CRO: Descubra o que é e como ele pode mudar seu negócio!

Oscar Sigaki

Oscar Sigaki

Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e COO da Hubify.

5 minutos de leitura

Você sabe o que é CRO? Embora essa sigla possa não dizer muito em um primeiro momento, utilizá-la em seu negócio poderá fazer suas vendas crescerem muito. Se você já reclamou alguma vez que o seu site ou loja virtual tem muitos acessos, mas ninguém compra ou ninguém pede um orçamento, há grandes chances do seu site ter problemas de CRO.

Neste artigo, mostraremos com mais detalhes o que é essa sigla na mídia paga, como isso é importante para seu negócio, além dos erros mais comuns de quem deseja colocar o CRO em prática. Ao final deste post, você estará pronto para traçar seu plano.

Quer melhorar seus resultados e ter uma estratégia de marketing digital voltada à performance? Boa leitura!

O que é CRO?

CRO é uma sigla que significa Otimização da Taxa de Conversão. Embora diversas pessoas acreditem que o CRO é uma métrica, na verdade, ele pode ser definido como um conjunto de técnicas para aumentar as conversões das suas páginas. Ou seja, para seu site dar resultado!

Diversos fatores podem fazer com que sua página tenha sucesso nas conversões. Para começar, questões como preço, frete, tempo para entrega e disponibilidade dos itens comercializados são essenciais para que a quantidade de conversões cresça. Entretanto, há diversos outros pontos a se preocupar, ligados à qualidade do seu site.

Isso significa que você deve proporcionar uma boa experiência de navegação para os usuários do seu site ou da sua loja virtual. Alguns itens que vão ajudá-lo nisso são:

  • ter meta description e title otimizados ajudam a aumentar o CTR (ter mais cliques) quando suas páginas aparecerem no Google;
  • ter páginas com carregamento rápido;
  • conter informações completas sobre seus produtos, como fotos e vídeos (desde que esses arquivos não sejam muito pesados e atrapalhem no carregamento do site);
  • publicar conteúdo de qualidade e relevante para seu público;
  • zelar pela facilidade de navegação das suas páginas;
  • criar um site fácil de ser utilizado;
  • produzir um layout bonito e eficiente;
  • desenvolver CTAs (chamadas para ação) para convidar seus usuários para o próximo passo;
  • proporcionar um ambiente simples e intuitivo para que os clientes concluam as compras;
  • certificar-se de que as páginas funcionam adequadamente em dispositivos móveis.

As estratégias de CRO são responsáveis pela promoção de uma experiência de qualidade para os clientes e visitantes do seu e-commerce, eliminando os principais problemas que dificultam as conversões.

Como ela é importante para seu negócio?

Se você ouvir que o CRO só pode ser usado por grandes empresas ou negócios que tenham alto tráfego, saiba que essa informação está incorreta! Na verdade, você pode utilizar as técnicas de otimização, independentemente do tamanho da sua organização. Obviamente, quando o volume de visitantes for maior, os resultados da sua estratégia serão ainda mais visíveis. Mas isso não significa que empresas com menor índice de acessos perderão os benefícios.

Como o objetivo das estratégias de CRO é melhorar a experiência que um cliente ou visitante tem com sua marca a partir dos canais de comunicação institucionais, eles terão uma visão diferente da sua marca. Assim, aspectos como qualidade na prestação dos serviços, atendimento rápido e tranquilidade para fazer a compra estarão na mente dos seus usuários.

Mais do que isso, você verá que, além de aumentar as vendas e ter retorno ao investimento efetuado, os clientes se tornarão mais fidelizados e terão prazer em indicar sua empresa para amigos e parentes. Legal, não?

Quais são as possibilidades para a otimização da taxa de conversão?

Para aumentar sua taxa de conversão, algumas técnicas podem ser utilizadas. Veja:

Adoção de estratégias de SEO

Para pensar em aumentar a conversão, você precisará ter visitantes ativos nas suas páginas, não é mesmo? Por isso, o CRO está ligado às técnicas de otimização de páginas para os motores de busca (SEO), como Google, Yahoo! e Bing. Sendo assim, todas as estratégias de SEO podem ser consideradas a parte inicial do CRO.

