Entenda a importância do CRO na performance da estratégia de marketing

Oscar Sigaki

7 minutos de leitura

Hoje em dia, o marketing digital de performance não só é importante, mas também é lei. Afinal, não dá para arriscar tempo e dinheiro com ações sem saber se trarão retorno, enquanto os concorrentes se baseiam em dados. Portanto, existe um conceito que faz toda a diferença e hoje você vai descobri a importância do CRO!

Com ele, a sua empresa pode se adaptar à nova realidade do mercado. Na prática, isso significa acompanhar a performance da estratégia de marketing, aprender com os erros e acertos, para repetir o processo com os ajustes necessários.

Continue a leitura e veja como isso pode beneficiar sua empresa!

 

Entenda o que é CRO

A sigla CRO vem do inglês, “Conversion Rate Optimization”, o que, traduzido, é “Otimização da Taxa de Conversão”. Em resumo, é uma prática muito importante que envolve fazer testes, para aumentar as taxas de conversão de um negócio na internet.

Por exemplo, vamos supor que uma das suas landing pages tenha uma taxa de conversão de 30%.

Para testar se o CTA tem impacto nesse número, você poderia fazer uma mudança no CTA e compará-lo com o atual. Se a nova chamada à ação tiver conversão superior a 30%, pode fazer a troca.

Aumentar as taxas de conversão é assunto sempre complicado. Assim, a maior do e-commerces afirma que esse é o maior desafio na busca pela venda. Logo, o CRO se faz indispensável.

 

Veja 6 motivos para investir de forma contínua no CRO

A princípio, é possível notar qual a importância do CRO. Afinal, ele se resume em criar formas de aumentar as conversões e, por sua vez, o faturamento da sua empresa com seu site.

Mas, isso talvez não seja o bastante para convencer você, então separamos uma lista com nada menos que 6 bons motivos para adotar de vez o CRO na sua empresa. Veja:

 

1. Redução do CAC

O primeiro benefício de aumentar as taxas de conversão é que isso diminui o custo de aquisição por cliente (CAC). Para chegar a essa conclusão, é fácil: o custo de aquisição se dá por somar tudo que é investido para conseguir cada cliente.

Cada venda perdida representa um aumento nesse custo. Logo, se a sua taxa de conversão subir, o CAC vai descer, e quanto menor for esse número, melhor para a saúde da empresa.

 

2. Aumento do faturamento

Seguindo a mesma lógica usada acima, com o aumento das conversões, é evidente que aumenta também o faturamento da sua empresa. Agora, a melhor notícia.

Se você consegue aumentar o faturamento enquanto diminui as despesas, isso significa que o negócio terá uma margem de lucro maior.

 

3. Segurança na tomada de decisões

Outro ponto positivo sobre a importância do CRO na sua estratégia de marketing digital é pela segurança que isso traz na tomada de decisões. Assim como tudo no marketing de performance, o CRO se baseia em dados.

Então, nenhuma mudança será feita só com base na intuição dos profissionais, e sim com base nos resultados de testes, ou seja, depois de comprovar que as mudanças serão para melhor.

 

4. Fortalecimento de parcerias

Quem você gostaria de ter como parceiro: uma empresa que converte um grande número de visitantes em clientes e continua trabalhando para melhorar nisso, ou uma que tem uma grande audiência de pessoas que nunca compram?

É assim que os seus potenciais parceiros o verão — como a escolha perfeita para ajudá-los a alcançar seus objetivos. Naturalmente, você terá maior poder de negociação e escolherá parceiros igualmente fortes, que o ajudem a alavancar seu negócio.

 

5. Conhecimento mais profundo sobre o comportamento dos clientes

O CRO não ajuda só a entender o que funciona ou não para converter, mas dá insights valiosos que ajudam a compreender o porquê do comportamento em questão.

Com o tempo, isso traz um conhecimento profundo sobre os clientes que se traduz em cada aspecto do negócio, desde o desenvolvimento do produto ou serviço até a estratégia de marketing, passando por vendas, pós-venda e atendimento. Deu pra notar que a importância do CRO pode influenciar bastante nos seus resultados, né?!

 

6. Melhora na experiência do usuário

A experiência do usuário deve ser prioridade máxima das empresas que atentam para a sua presença digital.

Isso acontece tanto pelos critérios de ranqueamento do Google, que se preocupa muito com a qualidade de navegação, quanto pela forte concorrência que existe hoje em qualquer mercado.

Quer você tenha um e-commerce que usa Inbound Marketing para vender mais ou um site simples, de apenas uma página com um formulário para contato, sendo assim a importância do CRO vai te ajudar a criar a melhor experiência possível para quem acessar suas páginas.

 

As principais estratégias de CRO

Aqui estão algumas estratégias de marketing de otimização de taxa de conversão aplicáveis ​​para testar e implementar em sua empresa!

 

Aposte em CTAs baseados em texto

Embora as pessoas ignoram os banners ou nem chegam até o final do post, é fundamental ter um CTA poderoso para manter o interesse daquele visitante.

É aí que o CTA baseado no seu texto se torna útil. Portanto, vale a pena realizar alguns testes, para ver se eles converteriam mais tráfego em leads, do que os CTAs regulares localizados na parte inferior de uma página da web.

 

Adicione fluxos de leads em seu blog

Um fluxo de leads é outro elemento de otimização da taxa de conversão que você pode incluir em seu site. Os fluxos de leads são pop-ups de alta conversão projetados para atrair a atenção e oferecer valor.

