Blog 8D Hubify

Você sabe o que é Big Data? Descubra o que é e como aplicar!

5 minutos de leitura

Cruzar vários dados e fornecer diagnósticos valiosos é a função principal do Big Data. Saber aproveitar essa poderosa técnica resultará na minimização de gastos, tomadas de decisões melhores e detecção de prioridades.

Conforme a tecnologia evolui e novas tendências de negócios, como a gestão 4.0, surgem em diversas áreas, certos termos ganham notoriedade e logo se tornam assunto discutido em vários círculos, o que conhecemos como BI. Um dos exemplos recentes disso é o Big Data.

Big Data é um conceito que gira em torno do acesso a um grande volume de dados pelas empresas para que seja possível extrair diagnósticos estratégicos sobre uma quase infinidade de iniciativas.

Esse grande volume de dados exige um esforço considerável por parte das empresas para compreender o que eles significam e quais tendências são capazes de apontar.

Neste artigo, você entenderá melhor o que é Big Data, qual o seu valor para as empresas e como aplicá-lo no dia a dia. Confira!

O que é Big Data?

Da tradução do inglês, Big Data também significa “dados grandes”, ou “grande volume de dados” Trata-se de uma tendência relacionada ao acesso a um volume superior de informações sobre negócios, o qual temos graças ao avanço tecnológico e técnicas cada vez melhores de análise estratégica.

O principal diferencial da tendência do Big Data se refere aos diagnósticos valiosos que podem ser extraídos ao cruzar esses vários dados obtidos. A partir disso, é possível compreender melhor os seus resultados e traçar estratégias eficazes para alavancar o seu sucesso.

A popularização do Big Data é um dos reflexos do aumento da competitividade em diversos segmentos. Hoje, as empresas precisam contar com cada vez mais recursos eficazes para identificar padrões vantajosos em seus mercados e aprender o que for necessário sobre os hábitos e interesses de seu público-alvo.

É possível resumir o conceito de Big Data em cinco Vs:

  • Volume, que é a grande quantidade de dados obtida;
  • Velocidade, que se refere à criação desses dados;
  • Variedade, relacionada aos tipos de dados que podem ser obtidos;
  • Veracidade, que aponta à precisão dos dados captados;
  • Valor, referente aos dados que são relevantes para a sua empresa.

Quais os principais benefícios de trabalhar com Big Data?

Big Data se tornou uma forte tendência dos negócios por conta dos benefícios que o trabalho estratégico proporcionado por ele pode trazer para diversos mercados. Apesar de exigir uma estrutura e uma equipe pensada para lidar com esse tipo de demanda, pode ser um recurso determinante para o sucesso de uma empresa.

Conheça a seguir as maiores vantagens que a sua empresa pode aproveitar ao trabalhar com o conceito de Big Data.

Minimização de gastos

Trabalhar sem o acesso a dados estratégicos é algo que invariavelmente leva a sua empresa a cometer erros. E esses erros costumam causar um impacto bastante negativo na sua atuação (e nas suas finanças).

Ao colocar o conceito de Big Data para funcionar dentro da sua empresa, as suas chances de ter problemas como esse são minimizadas. Portanto, é uma tendência capaz de permitir que os seus gastos sejam controlados.

Tomada de decisões melhores

O dia a dia corporativo é pontuado por uma série de decisões que precisam ser tomadas em todos os níveis. Quanto mais informações se tem em mãos, mais facilmente essas escolhas podem ser feitas e apontar para um eventual sucesso.

Um dos benefícios do Big Data é que o acesso a todos esses dados oferece diagnósticos capazes de corroborar as suas decisões corporativas. É possível enxergar cenários muito mais claros e planejar ações estratégicas com maiores chances de sucesso.

Detecção de prioridades

Saber em quais áreas priorizar as suas atenções em meio a tantos aspectos do negócio pode ser um dos maiores desafios do dia a dia. Trabalhar com um grande volume de dados capazes de apontar seus rumos pode ajudar a revelar os caminhos a seguir.

Por exemplo, os seus dados podem indicar que há oportunidades a serem aproveitadas em determinado setor para alavancar seus resultados de vendas. Portanto, fica nítido que esse caminho deve ser a sua prioridade estratégica.

Como aplicar o conceito de Big Data na empresa?

Tendo em vista os benefícios de trabalhar com Big Data em seu negócio, o próximo passo é entender o que é necessário para que essa ideia seja aplicada da forma correta em sua empresa. Afinal, muito do sucesso dela depende da sua capacidade de utilizá-la adequadamente.

Conheça a seguir os passos fundamentais para aplicar o Big Data em sua empresa.

Definição de objetivos

Obter dados estratégicos e utilizá-los para aprimorar a sua atuação é algo muito saudável para o desenvolvimento de qualquer empresa. No entanto, isso precisa estar baseado em uma busca por objetivos e metas bem definidos.

Feito isso, o seu planejamento estratégico pode se aliar ao Big Data para monitorar indicadores relevantes em função dos seus objetivos. Também é algo que servirá para nortear as suas escolhas de cruzamento de dados.

Preparo estrutural da empresa

Não basta virar uma chave para começar a trabalhar com Big Data em sua empresa. É preciso que ela esteja preparada estruturalmente para lidar com um grande volume de dados, o que envolve principalmente contar com soluções tecnológicas que sejam capazes de fazer isso de forma otimizada.

Isso também vale para todas as operações que são feitas após a obtenção dos dados. Cada cruzamento e diagnóstico depende da contratação de boas ferramentas que sejam capazes de atender às necessidades da sua estratégia.

Recrutamento de especialistas

Contar com uma equipe dedicada a lidar com dados, captá-los, cruzá-los e extrair diagnósticos deles é essencial para que a sua empresa comece a desfrutar dos benefícios do Big Data. Evite cair na tentação de sobrecarregar um time já existente e que não tenha experiência com esse tipo de trabalho.

Com a popularização do Big Data como termo estratégico dos negócios, há cada vez mais especialistas no mercado que podem somar consideravelmente ao seu time. Basta aproveitar essa oportunidade para enriquecer a sua atuação com a equipe certa.

A busca por uma atuação cada vez mais estratégica em todos os setores está presente na maioria das empresas. Trabalhar com a tendência do Big Data oferece vantagens competitivas bem atrativas, mas também requer muito compromisso da sua parte para que funcione apropriadamente. Considere todos esses pontos e comece a aproveitar os benefícios desse conceito.

Fique por dentro de mais ideias estratégicas para alavancar os seus resultados. Cadastre o seu e-mail e comece a receber as nossas novidades em sua caixa de entrada!

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
Buscar por