Como usar o IGTV para gerar resultados incríveis na sua empresa

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Qual é o papel do Instagram no crescimento da sua empresa? Sim, estamos falando de geração de leads e vendas.

Se você ainda não sabe ou não vê um papel expressivo da plataforma, mas usa o Instagram com frequência como parte da sua estratégia de marketing digital, talvez, tenha um problema.

Afinal, qualquer investimento em marketing deve apresentar retorno em vendas. Quem não vê esse retorno pode estar com dificuldade em engajar o público e conduzi-lo pela jornada de compra.

Felizmente, o próprio Instagram se preocupa tanto com o engajamento que continua criando recursos para manter ativa a base de mais de 1 bilhão de usuários.

Estamos falando do IGTV, a plataforma de vídeos da, social media que chegou para tentar competir com o YouTube.

Quer dominar a ferramenta e usá-la para alavancar seu negócio? É isso que vamos ver agora!

Por que o IGTV pode ser o seu próximo grande canal de marketing

O IGTV chegou com o potencial de ser o seu próximo grande canal de marketing. E podemos falar isso por várias razões, além da crescente demanda por conteúdo em vídeo que se tem observado.

Confira alguns motivos para criar um canal hoje mesmo!

Alcance

O Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários, sendo que metade deles acessa a rede todos os dias. O IGTV está ganhando espaço, o que significa que, cada vez mais, boa parte desse tráfego gigantesco será destinada aos canais dele.

O sistema de descoberta do IGTV é parecido com o de uma TV, no qual você vai trocando de canal e descobre novos programas.

Então, se você quer aumentar o alcance da sua marca e ganhar mais seguidores no instagram, o IGTV é a estratégia perfeita para que você seja ser descoberto e engaje melhor seu público.

Engajamento

Engajamento vale ouro em qualquer investimento que você faça no mundo online.

Não por acaso, o engajamento é o que difere a pessoa que vê a sua mensagem e a ignora daquela que realmente se importa com o que você tem a dizer. E o conteúdo em vídeo, de forma geral, engaja muito bem.

Assim, não há motivo para deixar de aproveitar esse canal de marketing que só cresce no Instagram.

Recursos

Nos seus vídeos do IGTV, que podem durar até 10 minutos (1 hora para contas verificadas e muito populares), existe a possibilidade de inserir um ou mais links para direcionar tráfego para seu site ou outro canal.

Além disso, os vídeos do IGTV podem ser abertos em computadores, mesmo que a pessoa não tenha um. Isso quer dizer que você pode publicar no IGTV e, depois, promover no seu blog, sem prejuízo algum.

4 tipos de conteúdo para bombar seu canal do IGTV e construir uma audiência fiel

Uma das premissas básicas para ter sucesso com seu canal no IGTV é acertar no conteúdo. Como o leque de opções é bem vasto, pode ser difícil escolher a melhor estratégia.

Para isso, é importante que você entenda qual o tipo de interação sua persona tem com a rede social. Além disso, é importante produzir um conteúdo alinhado com suas expectativas.

Separamos 4 tipos de conteúdo que têm tudo a ver com o formato e a audiência do Instagram. Veja quais são e como eles podem ajudar a bombar seu canal!

1. Bastidores

Mostrar os bastidores é sempre uma boa forma de manter o público atento sobre o que a sua empresa está fazendo e criar uma comunidade de fãs, em vez de apenas clientes.

Vídeos de bastidores apelam para o senso de pertencimento e exclusividade que as pessoas tanto gostam.

Isso promove o engajamento e aumenta as chances de os seus vídeos fazerem sucesso de forma contínua, e não apenas uma vez.

2. Trailers

Outra forma de criar expectativa sobre seus produtos e serviços, principalmente, se eles têm algum apelo popular junto ao público, é lançar pequenos trailers.

Por revelar, aos poucos, os detalhes das novidades que pretende lançar no mercado, você pode até aproveitar para lançar grandes campanhas de pré-venda com desconto, um pouco antes do lançamento oficial.

Dessa forma, poderá usar o IGTV não só como canal de divulgação, mas até criar uma ponte para as vendas diretas.

3. Programas regulares

Programas regulares e quadros fixos são outra boa opção para te ajudar a criar conteúdo que gere valor para o seu público.

Inclusive, seus programas podem ser de qualquer assunto e formato: entrevistas, tutoriais, plantão de notícias, ou até séries de conteúdo em várias partes, falando sobre o mesmo tema.

E-book Youtubers e marcas

O que importa é dar uma cara de programa regular, para mostrar aos espectadores que haverá continuação.

