Investir em criação de conteúdo realmente vale a pena?

Rubens Netto

4 minutos de leitura

Investir em criação de conteúdo realmente vale a pena?

 

O mundo digital estimulou a mudança no comportamento do consumidor e favoreceu a criação de conteúdo para a web. O acesso irrestrito à internet permite buscas infinitas a conteúdos relevantes. Esse é um caminho positivo para quem deseja vender, sem depender apenas da qualidade dos produtos e serviços.

A criação de conteúdo tem mesmo o poder de conversão e venda? As questões como inovação tecnológica, transformação digital e mudança no comportamento do consumidor têm sido amplamente discutidas e relacionadas aos conteúdos produzidos para a web.

Essa associação se dá pelo modo como as pessoas se relacionam com a internet e buscam respostas para suas necessidades, dores e anseios. No mercado atual somente a venda de produto já não é mais a melhor estratégia.

Pensando nisso, desenvolvemos este post com o objetivo de avaliar os motivos pelos quais vale a pena investir em criação de conteúdo e como um artigo inteligente e bem elaborado pode atrair e fidelizar clientes!

O que você verá nesse conteúdo?

  • Por que investir em conteúdo como estratégia de venda?
  • Qual a função do conteúdo na venda e sucesso do negócio?
  • Como produzir um conteúdo arrasador?
  • Organize as ideias
  • Saiba quem é o público-alvo
  • Produza com qualidade
  • Entenda sobre otimização de SEO
  • Mensure o potencial dos conteúdos

Por que investir em conteúdo como estratégia de venda?

O conteúdo traz uma mensagem subliminar de solução para as necessidades que o consumidor muitas vezes nem sabe que tem. Ele está em busca de algo, mas se depara com tantas possibilidades que corre o risco de não identificar o que precisa de fato.

A leitura de um conteúdo relevante, minuciosamente pensado para alcançar esse lugar de necessidade na mente do consumidor é que faz valer a pena inseri-lo na estratégia de venda.

Para surtir o efeito desejado, as informações devem ser pensadas e planejadas antes de ganhar um espaço no conteúdo. Isso quer dizer que, as estratégias precisam ter um objetivo claro que vá de encontro a um estudo realizado sobre as expectativas do cliente e as reais possibilidades de correspondê-las.

Qual a função do conteúdo na venda e sucesso do negócio?

Ter um público-alvo definido ajuda a pensar melhor a ações e a produzir conteúdos mais relevantes. O interesse pelo assunto que demonstra o desenvolvimento de uma relação pode se tornar duradouro com o passar do tempo.

O conteúdo deve ser um convite para o consumidor, a conhecer melhor os produtos e serviços da empresa. A estratégia de inbound marketing tem a premissa de encantar o leitor a ponto de buscar informações complementares sem precisar sair do site.

O consumidor precisa sentir que tudo o que ele precisa está ali, em um ambiente repleto de oportunidades. Todo tipo de conteúdo é válido — postagens em redes sociais, Ebooks, vídeos, imagens — desde que seja um recurso de interação com o consumidor mirando a conversão no funil de vendas.

Como produzir um conteúdo arrasador?

Alguns passos são importantes para produzir aquele conteúdo diferenciado e capaz de impactar já no primeiro contato. Independentemente do tipo de conteúdo, a produção deve ter um cuidado especial para se conectar com o público-alvo. Veja algumas dicas!

Organize as ideias

Antes de tudo saiba o que você quer dizer e qual a linguagem deve utilizar. As referências para a criação de conteúdo estão pautadas na relevância e em tudo que já foi produzido e que tenha bom ranqueamento no Google.

Sua empresa enfrentará concorrentes que estão no mesmo caminho — adotando a produção de conteúdo como recurso de atração e retenção de clientes — logo, criar conteúdos ainda melhores é um desafio que requer boas ideias.

Saiba quem é o público-alvo

Para quem sua empresa vai criar conteúdo? Segmentar o negócio e abordar as pessoas certas ampliam as chances de vendas. Os consumidores que entram em contato com uma empresa foram, certamente, atraídos por uma mensagem vinculada à necessidade e desejo de um público específico.

Produza com qualidade

A qualidade não deve existir apenas nos produtos ou serviços da sua empresa. O valor essencial de uma marca pode ser encontrado em uma mensagem com conteúdo de qualidade, mesmo em uma ação sem grandes pretensões.

Entenda sobre otimização de SEO

No marketing digital e no marketing de conteúdo é muito comum ouvir dizer sobre as melhores práticas de SEO. Lembra o que dissemos sobre organizar ideias para ranquear bem o conteúdo em ferramentas de busca como o Google?

É exatamente isso! Muitas palavras-chaves e termos relevantes ao negócio da empresa ajudam a chamar a atenção nas pesquisas realizadas por consumidores. Procure conhecer sobre o processo de otimização para melhorar a performance da criação de conteúdo.

Mensure o potencial dos conteúdos

Criar conteúdos e não saber quais os impactos gerados pode acarretar perda de tempo, de dinheiro e retrabalho. Não existe uma fórmula mágica para produzir um conteúdo que seja responsável pelas vendas.

Entretanto, com ferramentas adequadas será possível mensurar e quantificar os conteúdos com maior percentual de acesso e quais foram os passos dados pelo consumidor em seguida.

Assim, você conhecerá o tipo de conteúdo em que sua empresa deve investir para aumentar a força de venda e garantir um bom faturamento.

Já sabemos que para vender produtos e serviços, as empresas devem ir além e oferecer uma melhor experiência. A criação de conteúdo vai de encontro a essa nova cultura, por isso, podemos dizer que não só vale a pena como é uma das estratégias mais eficientes do marketing para convencer o consumidor de que está diante de uma grande marca.

RESUMINDO

Porque investir em criação de conteúdo como estratégia de vendas?

Cada vez mais o consumidor está em busca de informações e respostas para suas dúvidas em relação à aquisição de um produto ou contratação de um serviço — a criação de conteúdo relevante é peça fundamental na amarração desse processo.

Como produzir um conteúdo de excelência?

  • Organize as ideias
  • Saiba quem é o público-alvo
  • Produza com qualidade
  • Entenda sobre otimização de SEO
  • Mensure o potencial dos conteúdos

Gosto do conteúdo? Que tal assinar a nossa newsletter e receber diversos artigos sobre esse e outros assuntos, diretamente, na sua caixa de entrada!

Posts Relacionados