Blog 8D Hubify

O checklist completo para fazer uma live stream

13 minutos de leitura

A live stream é uma transmissão ao vivo que vem ganhando espaço das social medias e acompanha diversos planos de estratégia de marketing das empresas. Mas, colocar uma live stream no ar e entregar ao público conteúdo de qualidade não é uma tarefa tão simples, já que exige conhecimento, planejamento e uma estrutura adequada.

Pensando nisso, montamos este checklist que vai te ajudar em todas as etapas de produção de um vídeo para transmissão ao vivo. Colocando estas dicas em prática você reduz o risco de problemas durante a transmissão e garante uma experiência incrível para o seu público. Quer saber mais? Então acompanhe este conteúdo e descubra!

O que é uma live stream?

Também conhecida como transmissão ao vivo, as live streams — ou simplesmente “lives” — consistem na transmissão de áudio e vídeo em tempo real no meio online. 

Apesar de ter um nome parecido, as live streams e o streaming acontecem de formas distintas. Streaming é uma tecnologia a qual os dados gravados, tanto áudio quanto vídeo, são transmitidos conforme carregam e podem ser retomados em caso de interrupção na conexão. Por exemplo, o caso de conteúdos disponíveis em plataformas como Spotify e Netflix. 

Por outro lado, nas transmissões ao vivo isso não ocorre por um motivo simples: a transmissão ocorre em tempo real. Dessa forma, tudo acontece simultaneamente, conferindo maior interação entre o autor do conteúdo e a audiência.

Ou seja, apesar da popularidade recente desse formato, engana-se quem acredita que esse recurso seja novo: as primeiras lives ocorreram por volta dos anos 90, mais precisamente em 1993 com a transmissão ao vivo da banda californiana Severe Tire Damage. A popularização veio apenas mais tarde, em meados de 2011 com a implementação da ferramenta pelo YouTube.

Entretanto, o formato se tornou tão popular que nos últimos anos redes sociais como Facebook e Instagram investiram na criação de ferramentas para possibilitar as transmissões ao vivo. Assim, o que exigia um grande investimento no passado pode ser feito com maior facilidade por marcas de menor expressividade, empreendedores digitais e até mesmo pessoas comuns, democratizando o uso da ferramenta.

Finalidades da live stream

As possibilidades de eventos que podem ser transmitidos no formato ao vivo são inúmeras se tratando do meio corporativo, entretenimento ou até mesmo pessoal. Basta ter criatividade.

A aplicabilidade desse recurso depende muito de alguns fatores como o seu público, a estratégia usada e o objetivo que deseja atingir com o material preparado. Atualmente, as mais populares são:

  • Vendas, também conhecido como live shopping;
  • Transmissão de aulas à distância;
  • Transmissão de eventos esportivos e culturais;
  • Comunicados importantes e urgentes de instituições;
  • Transmissão de palestras e workshops;
  • Webinars.

Motivos para investir na live stream 

Se a live stream vinha se consolidando com o tempo nos últimos anos, a situação da pandemia acelerou o uso dessa tecnologia em uma velocidade inacreditável. Com as medidas de restrição em espaços públicos e o distanciamento social, muitos eventos migraram para o meio online com as lives.

Segundo a Business Insider, somente o Instagram reportou um aumento de cerca 70% no uso do recurso de transmissão ao vivo por seus usuários. 

Mas não é apenas a crescente popularidade do recurso que atrai a atenção para o formato. Confira abaixo outros motivos para considerar seu uso:

Interação

Já sentiu como se você estivesse muito distante da sua audiência? A falta de interação ou o longo tempo para respostas causam essa sensação. Dessa forma, com as rotinas cada vez mais corridas, até mesmo as marcas mais atentas podem encontrar dificuldades em interagir no tempo certo com seu público quando requisitadas.

Ao fazer uso da live stream você tem a chance de se aproximar cada vez mais da sua persona. Isso porque eventuais dúvidas, comentários e até mesmo sugestões podem ser abordados ao vivo, passando muito mais dinamicidade nessa relação e proporcionando uma experiência completa.