4. Perguntas e respostas

Sabe aqueles vídeos de perguntas e respostas que fazem sucesso nas mãos de vários youtubers? O mesmo pode ser feito no IGTV.

Você não precisa ser um influenciador digital para criar conteúdo desse tipo. Se o seu produto ou serviço levanta algumas dúvidas comuns nos clientes, que tal fazer um vídeo ou série, respondendo a cada objeção?

Isso vai ajudar a educar seus clientes e motivá-los a tirar outras dúvidas que talvez estejam impedindo a compra neste momento.

4 dicas técnicas para garantir o sucesso no IGTV

Não se engane. A parte técnica faz toda a diferença no sucesso de um canal de conteúdo no IGTV.

A ideia do Instagram é que os vídeos tenham alta qualidade para competir de igual para igual com as produções cada vez mais elaboradas do YouTube.

Então, siga as dicas abaixo e capriche nos seus vídeos para garantir o sucesso do IGTV!

1. Invista em equipamentos de qualidade

Há muitos equipamentos de suporte técnico que podem fazer total diferença na qualidade e nos resultados dos seus vídeos. Alguns deles incluem:

Sim, você pode filmar tudo apenas com o seu celular e editar usando apps de edição gratuitos. Mas, quanto melhor for a sua estrutura, melhores serão seus vídeos e, para o IGTV, isso conta bastante.

2. Crie um cenário apropriado

Quanto mais bonito e contextualizado o cenário dos seus vídeos, melhor. Como assim? O cenário bonito dá uma aparência mais profissional e passa mais confiança no público, de que a sua mensagem também é de qualidade.

O fato de o cenário ter a ver com o assunto do conteúdo também é importante para mostrar que você entende do que está falando.

Por exemplo, o Gustavo Cerbasi fala sobre finanças pessoais, então, usa um cenário sóbrio e que destaca a sua influência no YouTube.

Já o Omelete mostra objetos da cultura pop, o que faz todo o sentido pelo conteúdo do site.

3. Edite os vídeos antes de publicá-los

Em vez de falar tudo que vier na cabeça e publicar o vídeo, é sempre melhor editar e deixá-lo mais polido e organizado.

Se perceber que algo destoa do restante, corte esse pedaço e até regrave alguma parte, se necessário. Uma dica extra: ter um roteiro ajuda a diminuir o trabalho de edição depois.

4. Dê uma identidade visual ao canal

Se todos os vídeos do seu canal tiverem uma só “cara”, ficará mais fácil para o público identificar a sua marca em qualquer lugar, e não apenas no Instagram.

Você pode fazer isso de várias formas, como:

  • usar uma linguagem similar em todos os vídeos;
  • padronizar a forma de escolher os títulos;
  • usar o mesmo filtro em todas as produções.

3 exemplos que valem a pena seguir ao usar o IGTV na sua estratégia digital

Talvez você esteja se perguntando quem já usa o IGTV com bons resultados para servir de inspiração para a sua estratégia.

Se é isso que você queria, vai gostar de ver os 3 exemplos de empresas que têm conseguido, com diferentes abordagens, usar o que o IGTV tem de oferecer de melhor.

1. Omelete

O site Omelete, principal sobre cultura pop no Brasil, é referência em conteúdo sobre filmes, séries, quadrinhos e música, e se tornou um verdadeiro império pop no país, com várias submarcas.

No Instagram, o perfil do IGTV tem muito conteúdo, como quadros diários sobre notícias importantes e especiais sobre os mais variados temas.

2. Netflix US

A Netflix é conhecida por interagir bastante com a audiência nas redes sociais e aproveitar cada pequena oportunidade para promover suas principais produções.

Não à toa, o IGTV é parte dessa estratégia. A Netflix dos Estados Unidos faz vários vídeos com os elencos de suas séries, o que ajuda a manter o público interessado em tudo que rodeia as atrações.

3. Nubank

O Nubank é campeão em falar sobre seus produtos e serviços sem parecer chato ou egoísta. Na verdade, os vídeos dão aos fãs da empresa tudo que eles querem de uma marca moderna e conectada.

O perfil do roxinho cria expectativa sobre novidades, responde a dúvidas comuns e até mostra como os cartões de crédito da marca são feitos.

O IGTV é uma plataforma relativamente nova, mas que já mostra grande potencial de engajamento. Pode ter certeza de que os recursos apresentados até agora são só o começo, e quem largar na frente terá vantagem no futuro.

E, como estamos falando de vídeos, já pensou em turbinar a sua estratégia de conteúdo audiovisual fazendo vídeos animados? Leia nosso artigo e entenda por que você deve adotar essa opção!

Conteúdo produzido pela Rock Content.

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