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SEO: 5 dicas para melhorar seu posicionamento no Google

3 minutos de leitura

Se você não tem um orçamento alto para investir em marketing digital, saiba que você pode melhorar seu posicionamento no Google nas buscas orgânicas para aumentar o número de visitas em seu site. Isso é possível por meio de uma estratégia chamada SEO (Search Engine Optimization).

O SEO é uma estratégia que se utiliza de diversas ações para melhorar a qualidade do seu site. É comum algumas pessoas ficarem desesperadas acompanhando as diretrizes do Google para saberem o que fazer exatamente para melhor se posicionarem. No entanto, não há motivo para crises, o Google já anunciou que seu maior objetivo é melhorar a experiência do usuário. Portanto, concentre-se nisso e suas chances de sucesso são maiores.

Confira essas dicas que elaboramos para você que deseja melhorar seu posicionamento no Google e, com isso, conseguir mais visitantes por meio de buscas orgânicas:

1. Escreva conteúdo inteligente e original

Desenvolva bons conteúdos em seu site, tanto nas páginas de produtos ou serviços quanto num blog ou numa sessão de artigos ou notícias. Mas atenção: é importante que o conteúdo seja inédito, o Google penaliza sites com conteúdo duplicado.

Além disso, um site com bom conteúdo ganha autoridade no assunto e é valorizado pelo seu público. Escreva sobre temas que tenham relação com a sua empresa e que possam ser utilizados para convencer seus visitantes que você tem o que eles precisam.

É comum as pessoas se preocuparem em posicionar no Google apenas a Home do site, no entanto, é um pensamento equivocado. O seu site tem que estar na busca do Google, mas uma página de serviços ou um artigo que fale sobre o que o usuário realmente precisa pode ser mais útil e aumentar as chances de conversão.

2. Use palavras-chave específicas para cada página

Também é comum que iniciantes caiam no erro de definir palavras-chave para sua empresa e aplicá-las em todas as páginas do site. Com isso, você acabará gerando uma concorrência interna entre uma página e outra. Tenha palavras-chave diferentes para as páginas, de acordo com o conteúdo presente em cada uma.

Imagine que seu site tenha dez páginas com palavras-chave diferentes ou que sejam semelhantes. Quando alguém realizar uma pesquisa, você tem dez chances de aparecer nos resultados, independente de como o usuário tenha pesquisado. Agora, se você definiu apenas uma palavra-chave igual para estas dez páginas, elas só aparecerão quando o usuário procurar exatamente por aquela.

3. Inscreva-se no Google Webmasters Tools

O próprio Google oferece algumas ferramentas para te ajudar a fazer um SEO inteligente e eficaz. O Google Webmaster Tools é uma delas. Ela oferece funcionalidades importantes para melhorar a configuração e o desempenho do seu site. Além disso, ele permite marcações e tags importantes para a leitura dos robôs do Google.

4. Inclua o código do Google Analytics no seu site

Não adianta você fazer diversas ações para melhorar seu posicionamento no Google se você não acompanhar o desempenho depois. Cadastre-se no Google Analytics e insira, no seu site, o código de rastreio da ferramenta.

Depois, é só você acompanhar o desenvolvimento das visitas, como por exemplo, de onde é o tráfego, por quais páginas navegam, o tempo de permanência no site e muito mais.

5. Coloque títulos e headings nas páginas

Para que o Google consiga saber exatamente qual o conteúdo da sua página e o quanto ele pode ser relevante ao usuário, você precisa fazer algumas marcações importantes. Uma delas é o título das imagens, utilize a palavra-chave da página como título.

As headings (h1, h2, h3...) são tags que indicam ao Google o que é mais importante. Use h1 no título, h2 nos intertítulos, h3 em palavras em negrito, por exemplo, e demais marcações no que achar necessário.

Viu como melhorar seu posicionamento no google não é tão complicado assim? Aproveite para ajudar seus amigos e parceiros compartilhando esse conteúdo nas redes sociais!

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
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