Engajamento

Você já deve ter notado que publicações, blog posts ou até mesmo vídeos apresentam um número relativamente baixo de comentários de usuários e seguidores. As mudanças dos algoritmos em redes sociais nos últimos tempos tem contribuído ainda mais para a situação, tornando o alcance das publicações incrivelmente menor. 

Conteúdos disponibilizados no formato de vídeo tendem a gerar mais engajamento do que publicações estáticas. O público tem a possibilidade de conversar, realizar perguntas e comentários ao longo da transmissão, o que torna o formato personalizado e gera maior identificação.

Esse tipo de interação passa a ideia de estar conversando não apenas com uma marca, mas com pessoas reais, o que humaniza a relação.

Autoridade

“Quem sabe faz ao vivo”. A máxima que ganhou popularidade na TV brasileira reforça o conceito de transmissões ao vivo: não há cortes, edições ou uma segunda chance para demonstrar de outra forma o que foi transmitido.

Essa mecânica de transmissão em tempo real aumenta a confiança da sua audiência, que entende que sua marca é autoridade no assunto abordado.

Captura de leads

Produzir uma live stream é um processo que demanda tempo e um bom planejamento, como veremos a seguir. Ao promover um evento nesse formato você certamente investirá na apresentação de um conteúdo relevante para a sua audiência, que vai agregar valor e conhecimento. 

E já que você se dedicou tanto para produzir um material nessas proporções, por que não pedir algo simples em troca?

Sua audiência não vai se incomodar em fornecer alguns dados, como nome e e-mail, para ter acesso a um conteúdo exclusivo e em tempo real. Mas atenção: não exagere na quantidade de informações solicitadas!

Dessa forma, além de ter uma estimativa antecipada de quantas pessoas participarão da sua transmissão, você constrói uma boa base de leads com as informações necessárias para trabalhar estratégias de Inbound Marketing no futuro.

Complemente seu conhecimento com o vídeo:

Economia

Quem organiza eventos sabe que o planejamento e investimento andam de mãos dadas. Os custos envolvidos em palestras, por exemplo, envolvem locação do espaço, transporte e acomodação para palestrantes que não moram na cidade, estado ou mesmo país e coffee break, entre outras necessidades — além do tempo necessário.

Ao apostar no formato online esses custos passam a ser reduzidos. Você pode pagar por uma ferramenta especializada para possibilitar a transmissão, mas os custos ainda assim são incomparáveis. 

Além de ter custos menores, o alcance é maior. Assim, ao invés de custear um grande evento para um número alto de pessoas, você pode concentrar os esforços em outros pontos que fortaleçam a experiência dos espectadores.

Possibilidade de monetização

Se além de gerar conteúdo de valor e capturar leads você pretende ganhar dinheiro com vídeos ao vivo, saiba que isso é possível.

Em resumo, algumas plataformas profissionais possibilitam diferentes formas de monetizar as transmissões que vão desde formatos pay-per-view até crowdfunding, as famosas vaquinhas.

Outras plataformas, como o YouTube, também oferecem essa possibilidade. No entanto, existe uma quantidade considerável de regras e condições que mudam constantemente para monetizar os conteúdos. Algumas delas são:

  • ter mais de 1.000 inscritos no canal;
  • estar baseado em um país ou região onde o Programa de Parcerias do YouTube esteja disponível (o Brasil está incluso na lista);
  • ter mais de 4.000 horas de exibição pública nos últimos 12 meses;
  • ter conta vinculada no Google AdSense.

Checklist para fazer uma live

Agora que você já conhece o conceito das transmissões ao vivo e os mais variados motivos para investir no formato, chegou a hora de descobrir como preparar uma live stream desde sua concepção até a conclusão do evento. Vamos lá?

1. Defina a duração e o formato da sua live stream

As três primeiras etapas do seu planejamento são a definição da duração e formato da live, a data de transmissão e o envio de convite aos participantes. Isso deve ser feito com pelo menos 3 semanas de antecedência da data prevista para a live stream como uma margem de segurança.

