ROI em Marketing Digital: você sabe como calcular?

Fabio Duran

Cofundador e CEO da Hubify. GDista, apaixonado por economia comportamental e vendas. Advogado formado pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia.

2 minutos de leitura

Muitos profissionais que desejam investir em estratégias on-line ainda não sabem como fazer para mensurar seus resultados. Saber calcular o ROI em Marketing Digital, por exemplo, é fundamental para não sair dando tiro no escuro, gastando dinheiro com estratégias que na realidade não estão funcionando na prática.

Se você tem interesse em expandir e promover seu negócio utilizando o Marketing Digital, saiba primeiro como fazer o cálculo do ROI, depois é só colocar sua campanha para funcionar e ficar de olho nos números. Quer descobrir como fazer isso? Continue a leitura confira!

O que é ROI em Marketing Digital?

ROI, Returno on Investment – Retorno Sobre Investimento, em português – é uma métrica, ou seja, um dos indicadores do Marketing Digital que mostra o retorno que você obteve nas suas campanhas on-line.

O cálculo do ROI indica, de forma precisa, se seus investimentos estão na direção certa e, se as suas metas e objetivos estão sendo alcançados. Ele mostrará em valores reais, quanto cada centavo investido está trazendo de faturamento para você.

Como fazer o cálculo do ROI?

Muito bem, já sabemos então o que é ROI na teoria, mas como podemos calculá-lo na prática? O cálculo do ROI em Marketing Digital pode ser feito utilizando uma fórmula bastante simples. Veja:

•   ROI = (Faturamento - Investimento) / Investimento

Resumindo: para calcular o ROI pega-se o faturamento gerado durante o período da campanha, subtrai-se os gastos totais (investimento) e, em seguida, divide-se esse resultado também pelo valor gasto.

Se quiser obter o valor em porcentagem, basta multiplicar o resultado desse cálculo final por 100. Vamos exemplificar melhor isso:

Suponhamos que um profissional autônomo decide investir R$ 1.000 em uma campanha de anúncio no facebook durante 3 meses. Depois desse tempo, ele verifica que obteve R$ 3.000 de fautramento com os clientes que conseguiu.

A partir dos valores descritos acima, podemos calcular o ROI da seguinte forma:

ROI= R$ 3.000 (Faturamento) – R$ 1.000 (Investimentos) / R$1.000 (Investimento)

ROI= R$ 2.000 / R$ 1.000

ROI= 2

Ao multiplicarmos por 100 para obtermos a porcentagem, veremos então que esse profissional obteve 200% de faturamento sob sua campanha de anúncio no facebook.

O que fazer após obter os resultados do ROI?

Ótimo! Você deve estar pensando, não é mesmo? Entendi como se faz o cálculo do ROI em Marketing Digital, e agora? O que devo fazer com essa informação? Boa pergunta!

Não sei se você percebeu que o investimento que colocamos no nosso exemplo acima foi bem em conta, concorda? Bem, esse valor foi intencional. Para mostrar que com apenas R$ 1.000 nosso profissional fictício faturou 200%.

Embora o nosso exemplo seja fictício, saiba que os resultados na vida real podem ser bem semelhantes, pois é possível alcançar bons resultados com Marketing Digital começando com um baixo investimento e, conforme suas campanhas forem dando certo, com um ROI cada vez mais significativo, o ideal é não parar por aí, mas sim, continuar investindo para otimizar cada vez mais suas campanhas.

Os dados do ROI em Marketing digital não servem apenas para mostrar números. Ele é fundamental para que você possa analisar esses resultados e pensar em novas estratégias de Marketing que possam aumentar seu faturamento no futuro.

Ficou claro para você como o ROI em Marketing Digital é um cálculo bastante simples? Deixe seu comentário e continue acompanhando nossas dicas!

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