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Martech: O que é e como funciona a pesquisa sobre Tendências no Mercado de Tecnologia

7 minutos de leitura

Em meio ao cenário de alta competitividade do mercado, a concentração de esforços no setor de marketing digital vem crescendo a passos largos e, com isso, a necessidade de ferramentas capazes de tornar todo o processo de encantamento cada vez mais ágil e eficiente.

O poder de persuasão exige agregar dados, saber gerenciá-los da forma correta, e, por esse motivo, as empresas de todos os portes têm apostado na contribuição do Martech em seus negócios.

E você, já conhece essa metodologia e como ela pode auxiliá-lo a conectar melhor com sua persona? Então, confira no post de hoje, o que é o Martech e como funciona.

Boa leitura!

Afinal, o que é Martech?

O termo Martech surgiu da junção do marketing com a tecnologia. Sua finalidade é trazer resultados satisfatórios a projetos de grande iniciativa, empresas de tecnologia, enfim, gestores que estão dispostos a investir nessas ferramentas para potencializar as suas ações de visibilidade e conquistar o seu espaço.

Trata-se de uma realidade bastante comum para profissionais do marketing digital, tendo em vista que eles trabalham, essencialmente, com o fator tecnologia para:

  • traçar estratégias;
  • definir metas;
  • executar campanhas;
  • mensurar resultados.

Leia também: Marketing Digital de Performance: Afinal, o que é?

Quais os objetivos da pesquisa?

No que diz respeito a realização de pesquisa Martech, o que é levado em consideração é a busca de informações sobre o mercado em que determinada empresa é atuante, a fim de conhecer a fundo as tendências do setor e, principalmente, encontrar parâmetros para fazer o benchmarking:

  • analisar as respectivas estratégias de marketing;
  • entender as influências do modelo de vendas utilizado;
  • entender como ela se compara aos concorrentes.

Mas o ponto crucial desse tipo de projeto envolve a experiência com os consumidores, utilizar desse recurso para captar informações decisivas e assim saber comunicar de uma forma mais intimista — gerar valores para educar o seu público e fazer com que eles se sintam prestigiados.

Como essa metodologia funciona?

O funcionamento do Martech parte do princípio de integração de plataformas e dados em todas as fases da jornada do cliente. A partir daí, estimula e facilita a criação de estratégias mais inteligentes, baseadas no que está funcionando em tempo real. Tal metodologia vai ao encontro ao anseio do mercado atual de viabilizar o aumento da personalização.

Os profissionais de marketing já se conscientizaram da importância de passar a mensagem certa, às pessoas certas e no momento mais apropriado.

E as plataformas MarTech nos permitem justamente colocar as interações de forma mais estratégica, criar mensagens que se encaixam a cada perfil de cliente e verificar quais elementos estão apresentando melhor desempenho.

Martech para mensurar interesses

Após um primeiro contato com a marca, o indivíduo pode ou não começar a se relacionar com ela e metrificar esses dados é o primeiro indício de que sua campanha de marketing começando a funcionar.

O fato de obter essa resposta é um passo bastante relevante para que a empresa determine o quanto vale a pena investir na conquista e nutrição desse lead, isto é, a quantidade de dinheiro que ele deve gastar para transformá-lo em cliente.

A coleta desse tipo de informação sem os recursos digitais é bem mais difícil, ao passo que, com o Martech há uma grande eficiência para quantificar o alcance de suas estratégias com base em dados concretos.

Assim, diante do grande volume de dados que ficam registrados na internet, é de extrema importância que os profissionais tenham acesso a tais registros para se ter uma ideia do que realmente está funcionando, bem como as ações que precisam ser ajustadas.

Ferramentas que auxiliam a mensuração de resultados

O Google Analytics consiste em uma importante ferramenta para analisar as métricas mais comuns de tráfego nas plataformas digitais da empresa — site, blog, aplicativos etc. Por meio desse recurso, os profissionais do marketing tem a possibilidade de capturar situações especificamente vinculadas ao envolvimento do cliente, tais como:

  • o número de acesso das páginas;
  • o tempo de acesso dos usuários;
  • a quantidade de sessões em um artigo;
  • o número de pessoas que retornaram após o primeiro contato.

Martech para o ato de consideração

O Martech também é indispensável em outra parte bastante relevante no processo de compra: mover potenciais clientes até o fim da jornada do comprador — o típico funil de vendas. Aqui, os profissionais trabalham com três diferentes estágios:

  • atração;
  • consideração;
  • decisão de compra.

Todas essas fases são extremamente relevantes para preparar o seu possível consumidor ao propósito de fazer sua escolha. O maior desafio da equipe de marketing é evitar que possíveis clientes saiam do funil.

