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7 dicas para melhorar a experiência do usuário no seu site

8 minutos de leitura

A experiência do usuário ou User Experience (UX) deve nortear boa parte das ações das empresas que desejam se diferenciar. Com o marketing digital de resultado, isso também é importante e tem a ver, principalmente, com melhorar a experiência do usuário no site.

A ideia é fazer com que a página se torne mais convidativa e persuasiva, de modo a gerar impactos positivos na percepção do público. Com as técnicas certas, é viável reforçar a performance consolidada por esse meio.

Na sequência, veja quais são 7 dicas para melhorar a experiência do usuário no site da sua empresa!

A importância de otimizar a experiência

Em um cenário tão competitivo, adotar uma proposta centrada nas pessoas é fundamental para conseguir bons resultados em longo prazo. Em relação ao marketing digital, a busca por uma experiência de usuário melhor deve ser uma das prioridades. Na sequência, entenda o que torna essa abordagem tão necessária!

Melhora a percepção quanto à empresa

A experiência de um site não tem a ver apenas com o uso dos recursos do endereço. Cuidar bem do endereço tem tudo a ver com a percepção das pessoas sobre a marca e a empresa, em geral. Afinal, 75% das pessoas dizem basear seus julgamentos sobre um negócio com base na aparência de seu site.

Eleva as conversões do negócio

Melhorar a experiência do usuário no site da empresa também tem a ver com a conquista de resultados. Otimizar o design em termos de UX pode aumentar a conversão em até 400%, o que leva a um retorno de investimento melhor e ao alcance de objetivos estratégicos.

Aumenta a competitividade

Garantir que seu site seja adequado também é essencial para fazer com que ele se destaque em relação aos concorrentes. Afinal, 80% das pessoas trocarão um site sem otimização por outro que seja melhor. Fazer com que o seu endereço esteja adequado evita a perda de usuários e ainda permite “receber” aqueles que vêm de visitas insatisfatórias aos concorrentes.

Garante retorno sobre investimento

Por reforçar o alcance de resultados, melhorar a experiência do usuário no site também tem a ver com o retorno sobre investimento. Inclusive, a estimativa é que cada dólar investido em otimização gere um retorno de 2 a 100 dólares. Ou seja: dependendo da estratégia, é possível obter um ROI de até 1000% com essas iniciativas.

Os princípios da experiência do usuário

Para garantir que a otimização aconteça do modo ideal, é fundamental conhecer e utilizar os princípios sobre UX em sites. Dessa maneira, é possível orientar as mudanças de forma estratégica e, principalmente, eficiente. Na sequência, veja quais são os princípios mais importantes nesse sentido!

Adequação ao público

Explorar as necessidades e as preferências dos usuários é essencial para definir quais são as mudanças adequadas. Um e-commerce, por exemplo, deverá reunir características distintas de um site meramente institucional. Ao reconhecer esses pontos, é possível desenvolver uma estratégia customizada.

Autonomia

Dar poder aos visitantes é outro princípio que deve ser seguido. Ao melhorar a experiência do usuário, é indispensável garantir que as pessoas tenham maior controle sobre todo o processo.

Consistência

É fundamental que a experiência otimizada seja sempre constante, de modo a estabelecer confiança. Por isso, é crucial priorizar a consistência — tanto em termos de visitas ao longo do tempo, como em relação aos diversos dispositivos.

Simplicidade

Reforçar a experiência do usuário no site não significa criar algo complexo e inacessível — pelo contrário. A ideia é focar na simplicidade e na acessibilidade, de modo que o público encontre familiaridade no uso das ferramentas. Com a simplicidade aplicada de forma efetiva, os resultados são melhores.

Hierarquia

Ter uma lógica de apresentação de informações vai facilitar a navegação e a percepção geral. Por isso, é preciso aplicar e favorecer a hierarquia de informações. O uso de menus, a apresentação em camadas e a conexão entre os elementos são pontos que fazem a diferença.

7 soluções para melhorar a experiência do usuário

Para consolidar o marketing digital de performance e conquistar melhor retorno, a otimização da experiência do visitante é indispensável. Afinal, é graças a essas iniciativas que o site receberá mais visitas, prenderá a atenção do público e obterá mais resultados.

Para otimizar o uso das páginas, é preciso realizar algumas transformações estruturais e recorrer às técnicas certas. A seguir, veja quais são 7 soluções para incrementar a experiência do usuário!

1. Boa nota no Page Speed

O carregamento de página é um dos fatores determinantes para o bom resultado do seu site. Em média, um carregamento que demora apenas 100 milissegundos a mais diminui a conversão em 7%. Por outro lado, páginas que carregam mais rapidamente têm sessões até 70% mais longas.

Para conseguir um bom resultado, vale submeter o site à análise do Page Speed. De acordo com a nota, é possível entender a rapidez de carregamento. Uma pontuação mais alta é o desejável, então é preciso pensar em subir a nota.

