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9 previsões para o marketing de conteúdo em 2020

10 minutos de leitura

O marketing de conteúdo está mudando diante de nossos olhos e os profissionais dessa área devem estar cientes das mudanças para que ele permaneça relevante.

Manter-se atualizado sobre as tendências de marketing de conteúdo pode ser um desafio, mas os últimos anos nos deram uma ideia do que esperar em 2020.

Use este artigo para adaptar seu modelo de plano de marketing e refletir as próximas mudanças, para que sua marca esteja sempre em dia quanto ao marketing de conteúdo.

  • As principais previsões para o futuro do marketing de conteúdo;
  • O marketing de conteúdo será omnichannel;
  • As tendências de design gráfico serão invertidas;
  • A IA e os “chatbots” dominarão o cenário;
  • O marketing de conteúdo ficará mais personalizado;
  • As marcas se concentrarão na construção da comunidade;
  • Os profissionais de marketing de conteúdo precisarão acompanhar as tendências de SEO;
  • Mais marcas colaborarão entre si;
  • A RA se tornará mais popular que a RV;
  • O vídeo ao vivo ganhará importância.

1. O marketing de conteúdo será omnichannel

Gerações diferentes usam os canais online de maneira diferente. Os usuários mais novos de mídia social, por exemplo, usam menos plataformas, mas nelas passam mais tempo do que os usuários mais antigos.

Os profissionais de marketing de conteúdo precisam se perguntar qual é a melhor maneira de alcançar o maior público possível sem duplicar seu conteúdo.

A resposta está na criação de uma estratégia omnichannel.

Isso pode parecer bastante simples — as marcas já devem estar presentes em todas as plataformas para postar o mesmo conteúdo — mas não é assim que o marketing de conteúdo omnichannel funcionará no futuro.

Em vez disso, as marcas terão que criar uma estratégia refinada que atenda às necessidades específicas do usuário de cada plataforma.

Por exemplo, um usuário do Twitter está procurando por notícias rápidas, enquanto um usuário do Instagram provavelmente está procurando inspiração e coisas para comprar. 

Você não poderá usar uma estratégia uniformizada para o marketing de conteúdo em 2020 e além — será preciso ajustar seu conteúdo para os canais de comércio eletrônico e omnichannel que adotar.

2. As tendências de design gráfico serão invertidas

Houve um uso excessivo e consistente de certos tipos de design na esfera do marketing de conteúdo — cores fortes, gradientes vibrantes e formas geométricas, por exemplo.

A partir deste ano, o marketing de conteúdo resistirá a essas formas de design, à medida que mais pessoas começam a preferir imagens mais discretas e formas menos rígidas.

De acordo com uma nova pesquisa sobre as tendências de design gráfico para este ano, em vez das cores fortes que temos visto, os esquemas de cores ficarão mais suaves.

Essa mudança no esquema cromático também afetará o tipo de fotos de arquivo que veremos nos próximos anos. Em vez de imagens complexas e coloridas, as fotos serão discretas e mais baseadas na paisagem.

Também notaremos um aumento nas ilustrações abstratas e linhas fluidas, dando ao conteúdo visual do futuro uma qualidade onírica.

Esses são pontos importantes a serem observados para designers que precisarão se preparar para atualizar seus modelos de mídia social e páginas de destino em 2020.

3. A IA e os chatbots dominarão o cenário

Se existe uma tecnologia que evoluiu significativamente nos últimos anos, é a inteligência artificial (IA).

A IA de alguns anos atrás não tem semelhança alguma com o que temos agora e as marcas precisam levar isso em consideração.

Esta tecnologia melhorou enormemente graças ao software de aprendizado automático, que se tornou mais sofisticado e está constantemente aprendendo com novas inserções. Como resultado, mais empresas estão começando a incorporar chatbots para ajudar em certas tarefas de rotina, como o agendamento.

Os chatbots tornam essa tarefa mais fácil para todos os envolvidos. Por exemplo, se os clientes desejam agendar um horário no salão de beleza, eles podem usar o chatbot do estabelecimento para especificar o serviço e horário.

Apesar de não substituírem completamente os agentes de atendimento ao cliente, os chatbots de aprendizado automático tornam a consulta do cliente mais intuitiva.

