As vantagens de utilizar o twitter para empresas

Isabella Villar

Graduanda em Marketing na Fatec Sebrae, é fascinada pela versatilidade da área. Faz parte do time de Inbound Marketing da Hubify e atua como Revisora de Conteúdo.

6 minutos de leitura

A rede social do passarinho azul é uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo, com mais de 335 milhões de usuários. Porém, existem poucas marcas que usufruem do Twitter para Empresas, sem aproveitaram as oportunidades de aumentar o alcance e conexão entre os clientes.

Então, quais etapas você pode seguir para aumentar a experiência online do seu público-alvo? Como você pode promover seu produto ou serviço, sem ser invasivo? Como você pode tornar sua marca mais humana e coletar feedbacks?

Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste artigo, continue a leitura para saber mais, e aprenda a criar uma estratégia poderosa para sua empresa no Twitter!

Como o Twitter para empresas funciona?

Investir em uma plataforma como o Twitter oferece às empresas um método econômico para se envolver com os seguidores. Ou seja, você vai interagir mais com os clientes, em vez de promover continuamente os produtos e serviços.

Dessa forma, os usuários podem atuar como embaixadores da marca, e a empresa consegue monitorar os concorrentes, para agir rapidamente com quaisquer problemas que surjam. 

Portanto, se você deseja utilizar o Twitter para negócios, acompanhe os próximos passos:

  • crie uma conta no Twitter para o seu negócio. Você pode inserir seus próprios dados aqui, já que tudo pode ser personalizado mais tarde;
  • escolha um nome de usuário curto e agradável para o seu negócio, ele será utilizado para as menções;
  • faça upload de logotipos e gráficos de marcas como sua imagem de perfil comercial no Twitter e foto de cabeçalho;
  • altere o nome do perfil comercial do Twitter para o nome da sua empresa;
  • escreva uma biografia explicando o que sua empresa faz, além de adicionar a localização e links relevantes.

Agora você está pronto, então, comece a seguir pessoas, fazer conexões e enviar os tweets. Também vale a pena contar com uma plataforma de gestão de redes sociais, para agendar suas publicações, como é o caso do Mlabs!

Os benefícios do Twitter para empresas

Agora que você já sabe como criar a sua conta e como um perfil de negócios funciona, vamos entender quais são os motivos que fazem o Twitter para empresas valer a pena. Confira!

Atendimento ao cliente

O primeiro benefício não poderia ser outro, afinal com as tendências crescentes do SAC 2.0, as redes sociais se tornaram fundamentais. No twitter, por exemplo, a plataforma permite a comunicação direta com seus clientes, e por ser uma interação pública, a imagem da sua empresa será bem vista.

Assim, o Twitter torna mais fácil para os clientes chegarem às marcas e fornecerem seus comentários, ou pedirem ajuda. Portanto, a sua empresa pode utilizar essa oportunidade para coletar feedbacks que vão melhorar seus produtos, além de fornecer o suporte que seus clientes precisam.

Um exemplo aqui é o Netflix, conforme a imagem acima, que criou uma conta no Twitter dedicada para fornecer suporte em vários idiomas. Dessa forma, a empresa também coleta feedbacks para promover uma melhor experiência do usuário, e repassar à equipe de pesquisa.

Custo-benefício

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Se você tem uma pequena empresa, apostar no Twitter pode ser uma maneira econômica de alcançar potenciais clientes, em todo o mundo. Afinal, não existe cobrança para abrir e utilizar uma conta na rede social.

Porém, se quiser optar pela criação de campanhas pagas, o Twitter Ads pode atender as suas necessidades, sem gastar muito, quando comparado a outras plataformas.

O motivo disso é que ao promover tweets no Twitter, você só paga quando atinge seu objetivo de marketing!

Em outras palavras, por exemplo, se a sua meta for de conversões de site ou engajamento no Twitter, você só pagará quando as pessoas realizarem essa ação. E vale ressaltar que quaisquer impressões orgânicas adicionais e engajamentos são bônus grátis. 

Fortalecimento de marca

Conforme podemos notar no exemplo acima do Guaraná Antarctica, você pode utilizar o Twitter para fortalecer a empresa no seu nicho de mercado, o que pode ajudar a construir sua credibilidade e levar à conquista de mais clientes. 

Por exemplo, se sua empresa for uma imobiliária, você pode enviar tweets frequentes com dicas breves sobre como preparar sua casa para a venda, ou como uma mudança recente nas taxas de juros pode afetar as vendas de casas. 

