Importância das meta tags title e description do seu site

Wesley Monaro

3 minutos de leitura

Hoje em dia, muitos empresários se preocupam em colocar sua empresa na internet. Quando falamos de internet, logo pensamos no Google, Bing, e outros buscadores da Web. Mas, com tanta concorrência na internet, não faltam dúvidas… Por que meu concorrente aparece primeiro que minha empresa no Google? Tenho que pagar para aparecer? O meta tags title e description pode te ajudar a alcançar isso!

Inclusive, o nosso CTO escreveu recentemente um artigo incrível que conta o que fazemos para deixar o site de nossos clientes na primeira página do Google, vale a pena clicar, ler e conferir!

Bom, nesse contexto, eu quero nesse artigo abordar mais sobre a busca orgânica e como os buscadores podem trazer inúmeros benefícios para empresas de todos os segmentos sem a necessidade de investimento.

A busca orgânica é aquela onde o usuário faz uma pesquisa no Google, ou em qualquer outro buscador e nos resultados aparece uma lista de sites sobre o assunto. É bem importante destacar que entre os resultados da busca, aparecem anúncios pagos de Google Adwords.

Voltando a parte orgânica, essa busca antigamente se baseava em keywords, as palavras-chave,  pertinentes ao conteúdo apresentado no site. Porém, surgiu um grande problema: Os criadores de sites viram que inserindo várias keywords no site, os usuários eram atraídos para seu conteúdo, quando nem sempre as keywords inseridas condiziam com o real conteúdo passado na página.

Devido a esse problema, hoje, os buscadores não levam mais em consideração as keywords. Uma série de fatores são atualmente considerados relevantes para a busca orgânica, como Título, Descrição, conteúdo único, quantidade de acessos e outros. O que vamos ver um pouco mais aqui, são as meta tags de Título (meta tag title) e Descrição (meta tag description).

O que são meta tags?

Meta tags são informações inseridas no cabeçalho do site, que são utilizadas por mecanismos externos, normalmente de busca (robots). Essas tags não são visíveis no site.

Existem vários tipos de meta tags, as que descrevem o idioma, codificação, propriedade, URL, imagens de compartilhamento, e as principais, título e descrição do site.

Quando fazemos uma busca em qualquer site e busca, os resultados exibidos possuem um título e uma pequena descrição. Essas informações são importantíssimas, uma vez que são as primeiras informações passadas ao usuário no momento da pesquisa e, por conta disso, podem ser decisivas para a pessoa escolher clicar no seu site.

Como inserir um bom título e boa descrição para meu site?

 Título – Meta Tag Title

A grande questão é, como elaborar um bom título para meu site, já que o título é a meta tag de maior relevância para os buscadores? Para responder essa pergunta, imagine você, dono do site, como um consumidor, que está procurando o seu serviço ou produto. Quais palavras você usaria na busca?

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Vamos usar o exemplo de uma loja de instrumento musicais. O que uma pessoa digitaria no Google para encontrar uma loja de instrumentos? Obviamente as palavras “instrumentos musicais”. Mas, essas palavras trarão uma quantidade monstruosa de resultados. Nesse caso, seria interessante segmentar a região. Normalmente, uma busca desse tipo vem acompanhada da região, como “instrumentos musicais em mogi das cruzes”. Se seu site tiver as palavras “instrumentos musicais mogi das cruzes” no título, tenha certeza que ela será um dos resultados na busca desse usuário.

Claro que o rankeamento no Google requer uma série de outros fatores, que podem ser vistos nesse nosso artigo clicando aqui. Mas, é crucial que no título do site tenha as informações que provavelmente seriam usadas em uma busca. Vale lembrar que o título do site não deve ultrapassar o limite de 70 caracteres.

Descrição – Meta Tag Description

A descrição é o pequeno texto exibido abaixo do título nas buscas Ali o usuário terá um complemento do título, onde as demais informações que não couberam no título serão exibidas.

Vamos novamente pensar como o usuário buscando os instrumentos. Quais as palavras que melhor definem o negócio, passando a informação necessária para chamar esse usuário ao seu site? Aqui cabe muito bem a criatividade. Sempre é um desafio definir um pequeno texto, passando informações relevantes. Além disso, também é importante incluir aqui palavras possivelmente usadas na busca, como as usadas no título. O limite para as descrições são de 160 caracteres.

Outro ponto interessante é que quantidade não significa qualidade. Portanto, não se preocupe em preencher todos os 160 caracteres. Mais vale uma descrição curta com informações relevantes do que uma descrição longa com palavras repetitivas.

Ferramentas para analisar quantidade de caracteres

Existem algumas boas ferramentas para análise da quantidade de caracteres inseridas no título e descrição:

SEO Quake – Complemento para navegador (disponível para Chrome, Firefox e Safari). Esse complemento além de analisar a quantidade de caracteres de título e descrição, ele faz uma análise geral da página de outras questões importantes para busca.

Seo Master – Portal com dicas legais sobre Seo. Basta cadastrar seu email e receber as novidades

Espero que meu artigo sobre meta tags title e description tenha ajudado você a deixar o site da sua empresa mais atrativo quando ele aparecer nas buscas do Google 😉

Se você está querendo montar um site para a sua empresa, não deixe de ler o artigo “Tudo o que você precisa saber para criar um site para seu negócio” escrito pelo nosso CEO, Caio Sigaki.

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