Blog 8D Hubify

Segurança online: boas práticas para preservar os dados do seu site

5 minutos de leitura

Você sabia que preservar dados do site é uma prática muito importante para a saúde do seu negócio? Mesmo as empresas de pequeno e médio porte necessitam ter a segurança de suas páginas reforçadas, uma vez que invasões podem manchar a imagem da organização e trazer grande prejuízo, ter uma segurança online ajuda a evitar essa dor de cabeça.

Segundo a Forbes, apenas 24% das empresas estão prontas para responder a um eventual ataque. E o seu negócio, está pronto? Neste post, você verá quais são as melhores práticas para evitar imprevistos e como elas são úteis para o seu empreendimento. Boa leitura!

1. Adote um certificado de SSL

Uma das medidas mais recomendadas quando se trata de segurança é providenciar um certificado SSL. Abaixo, confira o que é, como funciona e quais vantagens você poderá ter nos mecanismos de busca usando um certificado como esse.

O que é?

SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança utilizado para codificar os dados que trafegam entre o computador do visitante e o seu website.

Essa estratégia assegura aos usuários e mecanismos de busca que os dados transmitidos não estão sendo capturados ou alterados por alguém. Dessa forma, os internautas sentem mais segurança nas transações de compra, que requerem a informação de dados confidenciais como CPF e cartões de crédito.

Como funciona?

Como apontado, todo o processo de segurança acontece com a utilização de criptografia de dados. Ainda que essa técnica já seja antiga, ela é utilizada continuamente com um processo que envolve duas chaves — a pública e a privada —, de modo em que os dados sejam codificados e depois decodificados.

Essa criptografia é única para cada par de chaves utilizado, sendo a chave pública somente acessível para a pessoa que possui a respectiva chave privada (e vice-versa). Assim, é possível dificultar a vida de ladrões virtuais que visam interceptar os dados na web.

Como isso interfere nos mecanismos de busca?

O Google planeja que seus usuários tenham sempre a melhor experiência e usabilidade ao visitar os sites bem ranqueados. Sendo a segurança um dos pontos mais importantes nesse quesito, o sistema de busca avalia que as melhores páginas tendem a serem aquelas que possuem certificados SSL, dando preferência a elas no momento de ranqueá-las.

2. Faça uso constante de backups

Embora muitas pessoas saibam o que é um backup, nem todos o fazem de maneira consistente. A seguir, entenda com detalhes o que é quais as formas mais interessantes de praticar o backup:

O que é?

O famoso backup é um processo realizado para proteger os ativos digitais de uma pessoa ou empresa. No caso de um site, ele garante que as informações de layout, dados financeiros e de clientes e outros arquivos importantes terão cópias de segurança.

Essas cópias são úteis para que sua empresa esteja segura quanto a eventuais erros humanos e ataques virtuais. Você estaria pronto caso seu site simplesmente desaparecesse? Por isso, é sempre importante tomar medidas para não ser surpreendido em algum momento.

Como funciona?

Os backups podem ser feitos de várias maneiras, incluindo ferramentas manuais e automáticas. No primeiro caso, você terá uma cópia de segurança simplesmente ao copiar o arquivo para outro local, como um pen-drive. As ferramentas automáticas, por outro lado, sincronizam seus arquivos em datas e horários pré-programados.

A maior vantagem desse último tipo de backup é garantir que o processo será feito mesmo que algum profissional esqueça de realizá-lo. Além disso, permite que a empresa entenda como funciona a atualização de suas informações e crie cópias de acordo com sua necessidade.

Vale destacar, porém, que é recomendado fazer ao menos dois backups. Dessa forma, você não estará refém de um único meio que possa apresentar algum erro na hora de salvar seus arquivos.

3. Contrate servidores modernos para sua segurança online

Cada site é hospedado em um servidor. É lá que estarão seus arquivos, imagens e todas as informações que você utiliza para que suas páginas funcionem da forma em que foi planejada.

Em termos tecnológicos, os servidores estão cada vez mais rápidos e seguros, uma vez que apresentam inovações e reparações de erros encontrados anteriormente. Sendo assim, quanto mais novo for o sistema utilizado, maiores são as chances de ele ser mais seguro.

Quando se trata de segurança, nem sempre o que é mais barato é mais confiável. Por esse motivo, garanta que você terá os melhores serviços de acordo com a necessidade do seu projeto.

4. Proteja sua administração de invasões

Você já imaginou quantos problemas sua empresa teria se sua tela de administração fosse invadida, dando aos invasores acesso a todos os dados do seu negócio e dos clientes?

Sendo assim, faça com que seu site tenha uma programação moderna e utilize os principais meios para evitar invasões. Caso você utilize sistemas como WordPress, Magento e Joomla, as plataformas já possuem plugins para auxiliá-lo a deixar sua administração mais segura.

É interessante limitar o número de tentativas de entrar no sistema. Dessa maneira, os usuários que digitarem as informações de login incorretamente por um número seguido de vezes terão que esperar algum tempo para fazer novas tentativas.

Dessa forma, você evitará que pessoas mal-intencionadas utilizem sistemas de força bruta para invasão (nos quais são usadas todas as combinações possíveis até encontrar a senha correta).

Outra forma importante de deixar seu site seguro é fazer com que seu banco de dados seja bem programado, não permitindo que funções estranhas e maliciosas sejam injetadas pelos usuários, como apagar ou editar determinadas informações. Essa ação é denominada como SQL Injection.

5. Conte com uma empresa especializada desde o início

Como você viu, fazer com que seu site tenha segurança é uma tarefa que deve ser iniciada na concepção das páginas. Situações como planejar seu servidor e programar as páginas são muito importantes para que as informações dos usuários estejam sempre protegidas.

Sendo assim, é de suma importância que você conte com uma empresa especializada. Ela fará com que cada etapa seja realizada com a máxima proteção e eficiência, evitando que você tenha futuras dores de cabeça.

Como você pôde perceber, preservar dados do site é uma necessidade. Além dos dados dos seus clientes estarem em jogo, a própria imagem da empresa poderá ter danos caso você não dê o devido valor à segurança. Conte com uma empresa especializada desde o desenvolvimento do seu site e esteja protegido contra os mais diversos ataques.

Quer ficar por dentro de mais dicas para melhorar seus resultados a partir do seu site? Assine agora mesmo a nossa newsletter e receba, em primeira mão, materiais interessantes e úteis para seu negócio em sua caixa de entrada!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por