Um dos principais benefícios do Twitter para empresas é que ele permite que você compartilhe informações rapidamente e inicie conversas com seu público-alvo. Por sua vez, os seguidores se identificam com o seu conteúdo e podem compartilhar com seus seguidores, a partir de um retweet ou favorite.

Portanto, a maneira como você fala com seu público no Twitter precisa ser padronizada, para refletir na personalidade da marca e aumentar o reconhecimento!

Sabendo disso, é importante criar um tom de voz para sua empresa. Assim, o tipo de conversa e tópicos abordados precisam atrair as pessoas que se identificam com a identidade da empresa.

E-book Youtubers e marcas

Se você está começando agora ou precisa de uma estratégia renovada, o Twitter oferece um Kit de Introdução a Tweets Orgânicos, para ajudar as marcas a estabelecerem um tom de voz próprio.

Além disso, envolver-se com as respostas e menções do seu público, também aumenta as chances de aparecer em feeds de não seguidores. Essas ações ajudam a aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca, provando ser um grande benefício do Twitter. 

A pesquisa Sprout #BrandsGetReal descobriu que os três principais comportamentos que ajudam as marcas a se conectar com os consumidores são:

  • gostar ou responder os clientes;
  • apresentar a personalidade da marca;
  • apoiar uma causa que os consumidores se identificam.

Conhecimento sobre as tendências do momento

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O Twitter permite que você transmita sua mensagem a qualquer hora, sem atrasos. Se você se deparar com uma informação importante que pode ser de benefício imediato para seus seguidores, é possível enviar um tweet rápido e obter uma vantagem competitiva. 

Por exemplo, se uma mudança repentina nas condições de mercado, faz com que algum de seus produtos ganha destaque, você pode ser o primeiro a comunicar essa mudança e aumentar as vendas.

Utilizar o Twitter pode te ajudar a pesquisar tendências e tópicos com os quais seu público se preocupa, para que você saiba como alcançá-los de forma mais eficaz.

Assim, não seria um absurdo afirmar que o Twitter é um mecanismo de insights do consumidor. Com ele, você descobre o que as pessoas pensam sobre determinado assunto ou tendência, quais são suas necessidades e memes.

Tudo isso pode ser encontrado na rede social, o que pode ajudar desde o lançamento de novos produtos ou serviços, até a melhoria dos que já existem. Também é um ótimo lugar para se envolver com os consumidores de forma autêntica e humanizada.

A página de exploração do Twitter fornece uma lista atualizada de tópicos e hashtags, que estão sendo mais falados no momento, em sua região. Portanto, você pode apostar nessa seção para descobrir as hashtags e conversas do Twitter, que são importantes para o seu público.

Conheça o Twitter Analytics

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Quando você tem metas definidas, é possível medir facilmente os resultados do seu desempenho. E isso não seria diferente no Twitter Analytics! Logo, esse recurso está localizado no menu suspenso, ao clicar em seu perfil no canto superior direito do painel do Twitter.  

Aqui, uma dica é se concentrar menos nas métricas de vaidade, ou seja, impressões ou contagem de seguidores, que geralmente são números altos, mas não ajudam você a atingir suas metas de negócios.

É mais importante saber quantas pessoas clicaram no link que você tweetou ou estão interagindo, para que você tenha um entendimento mais firme de qual conteúdo é mais popular entre seu público, e o que se traduz na maior quantidade de leads.

10 métricas que você precisa conhecer

Algumas das principais métricas que você pode conferir são:

  1. top tweet: ele indica o tweet que ganhou mais impressões;
  2. novos seguidores: ele mede o número de novos seguidores que sua conta ganhou;
  3. principal seguidor: é o novo seguidor que você ganhou no último mês, que tem o maior número de seguidores;
  4. menção principal: um tweet publicado por outro usuário que marcou ou mencionou você, e que teve o maior número de impressões;
  5. impressões: o número total de vezes que um tweet foi visto;
  6. engajamentos: mostra quantas vezes as pessoas interagiram com seu tweet. Isso inclui tudo, desde retuítes a curtidas e seguidores;
  7. taxa de engajamento: mede o número de engajamentos, dividido pelo número de impressões que um tweet recebe;
  8. cliques de link: quantas vezes os usuários clicaram em um link no seu tweet;
  9. custo por resultado (CPR): uma média de quanto você paga por cada ação que os usuários realizam depois de ver seu anúncio;
  10. conversões: essa métrica mostra às marcas como seus gastos com publicidade no Twitter se convertem em uma ação, como instalações, inscrições ou compras.

Depois de ler este artigo, tenho certeza que você vai reavaliar a importância dessa rede social para o seu negócio. E para dar continuidade ao assunto, sugiro que você leia outro artigo sobre o Twitter Ads?

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