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5 dicas para fidelizar clientes na sua empresa

3 minutos de leitura

O capital mais valioso de qualquer empresa não é contabilizado em dinheiro ou em infraestrutura: ele se encontra na capacidade de fidelizar clientes pelo BI. Tire computadores, colaboradores e qualquer outra coisa de um negócio e ele continuará funcionando se tiver um público que tem preferência pelos seus serviços e suas soluções. Reconhecer e valorizar isso é uma ótima maneira de planejar um negócio.

Há quem acredite que o que mantém uma loja funcionando é a aquisição de novos compradores, mas isso não é verdade. O que mantém um empreendimento saudável é a fidelização de seus consumidores que, além de retornarem, indicarão o produto ou serviço a outras. Por isso, podemos dizer que fidelizar é mais barato que conquistar.

Saiba a seguir como fazer com que seus clientes voltem sempre:

Melhore a experiência de compra

O cliente fiel deve ser tratado como uma celebridade em sua loja, afinal, ele não é qualquer visitante. Investir na qualidade da sua experiência enquanto está comprando é fundamental. Para isso, tenha empatia: trate-o como você mesmo gostaria de ser tratado. Hoje, apenas um atendente simpático não é mais o suficiente e tudo o que você fizer a mais gerará encantamento e ele lembrará disso quando precisar do seu produto ou serviço novamente.

Ofereça vantagens

Uma ótima forma de fidelizar clientes é fornecendo benefícios caso ele volte a consumir seu produto ou serviço. Por exemplo, uma hamburgueria pode oferecer 50% de desconto no quinto hambúrguer adquirido ou uma petshop pode dar mimos para os bichos (ou até mesmo para seus donos) que visitam a loja semanalmente.

Mantenha o contato

Criar vínculo com o seu público é uma ótima forma de conseguir clientes fiéis. Tente enviar e-mails e publicar atualizações constantemente nas redes sociais para manter sua visibilidade e não se esqueça de sempre responder as mensagens privadas. Assim, sua marca continuará na memória e preferência das pessoas.

Quanto mais pessoal esse contato for, melhor. Uma empresa que demonstra preocupação com a satisfação do cliente após a compra certamente será vista com bons olhos, como, por exemplo, uma revendedora de carros que liga ou envia mensagem aos seus compradores recentes perguntando o que eles acharam do seu novo carro. É bem provável que ela consiga vender outro carro para esse cliente quando ele quiser trocar de automóvel.

Acompanhe as atividades de seus clientes

Manter um registro atualizado sobre as atividades do cliente é importante para saber se ele está retornando ao negócio e com que frequência.

Você precisa saber exatamente quanto está investindo em fidelização e quantos clientes estão de fato sendo fidelizados. Assim, você conseguirá entender os acertos e erros de suas iniciativas e considerar novas possibilidades se suas estratégias não estiverem dando tão certo. Quanto mais você monitorar, mais conhecerá seu público e saberá como fazê-lo voltar mais vezes.

Tente fidelizar clientes com inovação e qualidade

Promoções, vantagens, benefícios, bom atendimento, tudo isso aumenta a atratividade do seu negócio e facilita a fidelização, mas nada substitui um produto ou serviço de qualidade. Então, continue sempre investindo na melhoria de suas soluções em conjunto com as estratégias que sugerimos aqui.

A qualidade é crucial, pois, se a concorrência começar a oferecer algo melhor ou que você ainda não tem, você corre o risco de perder seus clientes mais fiéis.

Um consumidor que não volta a comprar é sinal de grande prejuízo. Você investiu tempo, esforço e dinheiro para que ele começasse a comprar de você, e permitir que ele saia sem a garantia de que irá voltar pode até gerar um prejuízo. Muitas empresas já têm um bom índice de entrada de clientes e, para elas, talvez seja a hora de implementar mais estratégias para fidelizar essas pessoas.

Gostou deste texto? Saiba mais sobre como utilizar o atendimento e o pós-venda como ferramentas para fidelização de clientes.

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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