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Conheça aqui as tendências de SEO para 2023

7 minutos de leitura

Quer saber quais as melhores tendências de SEO para 2023? Então você veio ao lugar certo!

Vamos abordar neste artigo todas as principais tendências de SEO para o ano que se aproxima, para você estruturar bem seu site e conquistar muita visibilidade e lucratividade com as visitas dos usuários. 

O SEO é uma das estratégias de marketing mais poderosas da atualidade, responsável por aumentar o tráfego de pessoas em um site e ajudar a melhorar seu ranking, aumentando assim a visibilidade e popularidade de uma marca.

No entanto, há várias atitudes que vêm um pouco mais tarde e podem ser melhor aproveitadas em 2023, mostrando tendências reais para o próximo ano, mas anunciando grandes avanços no domínio da era digital.

Pensando nisso, o texto de hoje aborda as principais tendências de SEO para 2023, a fim de melhorar qualquer tipo de site.

Qualquer site deve utilizar estratégias de SEO? 

Sim, seja um site de uma empresa de conserto de geradores, ou um site de uma instituição de ensino que queira captar novos alunos, o SEO é a principal estratégia para gerar resultados.

Afinal, é certo que toda empresa que busca ampliar seu alcance e novas formas de fazer negócios e se tornar importante para o negócio precisa entender de SEO e saber como ele funciona para aproveitar ao máximo as estratégias que serão citadas ao longo do texto.

Seja um site ou página falando sobre tecnologia, sobre paineis decorativos em tecido, ou um blog de culinária e vida saudável, é preciso descobrir que todo mundo tem condições de vender e, de fato, crescer no meio digital através de um bom SEO.

Esse é o trabalho do SEO, que é um acrônimo para o termo Search Engine Optimization, que se traduz diretamente para oportunidades como otimização para mecanismos de busca

Ele é utilizado como ferramenta para diversos algoritmos que melhoram a classificação de um site em buscadores como Google e Bing.

Em outras palavras, quanto melhor for a classificação do seu site, mais facilmente  o mecanismo alocará ele na primeira página de pesquisa para vários usuários visitarem.

De modo que, um site de uma empresa de contabilidade zona sul SP seja mais reconhecido em outros estados do país.

No final, é uma matemática bem simples: quanto mais alto for o ranking de um site, mais pessoas o encontrarão, mais tráfego ele receberá e maior será a probabilidade de alguém se tornar um cliente. Portanto, isso é algo que sempre deve ser investido.

Mas quais são essas tendências? Elas podem ter de fato um impacto muito forte nos sites de empresas e negócios? 

Podem ser vinculados e aplicados um site de uma empresa de cursos de treinamento online de estação de tratamento de água de poço artesiano, por exemplo? E quais são os benefícios reais de investir em SEO?

As respostas para essas e muitas outras perguntas vamos abordar nos próximos tópicos!

Principais tendências de SEO para 2023

Agora que você já entendeu melhor como funciona o SEO e o porquê ele deve ser utilizado em todo e qualquer tipo de site, blog, ou página virtual, bem como seu impacto positivo na visibilidade de um negócio, vale a pena entender as principais tendências. 

Então, podemos pensar em alguns exemplos de tendências de SEO emergentes no mercado de trabalho que virão com tudo em 2023, como:

Pesquisa por voz assistida por IA

Assistentes virtuais como Alexa e Google Assist são uma forte tendência para os próximos anos, e ainda hoje estão implantados em aproximadamente 55% das residências, seja por meio de dispositivos específicos ou reconhecimento de voz.

As pesquisas por voz em uma variedade de tópicos estão se tornando mais frequentes e, mesmo no site de uma empresa de conserto de aquecedor elétrico, você pode aproveitar o tema para criar conteúdo ou usar o SEO para obter mais tráfego de usuários.

Otimização de imagem

Imagens de alta qualidade e atraentes sempre fizeram parte do comércio eletrônico, mas com a popularidade das redes sociais e o surgimento do Instagram, as pessoas estão procurando cada vez mais vídeos e imagens de qualidade

Ou seja, elas agora fazem parte do SEO, e podem diminuir ou aumentar a taxa de cliques dos usuários, e fazer com que um site seja bem avaliado ou não. Tudo depende da qualidade das imagens inseridas no site e artigos dos blogs. 

Ou seja, o próprio Google agora utiliza essa análise para avaliar um site e colocá-lo nas primeiras pesquisas de buscas. Portanto, para 2023, procure mais detalhes e descrições das imagens usadas que atrairão os usuários e irão ajudar no SEO do seu site.

Pesquisas e buscas mais precisas

Seja na busca por vending machine aluguel, ou cosméticos veganos, outra tendência de SEO são as buscas mais precisas e bem colocadas.

