Blog 8D Hubify

5 dicas para utilizar Marketing de Conteúdo no dia a dia

3 minutos de leitura

Acredito que a maioria já tenha ouvido falar em Marketing de Conteúdo, que devemos ter um blog integrado ao site da nossa empresa publicando artigos com assuntos relevantes para os nossos clientes, ou seja, abordando temas que os ajudem a resolver suas dores.

Mas, a dúvida que fica é como podemos efetivamente aplicar o Marketing de Conteúdo em nosso dia a dia? Eu separei 5 dicas práticas de como eu costumo aplicar essa estratégia para melhorar os resultados da minha franquia de marketing digital.

1. Fique atento a dor do público

Como podemos fazer isso? Não é tão simples assim, porém podemos sim conseguir essa resposta.
• Participe de palestras e eventos de Marketing Digital e empreendedorismo, e tente absorver as dificuldade e dúvidas que os participantes têm;
• Converse com donos de Empresa ou alguém que possa tomar as decisões na Empresa para ver a real dor deles;
• Envolva até mesmo amigos para entender o quanto eles sabem de Marketing Digital e comece a educa-los;
• Fique muito próximo dos seus clientes, debata sobre negócios, sobre marketing e vendas, assim você descobrirá as principais dores dele e do seu segmento.

Eu costumo sempre conversar com essas pessoas e entender a dor e dificuldade delas, dou um breve resumo da possível solução, pego o contato para enviar um artigo do assunto relacionado ou marco a pessoa em um post com artigo no facebook relacionado ao tema da dor.

2. Atenção aos assuntos que podem virar um artigo para educar ou nutrir leads

A maioria da pessoas conhece o exemplo da campanha da Michelin sobre o guia de restaurantes, onde a Michelin investiu em uma campanha há muitos anos para atrair clientes no futuro.

No início confesso que achei estranho e que isso só poderia acontecer com grandes empresas. Mas estava errado, recentemente durante a palestra de Marketing Digital de Performance com Fábio Duran, ele começou a interagir com o público e uma empresária no ramo de essências foi escolhida.

O palestrante perguntou, “existe alguma essência que alivia o stress?”, ela respondeu que sim, e Fábio logo comentou, “já pensou uma empresa que produz essência escreve um artigo em seu blog sobre como aliviar o stress?” É disso que estamos falando, pensar fora da caixa.

3. Subir de nível

Já ouviu falar que só subimos de nível quando o nível abaixo atingir o seu máximo? É como construir prédios, nunca vamos para o 2º andar sem o primeiro estar pronto.

Trazendo esse exemplo para o nosso contexto, se não educarmos os leads, possíveis clientes ou até mesmo quem já é cliente, não vamos conseguir subir o nível em relação ao Marketing Digital com foco em Performance.

Aplico muito isso principalmente para quem já é meu cliente (aproveito a proximidade), continuo educando, mostrando artigos, marcando-os no Facebook para que continuem evoluindo e quem sabe acontecer um upsell ou cross sell.

4. Use as mídias sociais

Costumo participar de alguns grupos sobre Marketing Digital e Empreendedorismo, mas sem criar polêmica. Participe de discussões e Fóruns, nesses grupos existem muita gente com “dor”, fique atento a isso!

Crie artigos relevantes para essas pessoas, coloque alguns Links de artigos que possam ajudar essas pessoas nos comentários. É como no item 1, porém nas redes sociais ou até mesmo grupos de whatsapp.

5. Pense primeiro na dor do lead, depois em seu negócio

Acredito que minha cultura me ajudou muito neste item. Meus pais sempre me diziam “pense primeiro nos outros, depois em você”.

No nosso caso, a dor do Lead. Quando detectamos a dor, vamos tentar ajuda-lo, educando-o, e o segundo pensamento que é “nós/eu” ou “vender” será consequência.

Se não acontecer, não pense que perdeu tempo em ajuda-lo, pense que foi mais um treino para você, mais um tipo de dor que precisamos trabalhar, é mais um Lead educado para prosseguir com a evolução do nosso mercado.

É isso aí, essas foram algumas das lições que aprendi lendo e praticando Marketing de Conteúdo, não são regras, mas são atitudes que costumo utilizar em meu dia a dia e que tem me trazido resultados.
Você quer começar hoje mesmo a fazer Marketing de Conteúdo para sua empresa, mas não sabe como? Entre em contato com a Hubify, nós vamos te ajudar!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por