monitoramento robustas, é possível até captar menções à marca e aos produtos. Além disso, há atualmente ferramentas que respondem e interagem automaticamente com os leads, os chamados chat bots.

Possibilidade de evolução da sua estratégia de marketing digital

As possibilidades de hoje de uma estratégia de marketing digital podem estar totalmente diferentes daqui a algum tempo. Essa área está em constante transformação, conforme a tecnologia se transforma e surgem novas e melhores maneiras de impactar seu público.

Portanto, é necessário ficar de olho nas inovações desse setor e adaptar o que se encaixar à sua proposta. Geralmente novas tecnologias aumentam as vendas e quanto antes você aplicá-las ao seu negócio, mais vai se destacar diante dos seus concorrentes.

Como estruturar uma estratégia de marketing digital com foco em resultados?

Para aproveitar todos os benefícios de uma estratégia do tipo, você precisa se certificar de que sejam tomadas as decisões certas durante o planejamento e, também, ao longo das campanhas. A seguir, veja tudo o que você deve fazer:

Determine seus objetivos

Toda estratégia de marketing digital deve ter objetivos bem definidos. Assim, será possível determinar quais indicadores apontam o seu sucesso e ficará bem mais fácil perceber se seus esforços deram certo ou não. Como o seu foco está em vendas, suas metas precisam girar em torno do número de produtos vendidos a partir dos meios de marketing.

Estude o perfil do público

Entender as necessidades e motivações da audiência que você pretende impactar é essencial para obter bons resultados de vendas. Faça uma boa pesquisa a respeito do perfil dessas pessoas buscando compreender de que forma sua marca poderá convencê-las a comprar seus produtos, com estratégias de neuromarketing. Assim, a estratégia de marketing digital se tornará mais eficaz.

Escolha os canais certos

Uma estratégia de marketing digital permite que sua marca atue em diversos meios diferentes para impactar a audiência e aumentar as vendas. Só que essa variedade também pode representar um problema: você tem que saber como escolher os melhores canais para os objetivos definidos.

Para tanto, considere tudo o que você aprendeu até agora a respeito do perfil de seu público e das características desses meios de comunicação.

Monitore seus resultados

Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real. Como o objetivo é aumentar as vendas, é possível conferir o quanto seus esforços estão sendo decisivos para fazer o público comprar mais. O melhor disso tudo é que você consegue fazer ajustes caso perceba que os números não estejam como deveriam.

Peça ajuda para realizar uma estratégia de marketing digital

Acessar todos os benefícios, implantar uma estratégia de marketing digital é um trabalho bastante complexo. Isso porque ele envolve a integração de diversas áreas e um olhar especializado, voltado para as tendências de mercado.

Portanto, saiba o momento de pedir ajuda a uma parceira para potencializar seus resultados. Uma agência de marketing digital é capaz de captar as melhores oportunidades para você.

Tenha paciência

Por melhor que seja o seu planejamento e execução do plano da ação os resultados não acontecem da noite para o dia. Uma boa estratégia de marketing digital demora pelo menos três meses para começar a ganhar tração, tempo necessário para implementá-la e começar a entender o que está dando certo ou errado.

Com seis meses geralmente a estratégia começa a ficar madura, já o melhor retorno sobre investimento começa a colhido a partir de doze meses. Desistir antes desse prazo tem sido um dos principais erros das empresas, pois significa literalmente jogar dinheiro fora quando esperar mais um pouco poderia significar bons lucros.

Tudo pronto para começar sua estratégia de marketing digital?

Agora que você já conhece os benefícios de uma boa estratégia de marketing digital para aumentar suas vendas e sabe como implementá-la, está na hora de iniciar seu planejamento. Leve em consideração as particularidades de sua marca e o cenário em que ela está inserida no mercado para priorizar adequadamente suas ações.

Aproveite as oportunidades que aparecem todos os dias ao contar com uma equipe dedicada a isso, com uma agência. Somente assim você conseguirá se destacar em meio aos concorrentes e bater suas metas de vendas com a ajuda do universo digital.

E que tal espalhar conhecimento sobre a estratégia de marketing digital entre seus contatos? Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Quer saber como uma agência pode te ajudar a vender mais? Não deixe de ler esse artigo: Agência Digital: Entenda como e por que uma agência vai te ajudar a vender mais.

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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