Blog 8D Hubify

Agência de Marketing Digital ou freelancer: o que é melhor para o meu negócio?

5 minutos de leitura

Para que o seu empreendimento consiga melhores resultados, é fundamental considerar as possibilidades que o marketing digital apresenta. Assim, com o crescimento dos serviços oferecidos por freelancers, vale a pergunta: é melhor contratar uma agência de marketing digital ou um profissional freelancer?

Para tirar essa dúvida, nada melhor do que conferir o que uma agência pode trazer para o seu negócio e entender os benefícios que sua empresa obtém ao fazer a escolha certa. Acompanhe!

Equipe qualificada

O grande diferencial que uma agência de marketing digital pode oferecer é a expertise que ela possui no mercado em que atua. Via de regra, a agência é composta por profissionais de diferentes especialidades e sua organização costuma ser planejada, o que garante que o cliente não tenha que se preocupar com muitos detalhes.

Isso pesa muito quando lidamos com conteúdo, por exemplo. O SEO é um conjunto de técnicas fundamentais para alavancar a presença digital de uma empresa nos mecanismos de busca. Quando um redator freelancer não domina esse recurso, o site em questão não consegue obter destaque nas pesquisas, mesmo que contenha textos excelentes.

Além disso, a agência tem como garantir o cumprimento de prazos, coisa que o freelancer nem sempre oferece. Se algo acontecer com ele e não houver um profissional substituto, a empresa terá que lidar com atrasos e outros problemas. Até mesmo no futuro, se houver a necessidade de atualização, este profissional poderá já não fazer mais parte de sua equipe, o que dificultará o processo.

Por isso, contar com uma equipe apta para lidar com todos os detalhes da comunicação online é a grande vantagem de contratar uma agência de marketing.

Know-how

Se você contrata uma agência acostumada a atender clientes da sua área, ela trará toda a experiência que acumulou no trabalho oferecido a esses clientes e a colocará à sua disposição.

Em relação aos freelancers, mesmo quando eles atuam exclusivamente dentro da sua empresa e por mais que tenham competência, esses profissionais não têm muito o que oferecer em termos de experiência para a companhia.

O domínio dos procedimentos é algo que move as grandes agências em busca de profissionais qualificados. Ao contratar uma agência que possui experiência no mercado, você garante ao seu lado um time que sabe o que está fazendo, independentemente dos profissionais que eventualmente compõem a organização.

Maiores recursos

Para que um trabalho de marketing digital seja bem executado, é fundamental contar com os recursos certos. Alguns deles são realmente caros — como computadores, softwares e serviços específicos. Por isso, é preciso ter à sua disposição uma agência de marketing digital bem estruturada, que invista em ferramentas seguras e ágeis para facilitar o trabalho.

Quando você trabalha com freelancers, a grande demanda causa a baixa qualidade do processo, até porque esses profissionais não têm como se adequar às exigências tecnológicas que aparecem.

Outro ponto importante: se eles atuarem alocados na sua empresa, você terá que providenciar os equipamentos para que cada profissional dê conta de suas tarefas — o que pode tornar todo o processo excessivamente caro em comparação com a opção de contratar uma agência.

Afinal, fechando negócio com uma empresa especializada, você negocia o preço e paga somente pelo serviço, deixando todo o investimento a cargo da empresa contratada. Assim, o que acontece é que os gastos com esses recursos ficam diluídos entre você e os outros clientes, permitindo, assim, soluções mais avançadas e econômicas para o seu negócio.

Personalização dos serviços

Adaptar o conhecimento de diferentes profissionais às necessidades específicas do seu segmento é a melhor maneira de obter a personalização qualificada dos serviços. Com a especialização vem o conhecimento profundo e, baseado nele, o profissional pode tentar diferentes alternativas para obter resultados melhores para uma campanha.

Essa é uma maneira segura para evitar problemas em ambiente online, tão comuns quando pessoas sem grande conhecimento trabalham com a construção da imagem das empresas.

Além disso, se por algum motivo a sua empresa precisar se especializar em um novo tipo de marketing, você não precisará demitir toda a sua equipe. As agências conseguem lidar com diferentes tipos de demandas na área, tais como:

Dependendo da atividade que sua empresa exerce, é possível definir uma estratégia mais eficiente e contar com um serviço profissional para obter melhores resultados, independentemente do segmento.

Reputação da agência de marketing digital

Tanto do ponto de vista da agência — que precisa estar sempre com profissionais de qualidade em sua equipe para atender aos clientes — quanto do próprio cliente, que não pode correr riscos de perder o profissional contratado, optar por uma agência oferece menores ameaças.

Uma agência com clientes já estabelecidos e uma marca forte dificilmente ficará sem profissionais para atender suas próprias demandas. É o contrário do que acontece com o freelancer, que pode resolver deixar o projeto diante de alguma dificuldade.

Como agências mais fortes no mercado costumam saber exatamente o que fazer para alcançar os resultados desejados, o processo se torna menos burocrático e menos sujeito a riscos. Imagine partir da estratégia para a ação antes da concorrência?

É isso que uma equipe experiente oferece à sua empresa: redução do tempo necessário para que os resultados efetivamente comecem a aparecer. No ambiente online, em que tudo acontece de maneira cada vez mais rápida, isso é um diferencial e tanto.

Contar com um ótimo time

Montar um time forte não é tarefa fácil e exige investimentos nos diferentes setores do empreendimento. Assim, quando tenta fazer isso internamente, você precisa ter muito dinheiro para montar um grande time — do contrário, sempre faltará uma peça ou outra.

Além disso, é preciso considerar, ainda, o domínio sobre o tema para amenizar a incidência de erros. Veja o caso dos times de futebol: alguns são até interessantes, mas não ganham campeonatos porque falta um determinado lateral, um zagueiro ou outro jogador específico. É assim também com o marketing digital.

Em resumo, existem dois caminhos: o primeiro é montar sua própria equipe internamente e investir na sua qualificação. O outro é terceirizar esse processo, contratando uma equipe já montada e treinada para obter os resultados, deixando a cargo da empresa contratada toda a responsabilidade pelos profissionais envolvidos.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a encontrar a melhor agência de marketing digital!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por