Torna-se possível fornecer respostas rápidas a perguntas mais simples e, com o software de aprendizado automático, os chatbots poderão personalizar respostas e sugestões de acordo com as necessidades do usuário.

Claramente, as marcas terão que incorporar os chatbots em sua estratégia de marketing de conteúdo o mais depressa possível.

4. O marketing de conteúdo se tornará mais personalizado

Houve um movimento óbvio em direção à personalização no marketing de conteúdo e essa tendência deve continuar em 2020.

Assim, os dados se tornarão uma mercadoria cada vez mais importante — os profissionais de marketing terão que estudar o comportamento dos clientes para entender não apenas o que eles precisam, mas como.

Será colocado mais foco no entendimento do contexto da jornada do comprador — como e por que eles estão no caminho em que estão, não apenas qual é o objetivo final.

Já estamos vendo parte desse fator de personalização no marketing de conteúdo, à medida que a segmentação de mercado está sendo implementada globalmente no marketing por e-mail e nas mídias sociais. A segmentação de mercado refere-se a conhecer quem é seu público-alvo. Por exemplo, seus clientes tendem a ser homens ou mulheres? Qual é a média de idade?

Para segmentar seu público, comece com dados demográficos.

Depois de saber quem é seu principal cliente, comece a coletar outros tipos de dados, como:

  • Situação de vida
  • Nível educacional
  • Hábitos de consumo
  • Valores e prioridades
  • Objetivos futuros
  • Interesses
  • O objetivo da personalização do marketing de conteúdo é criar algo para cada cliente individual; eles devem sentir como se o conteúdo tivesse sido feito especificamente para eles.

A segmentação do mercado e a criação de conteúdo personalizado levam tempo para planejar e implementar.

5. As marcas se concentrarão na construção da comunidade

Em vez de se envolver com a Internet em geral, os consumidores estão dedicando mais tempo aos grupos no Facebook, WhatsApp, Quora, Slack ou Microsoft Teams para interagir com seus pares.

Isso afetará a forma como as marcas segmentam seus públicos. Não será suficiente publicar em uma página e esperar que as pessoas vejam seu conteúdo e venham até você.

Os profissionais de marketing e representantes da marca precisarão se juntar a grupos e fazer conexões significativas, que os ajudem a construir comunidades e a dar um toque mais humano à marca.

A construção da comunidade não afetará apenas a maneira como os profissionais de marketing e as marcas alcançam seu público, mas também como eles criam elementos visuais e "mockups". O conteúdo precisará ser personalizado para o grupo, em vez de focar-se na amplificação da voz de uma marca.

6. Os profissionais de marketing de conteúdo precisarão acompanhar as tendências de SEO

O Google vem adaptando seus algoritmos de busca nos últimos anos, uma evolução que continuará ocorrendo.

Por um lado, estamos vendo o conteúdo obter mais tração com palavras-chave de cauda longa e frases semânticas, em vez de frases-chave mais curtas ou palavras-chave únicas.

Isso terá um grande impacto na maneira como o conteúdo é escrito. Concentre-se em escrever conteúdo que responde a uma pergunta, pois esses são os termos de pesquisa que produzirão resultados mais relevantes.

A pesquisa de imagens também precisa ser levada em consideração na estratégia de marketing: as imagens devem ter palavras-chave em seus nomes de arquivo e texto alternativo para melhorar a SEO.

A pesquisa por voz também se tornará um interveniente importante. Siri, Alexa e Cortana são agora amplamente utilizados em pesquisas de texto, o que explica porque as palavras-chave de cauda longa estão se tornando mais úteis na pesquisa.

Isso também afetará a maneira como as marcas criam anúncios em seus gerenciadores de anúncios do Google e como elas segmentam seu público-alvo nas plataformas de pesquisa.

Os profissionais de marketing de conteúdo podem usar uma "checklist" de SEO para garantir que não esqueceram de nenhuma etapa:

  • Incluir palavras-chave na “title tag”;
  • Incluir palavras-chave alvo na URL;
  • Tornar descritivo o texto alternativo da imagem para que os mecanismos de pesquisa possam "ver" a imagem;
  • Incluir palavras-chave no nome do arquivo de imagem;
  • Incluir palavras-chave no conteúdo, mas atentar para a densidade das palavras-chave e mantê-las entre 5% a 7% do conteúdo da página;
  • Incluir palavras-chave na meta descrição;
  • Criar conteúdo útil, informativo e de qualidade que atraia tráfego e "backlinks";
  • Uma "checklist" de SEO para profissionais de marketing de conteúdo.

