Blog 8D Hubify

15 tipos de empresas que possuem restrição no Google Ads

10 minutos de leitura

O Google Ads é uma ferramenta da gigante de busca global que tem grande influência no mundo dos negócios. Contudo, há regras e restrições quanto ao anúncio de determinados produtos e serviços. Neste post apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

A internet é um grande meio de comunicação e atinge diretamente ou indiretamente, quase toda a população mundial. Um instrumento importantíssimo para os empreendedores e consumidores.

Campanhas de mídia paga são poderosos meios de geração de tráfego e, quando falamos do assunto, a plataforma Google Ads é protagonista ocupando o topo do cenário digital.

Através da plataforma, é possível atingir seu público de diversas maneiras como anúncios em vídeo, imagem e resultados de pesquisa. Mas você sabia que nem todos os tipos de empresas podem anunciar no Google Ads? Veja neste post tudo sobre a restrição de anúncios no Google Ads!

15 tipos de empresas que possuem restrições no Google Ads

Segundo o Google, as restrições ocorrem para evitar que usuários possam correr o risco de exploração ou possam ter suas experiências atrapalhadas. Ou seja, é também uma forma de evitar que a sociedade seja influenciada a adquirir itens ou serviços nos quais não estão preparados psicologicamente para eles.

Sendo assim, veremos:

  • como funciona o processo de aprovação de anúncios?
  • tipos de empresas que possuem restrições na hora de anunciar;
  • o que fazer se meu anúncio foi reprovado?
  • e agora? Quais alternativas para as empresas restritas?

Como funciona o processo de aprovação de anúncios?

Depois de publicados, geralmente com duração de até 1 dia útil, os anúncios passam por um processo de análise e revisão. Com o status “em revisão”, alguns dos itens avaliados são:

  • título do anúncio;
  • descrição utilizadas;
  • palavras-chave escolhidas;
  • a página destino;
  • vídeos;
  • imagens;
  • fontes de terceiros.

Com o login realizado na conta do Google Ads, o status de um anúncio pode ser verificado acessando o menu de páginas e clicando em “anúncios e extensões”. Fazendo isso, você terá uma lista com os anúncios da conta, a situação de aprovação poder ser verificada na coluna “status”.

Se estiver tudo certo, o status aprovado (ou variações dele) será verificado e o anúncio começará a ser disponibilizado. No caso de anúncios de vídeo, o status que indica a aprovação é “em veiculação”.

Tipos de empresas que possuem restrições na hora de anunciar

Os casos óbvios, como comercialização de drogas recreativas, que além de infringir a política de publicidade do Google também infringe as leis brasileiras, a plataforma restringe a criação de anúncios por diversos tipos de empresas.

Geralmente as restrições acontecem para impedir e reduzir os índices de crimes muito comuns nos dias atuais. O objetivo é não facilitar o acesso e comercio de produtos e serviços que podem causar sérios danos à sociedade.

1. Empresas que solicitem dinheiro

Nos anúncios, a solicitação de dinheiro é proibida para a grande maioria das empresas. Os únicos casos permitidos são solicitações em nome de políticos, partidos políticos ou entidades isentas de impostos desde que a página destino informe com clareza se existem ou não impostos nas doações.

Então, se você perceber alguma solicitação de verba que não se enquadre nos casos acima, denuncie imediatamente ao código de defesa do consumidor. Certamente tem algo ilegal.

2. Oferta de venda de itens gratuitos

É proibido anunciar a venda de produtos e/ou serviços como emissão de documentos e resultados de exames que podem ser encontrados por um preço menor ou gratuitamente por meio das instituições do governo ou setor público.

3. Revendedores de ingressos

Na plataforma, apenas empresas certificadas para esse fim podem divulgar a venda ou revenda de ingressos para eventos em geral. Para conseguir a certificação, é necessário cumprir uma série requisitos — as demais empresas não são permitidas.

4. Empresas ou agentes que divulguem serviços de fiança

Os serviços de fianças podem ser prejudiciais e alguns são considerados ilegais, portanto, não é permitida a publicidade desse tipo de serviço na plataforma Google Ads.

Englobam esses serviços os de publicidade de financiamento de fianças, anúncios de fiadores, serviços de agentes comerciais de fiança, caçadores de recompensa e serviços de fiança para detenção e imigrantes.

5. Suporte técnico on-line, remoto ou off-line terceirizado

Soluções de problemas enfrentados no cotidiano dos usuários como segurança, vírus, gerenciamento de contas e instalações não podem ser ofertadas por empresas terceiras através de publicidade.

