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ROI de redes sociais: aprenda como calculá-lo sem erros

5 minutos de leitura

Será que as suas ações nas redes sociais estão surtindo os efeitos esperados? Não basta acompanhar números de curtidas e compartilhamentos, você deve se certificar de que as suas campanhas de mídia paga estão gerando valor de verdade. Já mediu o seu ROI de redes sociais?

A sigla ROI significa "return on investment", ou retorno sobre investimento. Trata-se de um cálculo feito para saber se as suas ações tiveram retornos positivos levando em consideração o quanto foi investido nelas. O indicador também é capaz de sinalizar se o efeito contrário está ocorrendo, o que serve de alerta.

A premissa básica da análise de ROI é entender se você está ganhando ou perdendo dinheiro com determinadas iniciativas. Portanto, acompanhar o ROI das suas ações nas redes sociais significa saber se a sua estratégia está conseguindo gerar ganhos para a sua empresa em vez de despesas. Ou seja, é algo essencial para ter certeza do seu sucesso.

Por que é importante mensurar o ROI de redes sociais?

As redes sociais se tornaram peças fundamentais para as estratégias de marketing e mídia paga da maioria das empresas. Hoje em dia, é bem difícil encontrar alguma marca que não tenha presença nessas plataformas. Isso é compreensível, já que são recursos bastante úteis para divulgar conteúdo promocional e entrar em contato direto com o seu público-alvo.

Dada a importância dessas plataformas para o sucesso das empresas, fica nítida a importância de mensurar o ROI de redes sociais. É um esforço dedicado a entender se as ações certas estão sendo planejadas e executadas, além de estarem trazendo os retornos esperados para o sucesso da empresa.

Não é nada eficiente insistir em ações que não contribuem para resultados concretos. Há cada vez mais concorrência em diversos segmentos, portanto, a sua empresa não pode se dar ao luxo de cometer muitos erros em sua estratégia. Então, é essencial acompanhar o seu ROI de redes sociais de maneira periódica.

Como calcular o ROI de redes sociais?

Tendo em vista o que é ROI e a importância desse indicador para a performance da sua marca no ambiente digital, está na hora de fazer esse cálculo da forma correta. Qualquer erro cometido nessa etapa pode comprometer a sua percepção dos resultados, logo, não apresse o processo e siga cada etapa adequadamente.

Confira, abaixo, os passos que você deve seguir para calcular o ROI de redes sociais da sua empresa.

Defina bem quais são seus objetivos

A análise do ROI de redes sociais precisa estar alinhada aos objetivos e metas da empresa como um todo. Somente assim será possível ter certeza de que os seus esforços nessas plataformas estão contribuindo para o seu sucesso. Portanto, é essencial levar em conta o que a sua marca deseja conquistar com essa estratégia.

Não ter objetivos claros é uma receita para desastre em qualquer tipo de trabalho. Para que sua campanha de marketing nas redes sociais seja implementada corretamente, é necessário que contribua para o seu sucesso. Implementar ações sem motivo apenas servirá para diminuir o seu ROI de redes sociais e inviabilizar a sua campanha.

Considere todas as ações realizadas

Pensar em retorno de redes sociais envolve levar em conta todos os esforços relacionados a esse tipo de trabalho. Um dos maiores erros que você pode cometer nesse aspecto é ignorar ou se esquecer de contabilizar certos custos que têm impacto na estratégia e precisam fazer parte do cálculo do ROI.

Por exemplo, é necessário mensurar o custo da equipe que trabalha com redes sociais, a mensalidade de ferramentas, valor investido em anúncios sociais, o pagamento de fornecedores, parcerias com influenciadores, entre outros. Se algum elemento não for contabilizado, o seu ROI de redes sociais não refletirá a realidade.

Entenda o que cada métrica representa

As redes sociais são canais de marketing bastante eficazes e contam com diversas métricas que ajudam a mensurar seu sucesso. Tendo objetivos bem definidos, é essencial que você acompanhe os indicadores certos para se certificar de que a sua campanha está no caminho certo. Trata-se de algo essencial para o seu ROI de redes sociais.

Por exemplo, se você deseja conquistar mais visibilidade e reconhecimento de marca, ter uma boa base de audiência é essencial. No entanto, é preciso ir além disso e garantir que esse público tenha identificação com o seu perfil de cliente. O mesmo vale para o engajamento dos seus posts e interações feitas em seus canais de atendimento.

Mas atenção!

Métricas de vaidade não refletem necessariamente um bom retorno para o seu negócio. Dependendo do seu objetivo inicial, curtidas e comentários em sua fanpage não significarão resultados em vendas, por exemplo, mas são um termômetro para engajamento e alcance de marca. Tenha em mente, de forma muito clara, quais são os dados que você precisa perseguir e otimizar.

Determine metas futuras

Calcular o ROI de redes sociais não significa que o seu trabalho terminou. Para manter a sua estratégia sempre em um bom ritmo de crescimento, é necessário pensar nos próximos passos. Se as suas métricas apontarem algo de errado, é importante fazer os ajustes necessários para reverter esse quadro.

É por isso que toda a sua análise precisa ser fundamentada nos objetivos da sua empresa. Ter um ROI de redes sociais alto significa estar em total alinhamento com as suas metas, sendo, portanto, um jeito eficaz de se certificar de que as suas ações estão corretas.

Comece já a mensurar seu ROI de redes sociais

Nenhuma empresa consegue ter sucesso sem atuar de forma estratégica nos canais de marketing em que está presente. Há cada vez mais disputa pela atenção e preferência do público, então, você precisa de campanhas certeiras para conquistar essas pessoas e mantê-las engajadas em seus canais sociais.

Após levar em consideração todos os pontos listados, é hora de colocar a mão na massa e na calculadora. A fórmula básica para calcular o ROI de qualquer estratégia dentro da sua empresa é dada da seguinte maneira:

ROI = (Faturamento - Investimento) / Investimento

Caso seja necessário, construa uma planilha de apoio para colocar os investimentos feitos no mês anterior. Isso ajudará a acompanhar que tipo de estratégia se adequa melhor ao seu público e onde o retorno é maior.

O cálculo do ROI de redes sociais é algo essencial para comprovar a eficácia das suas decisões e sinalizar a necessidade de correções de rota. Nenhuma estratégia pode ser conduzida sem esse tipo de análise periódica, pois arriscaria seguir pelo caminho errado sem sequer imaginar que isso está ocorrendo.

Além disso, você provavelmente precisa prestar contas a respeito das suas ações de marketing para a diretoria da empresa ou demais setores equivalentes. Apresentar um ROI de redes sociais adequado serve como um atestado de que as estratégias implementadas estão gerando valor para a marca.

Aprenda mais sobre como usar os números para aprimorar sua estratégia. Confira, aqui no blog, o que é marketing digital de performance.

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
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