Entre as diversas medidas que você pode realizar, destacam-se a utilização de palavras-chave ideias (com maior volume e menor concorrência possível) e a obtenção do maior número de links externos de qualidade para sua página. Vale lembrar que todas as ações recomendadas são úteis para ajudá-lo a receber mais usuários.

Você deve ter em mente, entretanto, que o tráfego gerado deve ser de qualidade. De outra forma, não será possível transformar esses visitantes em clientes. Ou seja, não adiantará ter uma página bem-feita em questão de usabilidade e navegabilidade, se os usuários não tiverem interesse em comprar seus produtos e serviços.

Para entender se o tráfego gerado está rendendo conversões, utilize ferramentas como o Google Analytics. Faça segmentações para verificar qual é a origem dos pedidos de compra realizados. Após, compare os resultados com outros aspectos, como tráfego pago e mídias sociais.

Testes de usabilidade

Os testes A/B são algumas das principais formas de melhorar a usabilidade de suas páginas e a taxa de conversão. A partir deles, você pode experimentar duas variáveis de uma página para entender qual é a que apresenta maior conversão. Você pode testar botões, cores de textos, posições de elementos, CTAs, campos de formulário e qualquer outra modificação que acredite trazer lucro para sua empresa. Escolher corretamente o layout do seu site, dessa maneira, é fundamental.

Para que seu experimento seja conclusivo, escolha apenas uma variável por teste. Por exemplo, se você acredita que a cor do botão “Comprar” ou “Adicionar ao Carrinho” deveria ser vermelha e não verde, não faça nenhuma outra modificação nas suas páginas. Assim, será possível entender se a mudança nas conversões terá uma justificativa por esse item.

Você também pode criar testes com várias variáveis, para fazer diversos experimentos ao mesmo tempo. Entretanto, será mais complicado definir qual é o fator preponderante para modificar o comportamento dos usuários. Documente sempre as possibilidades de testes que pensar em fazer, mesmo aqueles que pareçam estranhos no momento. Modificar, por exemplo, a localização do botão de compra para o lado direito, pode surtir bons resultados.

Além de registrar quais são suas intenções, você também deve computar os resultados gerados, como quantidade de visitas, número de conversões e ambientes em que esse cenário ocorreu. Dessa forma, você terá condições de propor novos experimentos para suas páginas.

Contratação de empresas qualificadas

Contar com uma agência especializada é importante para maximizar seus resultados. Os profissionais do ramo possuem o conhecimento necessário elaborar estratégias e otimizar seu site para que os usuários tenham uma boa experiência de uso. Ou seja, a contratação de uma empresa qualificada não deve ser vista como gasto, mas como investimento, uma vez que a forma com que os clientes enxergam a empresa será melhor, além de que haverá aumento da taxa de conversão.

Quais são as principais técnicas para aplicar CRO?

Veja, agora, quais são as técnicas mais utilizadas para aumentar seu índice de conversão:

  • Verificação do tráfego e análise de seus visitantes, que pode ser feito por meio do Google Analytics e WebTrends;
  • análise da funcionalidade do site (funcionamento em todos os navegadores e dispositivos), além da velocidade de carregamento;
  • verificação da usabilidade do site;
  • entendimento de onde está o foco de atenção dos usuários e de quais são as áreas mais acessadas do site, que pode ser verificado com softwares como o Hotjar;
  • aplicação de testes a/b para determinar que ações vão aperfeiçoar a usabilidade do site;
  • escolha de métricas úteis para avaliar o comportamento dos usuários.

Agora que você já sabe o que é CRO, está preparado para planejar as estratégias de otimização para as conversões de seu site. Faça pesquisas para entender melhor os desejos, os problemas e as dificuldades do seu público. Assim, você terá mais condições de resolver as principais demandas deles e levá-los mais facilmente à conversão! Ou seja, você evitará tudo que impede seu site de ter sucesso.

Entre em contato conosco agora mesmo e veja como nós podemos ajudá-lo a aumentar o número de clientes e seu faturamento. Esperamos por você!

E-book Mídia Paga

Ouça nosso Podcast!

Posts Relacionados