Ou seja, palavras-chave mais específicas que tornam as pesquisas mais assertivas. Com isso, a estratégia de utilizar palavras-chave com português errado, e pensando na forma como um usuário escreveria  pode não servir mais. 

Na verdade, é preciso fazer um ajuste nas pesquisas de palavras-chave, e mudar a forma como podem ser abordadas nos artigos. 

É muito difícil, mas é eficiente e ajuda bastante a fazer com que os usuários encontrem seu site de forma mais rápida.

Isso está ocorrendo porque cada vez mais os usuários pensam bem na hora de buscar um termo na internet, principalmente quando quem encontrar algo muito específico, como “chopeira naja completa”. 

O Princípio de EAT

Essa é uma sigla para Expertise, Authoritativeness and Trust, ou expertise, autoridade e confiabilidade em português. 

Esse é um princípio que está relacionado a:

  • melhor criação de conteúdo;
  • melhor classificação das páginas;
  • maior autoridade do site ou blog;
  • maior tráfego orgânico.

Portanto, como tendência em 2023, pode-se dizer que o máximo de investimento possível deve ser feito neste campo para atrair mais o  público.

Logo, assim como certificado de regularidade cadastral de entidades regulamenta associações civis, o princípio de EAT pode regulamentar um site ou um blog de forma positiva. 

Core Web Vitals

Outra grande tendência de SEO para 2023 é o Core Web Vitals. Ele examina a experiência do usuário em um site, como a capacidade de resposta da Internet às páginas, velocidade e interação do usuário e melhores classificações de SEO nos mecanismos de pesquisa.

Criação de conteúdos precisos e dinâmicos 

A criação de conteúdo preciso, que responde às dúvidas dos usuários de forma dinâmica e interativa é uma das melhores estratégias de marketing aplicadas e utilizadas atualmente.

Não é à toa que será uma grande tendência em 2023, afinal, as pessoas estão cada vez mais exigentes ao acessarem a internet.

Portanto, consumir conteúdo premium é o que impulsiona os usuários e faz o SEO impulsionar de forma positiva os principais sites e blogs de quaisquer segmentos.

Por isso, produzir conteúdo relevante, mas dinâmico, ainda é uma tendência e muito necessária para que as estratégias de marketing continuem funcionando bem.

Maior integração por dispositivos Mobile

Outra grande tendência de SEO para 2023 que não pode ser esquecida é a maior integração por meio dos dispositivos móveis.

Com o desenvolvimento contínuo da tecnologia e a crescente popularidade da Internet, temos visto muito acesso à web por meio de telefones celulares.

Para confirmar esse fato, aproximadamente 87% dos usuários ativos da Internet hoje já usam dispositivos móveis para acessar sites, pesquisar tópicos no Google, fazer compras, transações e muito mais.

Portanto, o conceito de mobile first - um conceito inovador que visa primeiro criar projetos de sites e plataformas nos parâmetros dos dispositivos móveis, para depois  adaptá-los para desktop.

E não somente isso, mas também para as landing pages e qualquer projeto que sua empresa tenha na internet. Portanto, essa é uma tendência inovadora que dá prioridade para  projetos móveis antes de passá-los para o desktop.

LGPD e SSL

 O contexto relacionado à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) já é amplamente utilizado no marketing digital hoje e continuará sendo um contexto altamente penetrante em 2023.

Afinal, se a tecnologia está cada vez mais avançada e trazendo novidades para o ambiente online, a LGPD deve estar atenta para garantir a segurança das informações dos clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, entre outros. 

Portanto, dados sensíveis e importantes devem ser plenamente protegidos pelos sites, e por isso que os certificados de SSL tornam-se indispensáveis para um bom SEO em 2023.

Conteúdo de vídeo para SEO

Atualmente, as redes sociais priorizam o conteúdo em vídeo, e o mesmo vale para sites. Ou seja, uma tendência para um bom SEO que chegou chegando até nos blogs e sites, juntamente com um bom conteúdo de texto, são os vídeos.

Eles estão se tornando cada vez mais indispensáveis para que o algoritmo possa tornar a página relevante para os mecanismos de busca. Além disso, é uma boa prática de SEO colocar palavras-chave em descrições de vídeo, detalhes de arquivos e títulos.

Considerações finais

Com todas essas tendências de SEO para investir em 2023 que abordamos, ficará mais fácil otimizar o seu site adequadamente para começar o ano arrebentando com seu planejamento estratégico de marketing de conteúdo. 

Portanto, procure estudar o máximo que puder das orientações fornecidas até aqui, sempre procurando aplicar tudo o que for possível e verdadeiro ao seu negócio, adaptando as coisas conforme necessário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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