Manter esses aspectos técnicos do conteúdo em mente ajudará os profissionais de marketing a criar conteúdo que fique visível para os leitores.

As marcas precisarão alterar sua estratégia de pesquisa para se adaptar a essas alterações, se quiserem que seu conteúdo seja visto pelo público.

7. Mais marcas colaborarão entre si

Em 2019, as marcas colaboraram com influenciadores, celebridades e outras empresas para aumentar seu reconhecimento e provavelmente veremos mais essa tendência continuar este ano.

Por exemplo, a Baskin Robbins formou parceria com a Netflix para promover Stranger Things e a Sephora com o Museum of Ice Cream para um novo e raro lançamento de cosméticos.

As marcas também estão colaborando através de "guest blogs".

Veremos as marcas se unindo ainda mais para aumentar a conscientização sobre produtos e serviços complementares e para explorar outros públicos-alvo.

As marcas têm ganhado muita força ao se unirem a influenciadores em seu nicho, o que continuará gerando conhecimento e vendas para as marcas além de 2020.

Os profissionais de marketing precisarão analisar seus mercados e encontrar marcas, influenciadores e blogueiros que pensam da mesma forma e que possam oferecer conteúdo relevante, enquanto ainda alcançam novos públicos.

8. A RA se tornará mais popular que a RV

O fenômeno da realidade virtual (VR) desapareceu, o que é um alívio para as marcas que não tinham certeza de como lidar com ela e orçamentos baixos. Por outro lado, a realidade aumentada (RA) está acelerando e promete ser o principal método de criação de conteúdo interativo daqui para frente.

A razão pela qual a RA está dominando a RV é por causa de sua facilidade de uso. Um aplicativo em um telefone pode criar elementos e ambientes de RA ao redor das pessoas. Por outro lado, a VR precisa de fones de ouvido caros para ser implementada.

Além disso, a RA está sendo incorporada às mídias sociais por meio de filtros, como é o caso do Instagram.

Agora as empresas podem criar seus próprios filtros de marca com RA para tornar a experiência do usuário mais imersiva e memorável.

Por exemplo, as empresas de óculos podem usar filtros de RA para permitir que os clientes experimentem diferentes armações antes de comprarem.

Isso facilita a interação dos clientes com os produtos de uma empresa de comércio eletrônico. A Ikea e a Sephora, por exemplo, implementaram tecnologia semelhante, permitindo que os clientes visualizassem os móveis em sua casa e experimentassem produtos cosméticos antes de fechar a compra.

Os negócios que optaram por usar a RA para demonstrar e permitir que os clientes “experimentem” os produtos geraram confiança no público.

9. O vídeo ao vivo ganhará importância

O marketing de vídeo tem sido dominante nos últimos anos, mas as métricas ainda não foram adicionadas. O vídeo é caro e demora a ser produzido — as empresas tiveram que substituir equipes inteiras de conteúdo, em um esforço para se concentrarem na produção de vídeo.

Mas o marketing de conteúdo baseado no texto ainda está ganhando força, o que significa que as marcas não precisam dedicar todos os seus esforços na criação de vídeo. No entanto, o vídeo ao vivo é uma história diferente.

O vídeo ao vivo é pessoal, envolvente e bastante fácil de produzir. As marcas apresentam um rosto humano, levando as pessoas a se sentirem mais conectadas por estarem vendo uma pessoa, e não um logotipo.

Isso é algo que precisa ser levado em consideração nas estratégias de marketing de conteúdo em 2020, porque o vídeo ao vivo poderá fazer uma enorme diferença nos números de mídia social (sem prejudicar seu orçamento).

O marketing de conteúdo evoluirá em 2020

O marketing de conteúdo muda o tempo todo e as marcas que conseguem acompanhar essas mudanças também são as que continuam causando impacto na esfera digital.

Analise as tendências acima e reflita sobre como você pode adaptar gradualmente a sua estratégia para refletir essas mudanças, para que sua marca alcance o público-alvo sempre que ele precisar de você.

Guest Post escrito pela Venngage.

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