Você pode selecionar em uma caixa deslizante, banner suspenso ou caixa pop-up, dependendo de sua oferta.

 

Execute testes em suas páginas de destino

As páginas de destino são uma parte importante do kit de ferramentas do profissional de marketing moderno e, como mencionado anteriormente, são essenciais para a otimização da taxa de conversão.

Isso ocorre porque uma página de destino é onde um visitante do site se torna um lead ou um lead existente se envolve mais profundamente com sua marca. Para otimizar uma página de entrada, execute testes A/B, para identificar o seu melhor design e os recursos de conteúdo para os membros do público.

Por exemplo, com o teste A/B, você pode testar de forma rápida e fácil as diferentes versões da cópia do seu site, ofertas de conteúdo, imagens, perguntas de formulários e páginas da web para determinar a que seu público-alvo e leads respondem melhor.

 

Qualifique os potenciais clientes 

Às vezes, os visitantes desejam ir direto ao assunto, pular partes da jornada do comprador e falar imediatamente com um representante de vendas, em vez de serem estimulados.

Existem ações específicas que você deve encorajar esses visitantes de alta intenção a concluírem para que possam facilmente se tornar leads qualificados de marketing (MQLs), e eles possam agir por meio de uma combinação de páginas da web cuidadosamente projetadas, cópias claras e atraentes e CTAs inteligentes.

 

Crie fluxos de trabalho para capacitar sua equipe.

Existem vários fluxos de trabalho automatizados que você pode criar para capacitar sua equipe, com a ajuda de um software de automação de marketing.

Sendo assim, agora que você já conhece a importância do CRO, vale a pena utilizar as ferramentas de automação de marketing para enviar e-mails automáticos com fluxos de trabalho. Então, os clientes potenciais podem reservar reuniões com representantes em um clique. Enquanto isso, os representantes recebem notificações quando os leads realizam ações de alta intenção, como visualizar a página de preços em seu site. Ou, se você trabalha com comércio eletrônico, pode enviar um e-mail para as pessoas que abandonaram o carrinho de compras como um lembrete.

 

Adicione mensagens a páginas da web de alta conversão.

Use o software de chat ao vivo para conversar com os visitantes do seu site em tempo real e oferecer suporte e orientação conforme necessário. Para aumentar as conversões, adicione esses recursos de mensagens às suas páginas da web de alto desempenho, como preços e páginas de produtos – para que os leads obtenham as informações que desejam em tempo real.

Você também pode tornar seus bots de mensagens e bate-papo baseados em ações. Por exemplo, se alguém passou mais de um minuto na página, você pode querer se oferecer automaticamente para ajudar e responder a quaisquer perguntas que ele possa ter.

 

Otimize as postagens de blog de alto desempenho.

Mais uma vez, a publicação de artigos de blog abre a porta para uma grande oportunidade de conversões. Ainda mais se você já tem conteúdo de blog existente em seu site. Para começar a otimizar o conteúdo do seu blog, identifique suas postagens com os níveis mais altos de tráfego da web, mas com baixas taxas de conversão.

Além disso, observe as postagens do seu blog com altas taxas de conversão. Você deseja direcionar o tráfego do site mais qualificado para essas postagens e pode fazer isso otimizando o conteúdo da página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) ou atualizando-o conforme necessário para garantir que seja atualizado e relevante.

 

Aproveite o retargeting para reconquistar os visitantes do site.

Não importa qual seja a sua métrica de conversão principal: a verdade nua e crua é que a maioria das pessoas em seu site não realiza a ação que você deseja. Aproveitando o retargeting, você pode reconquistar as pessoas que deixaram seu site.

Em outras palavras, ele funciona rastreando os visitantes do seu site e exibindo anúncios online à medida que eles visitam outros sites na web. Isso é particularmente impactante quando você redireciona as pessoas que visitaram suas páginas da web de maior conversão.

As regras normais de entrada ainda se aplicam aqui, você precisa de uma cópia bem elaborada, visuais envolventes e uma oferta atraente para que o redirecionamento funcione.

 

Entenda o que é qualificação de leads e por que ela é vital para o seu processo de vendas

Algo que toda equipe de marketing precisa entender é que nem todo lead é igual. Como assim?

Enquanto alguns estão praticamente no fim da jornada de compra, quase prontos para tomar uma decisão final, outros acabaram de entrar na sua base e ainda estão saindo do topo para o meio do funil.

Conversar com todos da mesma forma seria um erro grave. Você correria o risco de perder vendas por demorar demais a abordar um lead pronto ou por acelerar demais a abordagem de um lead despreparado.

Por isso, é vital qualificar seus leads e fazer uma boa gestão deles. Dessa forma, cada um receberá exatamente o que precisa, e as vendas vão acontecer de forma natural, sem queimar etapas e perder oportunidades por conta de uma abordagem errada.

 

A qualificação de leads anda com o CRO, já que as conversões não acontecem apenas no momento final da venda, mas durante toda a jornada de compra acontecem pequenas conversões.

Dar atenção ao desempenho de cada ponto de conversão e acompanhar os leads conforme avançam para mais perto da decisão final é de grande ajuda para garantir a performance da estratégia de marketing.

 

Convenceu-se da importância do CRO, mas ainda não sabe por onde começar a implementá-lo? Então veja agora como usar o lead scoring na sua estratégia de marketing e aumentar o faturamento!

Posts Relacionados