Blog 8D Hubify

Rich snippet: saiba o que é e qual a sua importância para o SEO

8 minutos de leitura

Estar nas primeiras posições do Google é essencial para uma boa estratégia de Marketing Digital. Isso porque quando se chega aos primeiros resultados do buscador, um determinado site recebe um grande tráfego, ganha mais competitividade e se diferencia da concorrência.

Porém, ao chegar "ao topo", muitas empresas ou profissionais imaginam que não precisam fazer mais nada. O problema é que esse tipo de pensamento pode abrir espaço para que os concorrentes cresçam — e você não quer que isso aconteça, não é verdade?

Sim, mesmo com uma página bem posicionada, o trabalho de SEO precisa continuar. Afinal, conquistar uma boa posição no Google não significa necessariamente garantir mais volume de cliques.

Para atingir esse objetivo, é preciso se destacar na Search Engine Results Page (página de resultados ou simplesmente Serp), com recursos de otimização, entre os quais destaca-se o rich snippet.

Neste post, vamos falar o que é rich snippet, qual é a sua importância e quais são e como usar os seus principais tipos. Confira!

O que é rich snippet?

Mesmo que você não saiba exatamente o que é um rich snippet, certamente já viu um monte deles nos resultados do Google.

Quando o usuário faz qualquer pesquisa, o buscador costuma exibir um pequeno resumo nas páginas. Geralmente, essa caixa de texto é composta por título, URL e descrição. É a este resumo que chamamos de snippet — que, em inglês, quer dizer fragmento.

Snippet - resultado de busca Hubify
Snippet - resultado de busca Hubify

Seu objetivo nada mais é do que informar ao visitante sobre o que ele encontrará ao clicar em um determinado link.

E foi como complemento às informações que vemos nos snippets que surgiu o rich snippet. Em meio às particularidades da SERP do Google, o rich snippet se estabelece como um valioso fragmento de páginas da web, com informações mais completas e relevantes. É extremamente útil para o usuário e para o buscador.

Em relação ao usuário, o rich snippet oferece uma informação adicional sobre o site e, dessa forma, ajuda a pessoa a escolher o melhor resultado para a sua busca antes mesmo de clicar no link.

Rich snippet Hubify
Rich snippet Hubify

No que diz respeito ao buscador, os fragmentos contribuem para identificar informações de grande utilidade, que podem ser mostradas a partir dos resultados e, assim, oferecer uma experiência de busca muito mais satisfatória.

Como criar um rich snippet?

Os rich snippets se encontram em um nível mais avançado na estratégia de SEO. Afinal, eles demandam um conhecimento mais efetivo de programação e sobre o funcionamento do Google como um todo. Apesar disso, vamos explicar da forma mais clara possível como tudo funciona.

Para que o algoritmo exiba os fragmentos, eles deverão ser identificados no código HTML do seu site por meio de informações estruturadas, que têm o objetivo de organizar e classificar os conteúdos.

Ao mesmo tempo em que os robôs do Google são ótimos para captar os dados de uma página, você também pode dar uma ajudinha para facilitar a vida do buscador — e é justamente para isso que as informações estruturadas servem.

Dessa forma, quando o robô do Google avaliar determinado site, ele terá muito mais facilidade para ler e identificar um conteúdo que seja relevante para ser exibido na Serp.

Caso você seja dono de um site de receitas, por exemplo, o Google identifica informações como os ingredientes, o tempo de preparo e as calorias de um prato, projetando o resumo que aparecerá para quem estiver fazendo a busca.

Sendo assim, para implementar as informações estruturadas, você pode utilizar tais caminhos:

  • utilizar o Schema para criar algumas marcações e inseri-las de forma manual no código da página;
  • usar a ferramenta que marca dados no Google Search Console, de forma que o robô seja avisado para ler o conteúdo do seu site;
  • instalar plugins (como o All-In-One Schema.org Rich Snippets), caso você utilize a plataforma do WordPress.

Se você não entende nada de códigos, o plugin é a melhor opção. Em relação às duas primeiras opções, será preciso entender um pouco de programação.

A ferramenta que você encontra no Google Search Console é fácil de manusear, pois não trabalha diretamente no código, embora exija um bom conhecimento.

Já o Schema, apesar de ter um grande nível de complexidade, é uma ferramenta mais completa.

Qual é a importância do snippet para o SEO?

É essencial destacar que os snippets não estão ligados ao fator de ranqueamento do Google. Isso quer dizer que os algoritmos do buscador não consideram as informações estruturadas para posicionar um site.

No entanto, eles ajudam indiretamente para que uma página seja bem posicionada. Como aparece uma informação valiosa para os usuários, eles contribuem para melhorar resultados de métricas de desempenho, aumentando a taxa de clique e diminuindo a taxa de rejeição, por exemplo.

Para entender melhor, é importante destacar que o snippet oferece informação relevante e cria um destaque visual atraente para o usuário.

Assim, o site tende a receber mais cliques e a melhorar o tráfego, além de aumentar a Click-Through Rate (CTR, a taxa de cliques relacionada ao número de exibições). Segundo as particularidades e as regras do Google, o crescimento da CTR é um bom sinal de que o seu site entrega aquilo que o usuário busca em uma palavra-chave específica.

