Como o Marketing de Influência ajuda empresas a se destacarem no mercado

Natalia Soares

Natalia Soares

4 minutos de leitura

Com o avanço da comunicação e principalmente por conta do avanço tecnológico, a forma de atrair, de informar e de apresentar um produto ao público mudou. Antes, anúncios, outdoor e propagandas realizavam bem o papel do Marketing. Hoje, os consumidores não se contentam apenas com meros comerciais, e é aí que o Marketing de Influência exerce seu papel.

Para que você entenda um pouco mais sobre o que é  Marketing de Influência, preparamos este artigo.

Marketing de Influência

O Marketing de Influência  é uma estratégia de  promoção de Marketing de Digital focada em ações com criadores de conteúdo ou popularmente conhecidos como influenciadores digitais. Estes, exercem influência sobre um grupo de pessoas que  possuem interesses em comum nas redes sociais.

A ação funciona por meio da relevância do influenciador com seu público nas redes, e a partir dessa influência, é estabelecido um vínculo de confiança e proximidade, fazendo com que esse influenciador interfira nas decisões de compra do público que o segue e admira.

A estratégia se torna eficiente por meio da criação de conteúdos relevantes que podem mudar a percepção  dos consumidores e agregar valor ao produto, fazendo com que o influenciador exerça o papel de porta voz da marca, testando e mostrando os pontos positivos do seu produto ou serviço, fazendo assim, com que o público preste atenção e absorva a mensagem.

O papel dos Influenciadores no Marketing de Influência

A todo tempo buscamos referências e feedbacks que possam nos ajudar na escolha de algum produto ou serviço, e para nos guiarmos nessa decisão, acreditamos na veracidade da experiência e relatos de pessoas em quem confiamos, assim acontece com os influenciadores.

Ativos a maior parte do tempo, os influenciadores ganharam a credibilidade do público por mostrarem sua rotina, suas conquistas diárias e bastidores da vida cotidiana passando a imagem de “gente como a gente”, diferente das celebridades que só vemos pela televisão e que por anos pareciam intocáveis.

Uma  analogia de como essa influência funciona pode ser descrita quando queremos comprar um novo celular,  consultamos resenhas e comentários na internet. Vamos ao YouTube procurar sobre o modelo ou marca  e pegamos opiniões de “experts” no assunto sobre as multi funcionalidades, usabilidade e  durabilidade do  produto. 

Justamente com essa segurança e empatia a proximidade com o público fica  ainda mais acessível, o que facilita exercer a influência de uma forma mais sutil e ainda assim atraente.

Assim acontece o trabalho do influenciador digital, por meio do “boca a boca” digitalizado. 

Por que usar o Marketing de Influência?

Hoje as redes sociais têm um papel importantíssimo na decisão de compra dos consumidores, de acordo com o ODM GROUP:70% dos consumidores utilizam as redes sociais para guiar decisões de compra.

Mas ainda existem muitas empresas por fora desta estratégia de marketing e que ainda procuram  razões para investir em marketing de influência e se perguntam porque esse investimento é uma ótima aposta. 

Para isso criamos uma lista de benefícios do Marketing de Influência, para que você entenda porque é uma excelente estratégia para quem quer divulgar seu produto/serviço com eficácia, melhor custo benefício e de forma natural.

Banner Topic Cluster

  • Branding & Awareness
  • Gerar vendas
  • Preços acessíveis
  • Segmentação

Branding & Awareness

Um dos maiores desafios das  empresa  atualmente é tornar sua marca ou produto conhecido e reconhecido. Influenciadores digitais trazem visibilidade e destaque para as marcas, uma vez que exposta ao público do influenciador várias pessoas que nunca tiveram contato com os produtos ou serviços oferecidos por ele, passam a conhecê-la e até mesmo interagir com a mesma nas redes sociais. Disseminando a marca para novos leads.

Gerar vendas

Com o Marketing de Influência é possível trabalhar bem as etapas do funil com seu público alvo, trazendo conteúdos totalmente pensados em suas necessidades cotidianas. Conseguindo levar esse consumidor a prestar atenção na mensagem, ter interesse no conteúdo, despertando o desejo do consumidor e consequentemente levando a ação de compra.

Segmentação

O Marketing de Influência consegue ser mais eficaz em impactar o público alvo da sua empresa. Isso é possível uma vez que a estratégia é nichada e conversa com o público específico que representa seu comprador ideal, também chamado de persona.

Para ilustrarmos um exemplo, vamos supor uma marca de maquiagem:

A marca de maquiagem que atende o público B/C, com faixa etária entre 18 a 25 que tem como praça principal Rio de Janeiro.

É possível achar vários perfis de influenciadores que são referência no segmento de beleza como, Jessica Freitas (@coisasdejessica), que atendem essas especificações e tem como público pessoas interessadas em consumirem dicas de maquiagem e até mesmo prontas para tomarem a decisão de compra e testar os produtos indicados pelo perfil.

Diferente de uma propaganda ou de um anúncio no rádio, que fazem sua divulgação em massa e não conseguem segmentar o anúncio, podendo atingir um grande número de pessoas que não se interessam pelos seus serviços ou produtos ou não são o público alvo da sua empresa.

Preços acessíveis

Além do ótimo retorno que se obtém com o Marketing de Influência, o que de fato chama mais atenção das empresas que já adotaram a estratégia são os preços. 

O Marketing de Influência pode ter um custo beneficio muito melhor do que uma propaganda televisiva, ou muito mais assertivo que a inserção em uma rádio, por exemplo.

Uma inserção na TV aberta durante a semana pode variar de R$ 30.000 a R$ 800.000 mil reais dependendo do horário escolhido (de acordo com o a tabela de preços atualizada da Globo). Já uma ação com influenciadores pode ser muito mais assertiva, e uma vez que bem planejada consegue ter  o mesmo alcance que um VT na televisão, ou rádio sendo que têm uma assertividade de comunicação com público muito maior, levando assim a um melhor ROI (Retorno sobre o investimento).

Quer conhecer mais sobre o Marketing de Influência? Conheça a Kornerz,somos especialista em campanhas com influenciadores digitais. Somos a conexão que faltava entre empresas e influenciadores.

Ouça nosso Podcast!

Posts Relacionados