A duração, o formato e conteúdo da sua live vão levar ao público uma ideia bem clara a respeito do que você pretende compartilhar durante a transmissão, por isso, tenha clareza ao definir os seus objetivos e o propósito da live.

2. Defina a data de transmissão

O segundo passo do planejamento consiste na definição da data e horário da transmissão. Por ser um vídeo ao vivo é necessário se comprometer com a data e horário previamente informados ao seu público.

Lembre-se de escolher um horário que se adeque ao público que vai assistir pois as pessoas devem estar disponíveis para acompanhar a sua live na data escolhida.

3. Convide os participantes

A terceira etapa do planejamento consiste no envio de convite às pessoas que eventualmente vão participar da transmissão. Isso também deve ser feito com antecedência e deve considerar o comprometimento dos convidados.

Ao definir quem participará da live considere a finalidade da live, o perfil do público e também o papel de cada integrante. Você será apenas o mediador, será um bate papo ou apenas cederá o espaço? 

Para lives de caráter técnico, por exemplo, busque sempre por participantes que tenham domínio do assunto. Afinal, sua audiência pode fazer perguntas bem específicas e o participante deve estar apto a atender às necessidades do público, promovendo uma experiência única para agregar valor e conhecimento.

Na maioria dos formatos de live stream, os participantes não precisam estar no mesmo local, já que é possível se conectar durante a transmissão. Se for o caso, lembre de verificar se o seu convidado tem uma conexão de qualidade com a internet.

4. Defina o serviço que será utilizado para a transmissão

O quarto passo é a definição do serviço que será utilizado na sua transmissão ao vivo. Atualmente, é possível encontrar várias opções no mercado, inclusive gratuitas e que oferecem recursos como a gravação do conteúdo ao final da transmissão.

As ferramentas pagas são as mais populares, e suas funcionalidades como quantidade de participantes, gravação das transmissões e possibilidade de transmitir o evento em outras plataformas variam de acordo com o plano. Entre as principais estão Loom, GoToWebinar e o Zoom.

Já entre as principais gratuitas estão YouTube Live, Stage Tean e Stream Yard. Com a popularização do serviço, redes sociais como Facebook, Instagram e até mesmo Twitter também possibilitam a transmissão sem maiores investimentos.

Aqui, é importante conhecer a ferramenta escolhida para evitar possíveis transtornos ou imprevistos. Esteja atento às possibilidades que cada ferramenta oferece e escolha aquela que melhor se encaixar no seu propósito com as lives. 

5. Monte a landing page da live stream e a página de transmissão

Duas semanas antes da data programada para a sua live stream é necessário montar a landing page para inscrição dos interessados. É nesta página que você vai converter seus visitantes em leads.

Entre as informações essenciais que devem constar na página, não deixe de destacar o tema com um pequeno resumo do que será abordado, acompanhado da data e horário da transmissão e o nome dos participantes confirmados.

Não esqueça que você deve capturar a atenção da sua audiência de forma rápida, portanto, seja conciso. Um recurso interessante que ajuda a sintetizar as informações são os bullet-points. 

E, por fim, invista em um bom formulário. Nesses campos sua audiência fornecerá informações para receber o link da sua transmissão, mas elas devem ser escolhidas de forma cuidadosa. Selecione apenas aquelas que são essenciais e valiosas. Não é necessário pedir muitas informações ou parecer invasivo com perguntas pessoais demais.

6. Divulgue a live stream e organize as inscrições

Depois de montar o planejamento e definir as principais informações da sua live, chegou a hora da divulgação.

Existem diversas formas de promover o evento, você pode enviar e-mails promocionais ou divulgar nas suas mídias sociais e site, por exemplo. Escolha um meio de divulgação que atinja o seu público alvo e contribua para que você possa converter o maior número possível de leads.

7. Prepare o roteiro e a apresentação

Pelo menos 7 dias antes da live stream, enquanto acompanha as inscrições, você pode começar a montar o roteiro e apresentação.

Isso pode ser feito com uma antecedência maior. A dica é adaptar o seu planejamento de acordo com a realidade da sua empresa e a sua afinidade com o assunto que será abordado.