Após a atualização na política de outros negócios restritos, de outubro de 2018, também passou a ser vetada a divulgação de publicidade relacionada a suporte técnico off-line de produtos e serviços de hardware ou software para consumidores realizados por fornecedores terceirizados.

6. Produtos falsificados

Produtos falsificados ou réplicas são proibidos. Os produtos são classificados nessas categorias quando imitam características de produtos já comercializados por outras marcas tentando se passar por eles. A proibição engloba o anúncio e página destino.

A pirataria é crime e o Google Ads proíbe qualquer tipo de anúncio nesse sentido. Além de não ser permitido o anúncio, os produtos falsificados e pirataria são práticas que podem ocasionar punições severas.

7. Comercialização de tabaco

Empresas que comercializam itens como cigarros e charutos são vetadas de criar anúncios para a divulgação dos mesmos. Produtos que tenham relação com o consumo de tabaco como papéis para enrolar, cachimbos e filtros, e estabelecimentos destinados ao consumo também estão incluídos na proibição.

Os únicos anúncios relacionados ao tabaco que podem ser publicados no Google Ads são campanhas, cursos, métodos, práticas e estabelecimentos e serviços que oferecem meios e cuidados para que a pessoa deixe de fumar.

8. Drogas lícitas e recreativas

Quem trabalha com drogas naturais e lícitas não pode anunciar seus produtos no Google, mesmo que seja de origem legal e de acordo com as leis nacionais. A proibição inclui também os produtos derivados e relacionados com drogas.

Embora alguns itens passem pela proibição, são anunciados e geralmente algumas drogarias conseguem anunciar produtos e remédios específicos, o Importante é pesquisar se o produto que pretende comercializar está ou não restrito ao marketing digital.

Os anunciantes que estimulam estabelecimentos e produtos não autorizados terá a conta suspensa da plataforma, pois a violação dessa regra é considerada uma infração gravíssima.

Drogas recreativas que podem causar alucinações ou alteram o estado normal da pessoa são proibidos, assim como materiais instrutivos e serviços comercializadores e facilitadores do acesso às drogas.

9. Empresas de fogos de artifício

Empresas que trabalham com a comercialização de fogos de artifício não podem anunciar seus produtos na plataforma do Google. Isso acontece porque estes tipos de produtos são enquadrados como explosivos — uma categoria proibida.

Além de serem considerados explosivos, os fogos de artifícios podem causar graves acidentes às pessoas e à natureza, como incêndios. Lidar com fogos de artifício requer muita cautela e responsabilidade, devido a isso, os anúncios devem ser evitados como uma forma de controle da aquisição por pessoas despreparadas.

10. Criptomoedas

Initial Coin Offering (ICO) é a expressão inglesa utilizada para indicar oferta inicial de criptomoedas, prática não regulamentada que empresas utilizam para levantar um capital inicial suficiente para viabilizar o projeto, o que é proibido de ser anunciado no Google Ads.

Outros anúncios proibidos são referentes à compra, venda e câmbio (exceto EUA e Japão) e anúncios com destinos que agregam ou comparam emissores e referenciam o comércio de criptomoedas.

Apesar disso, anúncios referentes a produtos ou serviços de mineração de criptomoedas são permitidos, ainda que, no caso dos serviços que realizam mineração no próprio computador do usuário, é necessário o consentimento explícito.

11. Armamento

Apesar de ser possível anunciar alguns itens como facas utilizadas em cozinhas, que tem fins domésticos, nenhum tipo de arma branca pode ser anunciado no Google, caso ele for visto como perigoso ou que pode causar danos à saúde.

Produtos relacionados a armas de fogo, como travas e pinos de segurança o anúncio é permitido. Os anúncios dos demais componentes que podem aprimorar a funcionalidade e conteúdo instrucional são proibidos.

12. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

A rotina acelerada leva estudantes a procurarem pessoas para fazer trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso em seu nome. Tanto as instituições de ensino quanto o Google Ads proíbem terminantemente esse tipo de serviço e seu anúncio.

As consequências para o aluno e quem faz o trabalho para ele são fortes, podendo ocasionar até a perda do diploma. Dessa forma, quem trabalha com esse tipo de serviço não poderá publicá-lo no Google Ads.

13. Animais selvagens ou em extinção

É proibido anunciar serviços de comercialização e produtos que estimulem ou promovam a exploração e negociação de animais silvestres ou em extinção. Tal prática é considerada crime gravíssimo passível de punição rigorosa.