Para isso, procura-se sempre desenvolver o estímulo de novos clientes e reconectar com aqueles mais antigos. Esses procedimentos são alinhados ao que as soluções técnicas do Martech tem a oferecer: otimizar a execução dessa tarefa de modo muito mais ágil e eficiente.

Ferramentas auxiliares do desenvolvimento e gerenciamento de leads

Geralmente, as mesmas ferramentas utilizadas para coletar informações relevantes sobre potenciais contatos, também permitem às equipes de marketing o monitoramento do respectivo progresso desses indivíduos e a forma como eles interagem em cada atividade proposta.

Nesse contexto, o e-mail marketing apresenta-se como instrumento primordial para criação de leads. O contato direto por meio dos emails vale tanto cara clientes já engajados, quanto para os que ainda são alvo de interesse da marca. A estratégia oferece boas possibilidades para:

  • conquistar seus leads fornecendo conteúdo personalizado e de qualidade;
  • oferecer promoções especiais;
  • disponibilizar o teste de determinados serviços.

Enfim, o email marketing é o caminho para aprofundar seu conhecimento sobre o público para o qual você trabalha e colher referências mais personalizados a partir da oferta de algum material — os e-books, por exemplo.

Martech na etapa de decisão

A finalidade do Martech é proporcionar o crescimento de resultados, fazer com que a empresa continue propagando seu sucesso, no fim das contas, significa aumentar a produtividade e vendas.

Porém é importante ter em mente que o trabalho de marketing não se encerra quando o cliente efetua a compra, o ciclo de vendas precisa ser constantemente renovado.

Em virtude disso, a preocupação com o estágio pós-venda requer planejamento e execução de campanhas — não se pode perder a oportunidade de vender novamente para consumidores já conquistados.

Um dos maiores equívocos que podem ser cometidos é imaginar que, pelo fato de um potencial comprador encontra-se na fase de fundo do funil, essa pessoa não mais vai pesquisar por outras empresas ou desistir da compra.

Ferramentas de fundo do funil

O gerenciamento de dados é o segredo do sucesso de grandes times de marketing nesse último estágio do funil, e vai muito além do que simplesmente entender como um cliente converteu, ou o que o motivou para a decisão final de compra. O diferencial está na junção de todos os dados coletados para as suas estratégias de marketing, desde as primeiras campanhas.

Isso significa entender e coletar as características e a evolução de comportamento na medida em que ele foi educado ao longo da jornada de compras; é saber interpretar os rumos que ele pode tomar no futuro, tentar projetar as suas expectativas. Portanto, abuse dos mecanismos de gerenciamento de dados.

Quais os benefícios trazidos pelo Martech?

Independente de qual seja o conjunto de instrumentos adotados às necessidades específicas de uma empresa, o Martech representa a otimização do setor de marketing, uma vez que, ao automatizar tarefas antes cumpridas manualmente, sobra mais tempo para concentrar esforços na tomada de decisões e tudo isso só é possível com a análise e compilação de dados.

Une os mundos de marketing e operações

Para alcançar uma alta performance, a tecnologia de marketing exige uma integração entre os departamentos de marketing e operação, eles precisam se comunicar muito bem, com o intuito de complementaridade dos seus trabalhos.

Nesse sentido, o raciocínio é de que ambas as equipes atuam com base na análise dos mesmos dados e com esse volume de informações levantadas, devam traçar os melhores caminhos para atingirem o objetivo final — a concretização das vendas.

Permite comercializar com mais inteligência.

O MarTech possibilita que as equipes examinem o desenvolvimento do marketing e automatizem áreas em que carecem de uma otimização. Ele permite simplificar os dados e também contribui para acelerar as decisões que ampliem os esforços da equipe.

Com o emprego desse sistema, haverá mais tempo para acompanhar estrategicamente o que está acontecendo e, caso necessário, fazer mudanças rápidas ainda no período de execução da respectiva campanha.

O Martech também inclui outros benefícios como:

  • maior eficiência operacional e fluxos de trabalho;
  • melhor desempenho de marketing;
  • coleta automatizada de dados, criação de perfil de clientes, segmentação e análise;
  • melhoria da medição da eficácia do marketing;
  • melhorar a experiência do cliente.

O MarTech significa um marco na forma como os profissionais de marketing fazem seu trabalho, influenciando de forma decisiva na capacidade de interagir com públicos mais amplos, entretanto, oferecer cada vez mais soluções personalizadas e, consequentemente, tomar decisões mais inteligentes — aproveitando de todo o poder da Internet e outros recursos tecnológicos para alavancar seu negócio.

Gostou do post? Continue aprendendo com nosso conteúdo: automação de marketing: tudo que você precisa saber!

Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content!

 

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