Nesse sentido, caso você esteja na 1ª posição do buscador, pode conquistar ainda mais tráfego e se distanciar da sua concorrência. Porém, caso você esteja mal posicionado, pode atrair novos visitantes e assim melhorar o seu ranqueamento no Google.

Para falar da relação dos snippets com a taxa de rejeição (visitantes que acessaram a página, mas acabaram a abandonando), vale destacar que o usuário que acessa a página provavelmente está interessado em ter mais informações. Por isso, a pessoa não deve deixar a página sem interagir com ela.

Para o Google, diminuir a taxa de rejeição e aumentar o tempo no site são bons sinais de que agora o seu conteúdo realmente atende aos interesses das personas.

Quais são os tipos de rich snippets?

Não é apenas um tipo de rich snippet que podemos encontrar: eles são muitos. Alguns são para quaisquer páginas, e outros só valem para publicações específicas.

Dessa maneira, você não precisará de todos e deve focar naqueles que são relevantes para o seu empreendimento.

Abaixo, destacamos alguns dos principais:

Sitelinks

Os sitelinks mostram algumas páginas internas do site, especificamente para quem ocupa o primeiro lugar da Serp.

Apesar disso, esse snippet não depende de você colocar informações estruturadas, pois é o Google que decide quais links serão exibidos, conforme a relevância e o tráfego da página.

Estrutura de site G1
Estrutura de site G1

Cabe a você ajudar o buscador e criar uma estrutura de navegação compreensível e coerente.

Breadcrumbs

Breadcrumbs (migalhas de pão, em português) estão relacionados ao caminho dentro da página para chegar até o site em questão.

Exemplo de resultado com amostra de breadcrumb
Exemplo de resultado com amostra de breadcrumb

Eles mostram a sua posição a partir da hierarquia da página, em categorias e subcategorias.

Avaliações

As avaliações tocam à reputação da página e são exibidas em forma de estrelas, numa escala de 1 a 5. São bastante atrativas e podem ajudar a trazer maior volume de acessos principalmente a sites de vendas de produtos ou serviços.

Assim como as avaliações no Facebook, por exemplo, elas ajudam o visitante a ter uma ideia a respeito da avaliação geral dos demais visitantes da página sobre o conteúdo que ela oferece.

Logo

Quando os usuários buscam o nome de uma empresa ou marca, o buscador também pode exibir informações mais específicas por meio de um box.

Ele fica na coluna à direita para quem está no desktop e tem o nome de Knowledge Graph.

Uma dessas informações pode ser o seu logo, por exemplo.

Exemplo de resultado com amostra de logotipo.
Exemplo de resultado com amostra de logotipo.

Searchbox

O buscador também pode mostrar na Serp uma caixa de busca específica para pesquisas de dentro da página — mas só para quem conta com tráfego relevante.

Em geral, esse snippet aparece só quando os usuários digitam o nome da empresa ou marca no buscador, o que ajuda a refinar as pesquisas.

Exemplo de searchbox
Exemplo de searchbox

Artigos

Caso você tenha um blog ou um site de notícias, pode utilizar as informações estruturadas para elas aparecerem em formato de carrossel nos resultados.

Isso pode acontecer entre as principais notícias, por exemplo.

Resultados de artigos
Resultados de artigos

Em relação à busca mobile, as páginas só aparecerão neste formato caso sejam desenvolvidas em Accelerated Mobile Pages (AMP). Trata-se de uma iniciativa do buscador para fazer com que o tempo de carregamento nos dispositivos móveis seja mais ágil.

Contato

Outro dado de marca que pode aparecer são os contatos, como SAC, telefone e suporte técnico.

O Google pode coletar esses dados de várias formas: pelo perfil no Google Meu Negócio, pelas informações estruturadas ou por meio de outras páginas na internet.

Negócios locais

Negócios locais — como bares e mercados — ganham bastante destaque na SERP, uma vez que são vistos em destaque nos resultados.

Para assegurar que os dados apresentados estejam certos, você pode criar um perfil no Google Meu Negócio ou inserir informações estruturadas na sua página, com dados como endereço, telefone e horário de funcionamento.

O próprio Google tem um recurso para inserir as informações complementares, como notas e comentários de consumidores.

Receitas

Os sites de receitas podem mostrar, de forma direta na Serp, alguns dados bem específicos:

  • fotos;
  • avaliações;
  • tempo de preparo;
  • dados nutricionais; e
  • outras informações essenciais para quem busca esse tipo de conteúdo.
Rich snippet para receita de bolo.
Rich snippet para receita de bolo.

Caso a busca seja feita em smartphones, as informações aparecerão em formato carrossel, desde que desenvolvidas em AMP.

O Google trabalha cada vez mais para que o usuário tenha a melhor experiência possível no momento em que faz uma pesquisa.

Nesse contexto, o rich snippet chega para facilitar a vida das pessoas. Isso porque ele oferece informações além daquelas que estavam esperando. A intenção do buscador é que você o ajude nesse processo.

Por isso, se você se esforçar, o Google colocará suas páginas em posições cada vez melhores. E isso é ótimo para os seus projetos, não é mesmo?

Pronto para começar a conseguir vários snippets? Conte para nós o que você acha deles!

E não deixe de acompanhar as próximas novidades do nosso blog!

Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content!

Rock Content
Buscar por