A proibição do anúncio de comércio de animais silvestres ou em extinção pelo Google é uma forma de contribuir para a redução do índice dessas práticas criminosas que infelizmente acontece no mundo.

Alguns produtos e subprodutos derivados de animais silvestres e que estão em extinção também têm seu anúncio proibido pelo Google, como, por exemplo, o óleo de baleia.

14. Empréstimo consignado

O Google não permite anúncios de empréstimos consignados considerados abusivos e que pode gerar fraude atingindo pessoas em situações adversas, que estão mais suscetíveis a fechar negócios enganosos.

Os empréstimos com juros acima de 36% e com proposta de pagamento com início a partir de 60 dias são proibidos. Esta regra é nova e é aconselhável ficar atento caso esteja envolvido em um negócio que se enquadre nas condições de restrição do anúncio.

15. Jogos de azar e apostas

É proibido anunciar atividades e estabelecimentos que envolvem ganhos de valores como recompensa de apostas.  Nenhuma dessas atividades pode ser sugerida no site de busca.

Alguns itens referentes a jogos e apostas são liberados para anúncio, contudo, perante o atendimento de regras e no caso de jogos, se for simulação online sem possibilidades de gerar dinheiro como prêmio.

O que fazer se meu anúncio for reprovado?

Caso o anúncio não cumpra os requisitos que constam nas políticas do Google Ads, ele será reprovado. Essa informação poderá ser verificada na coluna “status”, conforme explicado no início deste post.

A boa notícia é que o anúncio pode ser editado e, caso ele fique em conformidade, poderá ser aprovado e disponibilizado. Contudo, é importante revisar e pesquisar sobre o que será anunciado e se não há restrições.

Para descobrir o motivo que causou a reprovação do anúncio, basta posicionar o cursor do mouse sobre o “reprovado” que consta na coluna “status” do anúncio em questão e clicar no link que aparecerá.

Sabendo o motivo da reprovação, caso seja possível corrigir, basta posicionar o cursor sobre o anúncio e clicar no ícone do lápis. Desta forma, é possível editar o anúncio corrigindo a eventual falta de conformidade.

E agora? Quais alternativas para as empresas restritas?

Caso sua empresa esteja enquadrada em um dos casos restritos para mídia paga no Google, há a alternativa de focar na busca orgânica. Para tal, entenda melhor as diferenças entre SEO x ADS.

Além disso, com um bom trabalho de otimização no site (também conhecido como SEO), você poderá melhorar a frequência e posicionamento da sua empresa na busca orgânica.

dos os pontos citados é claro que para o sucesso no marketing e publicidade dos empreendimentos é fundamental ter capacidade e eficiência para promover os produtos e serviços de forma eficaz, que esteja dentro da lei e que não infrinja nenhuma regra.

É essencial para o empreendedor estar ciente que a divulgação dos seus produtos é a chave para alavancar o seu negócio e ter sucesso, e para isso o Google é uma ferramenta incrível. Basta não violar as premissas e contar com o apoio correto de uma empresa especialista para ajudar no processo e impulsionar a empresa.

Aqui na Hubify, oferecemos consultoria de SEO para nossos clientes.

Para aqueles que possuem uma loja física, não deixe de cadastrar seu estabelecimento no Google Meu Negócio, assim a empresa pode aparecer na busca orgânica e também no mapa de forma gratuita.

Resumindo

Como funciona a aprovação de um anúncio?

Os anúncios passam por um processo criterioso de análise e verificação de fatores para concluir se ele está ou não dentro de uma categoria que não pode ser publicada. São eles:

  • título do anúncio;
  • descrição utilizadas;
  • palavras-chave escolhidas;
  • a página destino;
  • vídeos;
  • imagens;
  • fontes de terceiros.

Quais são os principais tipos de anúncios de produtos, serviços e segmentos restritos?

  • Empresas que solicitam dinheiro
  • Oferta de venda de itens gratuitos
  • Revendedores de ingressos
  • Empresas ou agentes que divulguem serviços de fiança
  • Suporte técnico on-line, remoto ou off-line terceirizado
  • Produtos falsificados
  • Comercialização de tabaco
  • Drogas recreativas e lícitas
  • Empresas de fogos de artifício
  • Criptomoedas
  • Armamento
  • Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
  • Animais selvagens ou em extinção
  • Empréstimo consignado
  • Jogos de azar e apostas
Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por