Implementar o Google AMP é crucial e interfere, inclusive, nos resultados de SEO. Também é interessante comprimir imagens, evitar certos plugins e tornar o código HTML mais compacto. Assim, é possível consolidar um bom desempenho e melhorar a experiência do usuário.

2. Adaptação a outros dispositivos

O tráfego móvel está em expansão. No período avaliado de 2018 a 2022, é esperado que o volume de dados aumente 46% ao ano. Na prática, podemos dizer que os diversos dispositivos serão, cada vez mais, os principais responsáveis pelos acessos.

Para garantir que todos os usuários tenham uma boa experiência, é essencial investir na responsividade dos elementos. O layout deve ser capaz de se adaptar ao tamanho de tela, sem que ocorram perdas quanto ao entendimento de textos ou visualização de imagens.

Essa capacidade de se ajustar aos diferentes dispositivos fará com que a maioria do público tenha uma experiência consistente e dentro dos parâmetros desejados pela sua marca.

3. Boa qualidade de imagens

A comunicação visual é muito mais efetiva, já que causa impacto e transmite as informações rapidamente para o cérebro. Para aproveitar essa característica e melhorar a experiência do cliente no site, é indispensável recorrer a imagens de boa qualidade.

Opte por fotos e vídeos de alta resolução, pois eles causam uma impressão melhor e aumentam a satisfação do usuário. Além disso, a qualidade é essencial para evitar a perda de informações, como em infográficos.

É fundamental escolher imagens condizentes com o negócio, que sejam autênticas e com os direitos autorais certos. Fuja dos clichês consolidados em certos bancos de imagens e invista na qualidade para otimizar a comunicação.

4. Estrutura de layout

O design do site é importante, porque comunica a identidade visual e fortalece a marca. Mais que a aparência, entretanto, é necessário cuidar da estrutura e de todos os elementos do layout. A intenção é que o site seja intuitivo, fácil de carregar e funcional para as demandas atuais.

É o caso de utilizar uma estrutura com as ferramentas adequadas de construção, sem que a pessoa precise de recursos especiais para visitar e visualizar todas as informações. Em relação à divisão, é possível ter um site one page ou com várias páginas, dependendo das necessidades do negócio.

Além de tudo, é interessante adicionar espaços em branco. Eles dão um “respiro” aos elementos visuais e textuais e favorecem a compreensão completa da página. Com uma estrutura de qualidade, os usuários ficam mais satisfeitos com a visita ao endereço virtual.

5. Facilidade para encontrar informações

Os visitantes querem encontrar o que desejam sem que encontrem dificuldade ou sem que demorem demais. Por isso, uma das medidas para melhorar a experiência do usuário no site consiste em ampliar a usabilidade e a facilidade para encontrar informações.

Ter um campo de busca interna em posição de destaque e de uso simplificado permitirá que as pessoas busquem (e encontrem) o que desejam. Dependendo da situação, vale a pena oferecer filtros de refinamento. Um e-commerce, por exemplo, deve favorecer a categorização das pesquisas.

Também é interessante cuidar da disposição de informações no layout, como nos menus. O chamado menu hambúrguer é aquele que conta com informações em “camadas”, levando as pessoas a explorarem todo o site. Com uma divisão clara e facilidade de navegação, a percepção é mais positiva.

6. Uso de botões CTAs

Os botões de CTAs são indispensáveis para orientar o usuário a tomar uma ação no site. Na prática, é uma maneira de direcionar a visita e até de fazer com que as pessoas aproveitem melhor o site. Para otimizar a experiência, é importante definir corretamente os botões e suas características.

Ele precisa ser claro e ter o destaque necessário para que os visitantes não tenham dúvidas de onde clicar ou como “dar o próximo passo”. Vale recorrer ao contraste de elementos, como usar conjuntos de cores ou tamanhos diferenciados.

Também é interessante realizar testes A/B. Com a análise de diversas variáveis, é possível identificar o que ressoa com o público e o que gera mais resultados no marketing digital.

7. Facilitação do contato do usuário

Outra maneira de melhorar a experiência do usuário tem a ver com criar um caminho descomplicado para o contato com o negócio. A ideia é permitir que as pessoas possam falar facilmente com a empresa, de modo a aproximar o relacionamento e garantir resultados diferenciados.

Uma das formas de fazer isso é com a ajuda de links específicos. Criar uma página interna com todos os meios de contato permite que as pessoas escolham como desejam falar com o público.

Além disso, é possível utilizar plugins e recursos diferenciados. Do uso de formulários de contato a chatbots, vale a pena pensar em maneiras de garantir o contato sem que a pessoa tenha que sair do site. Isso traz praticidade e dinamismo à abordagem.

Saber como melhorar a experiência do usuário no site da empresa tem impacto direto nos resultados do marketing digital e de outras iniciativas. Com a aplicação dessas técnicas, é possível consolidar um bom desempenho.

Para tornar essas informações mais acessíveis, compartilhe o post em suas redes sociais e debata com os seus contatos!

Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
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