No roteiro, você pode listar os tópicos principais da live e ensaiar a apresentação com antecedência, o que permitirá ter uma ideia de tempo de duração para a apresentação.

Se você optar pela apresentação de slides, prepare o material com a mesma antecedência, verifique se ele abrange todos os pontos listados no seu roteiro e quanto tempo cada um deles demanda para ser abordado de forma clara.

Caso tenha dado início a divulgação da live com antecedência, uma boa dica é enviar e-mails lembrando os participantes da data e horário, inclusive no dia da transmissão. Você também pode aproveitar o contato para compartilhar conteúdos “bônus” sobre o assunto que serão abordados no dia da apresentação.

8. Monte a infraestrutura

Dois dias antes da live stream você pode começar a montar toda a infraestrutura necessária para a transmissão. Algumas pessoas fazem isso um dia antes, mas fica a seu critério definir qual é a melhor estratégia de acordo com a sua realidade. Lembre-se que a antecedência vai fazer toda a diferença caso surja algum imprevisto.

Durante a preparação da infraestrutura você deve organizar o espaço, o enquadramento, testar a iluminação, instalar e testar a câmera, o microfone e a internet. Assim, caso você identifique algum problema nos equipamentos, terá tempo suficiente para resolver os empecilhos antes da data marcada para a transmissão.

No dia do evento, antes do início, é importante fazer uma segunda conferência de toda infraestrutura a fim de garantir o funcionamento de todos equipamentos e identificar eventuais problemas. Lembre-se de informar toda a sua equipe que estará acontecendo uma live stream, assim você não corre o risco de ser interrompido por colegas durante a transmissão.

9. O “pós-live”

Após a conclusão da live, lembre-se de enviar um e-mail a todos os participantes agradecendo sua presença e compartilhando eventuais conteúdos como um resumo da apresentação ou link para materiais comentados durante a live.

Principais desafios durante uma live stream

Imprevistos acontecem, mas algumas ações simples podem diminuir o risco de algo atrapalhar sua live stream. Confira.

Conexão com a internet

Mesmo com uma internet de qualidade e realizando testes de conexão dias antes, ela pode falhar. Áudio cortado, imagem falhando, quedas durante a transmissão… Tudo isso pode acontecer quando a internet apresenta instabilidade, o que acaba por afetar a experiência dos espectadores.

Portanto, conexões wireless, como Wi-Fi, tendem a falhar com mais facilidade do que conexões cabeadas e ter uma velocidade abaixo. Por isso, prefira plugar o cabo de rede direto no dispositivo que será usado.

Um fator que ajuda a determinar a qualidade da conexão é a chamada taxa de upload. A taxa mínima pode variar dependendo da qualidade necessária para a transmissão, mas um bom ponto de partida é considerar uma taxa acima de 3MB.

Ruídos externos

Em primeiro lugar, os barulhos externos, como carros passando na rua ou mesmo pessoas falando, prejudicam e muito a qualidade da transmissão. Por estar ao vivo, caso sua audiência não entenda em bom som o que está sendo dito ela pode simplesmente abandonar a live. 

Por esse motivo, teste diferentes ambientes antes do grande dia e também a sensibilidade do microfone que será usado. Algumas opções, como lapelas e fones conectados diretamente no dispositivo, ajudam a reduzir os ruídos externos — e não são soluções caras.

Nervosismo

Não ter intimidade com as câmeras é comum, mesmo em um mundo tão conectado como o que vivemos. Publicar uma foto requer um nível de segurança diferente de falar em frente das lentes, ainda mais ao vivo. 

Ou seja, nesses casos a dica é treinar. A postura ideal certamente não virá na primeira tentativa, mas com o tempo você se sentirá mais confortável com a situação e perderá o receio de falar em público — mesmo à distância.

Outra dica é conversar com as pessoas que participarão da transmissão com você. Isso tende a aliviar a tensão e também a ansiedade, já que você fica mais familiarizado com aqueles que dividirão o espaço e local de fala no dia do evento.

Mesmo sem experiência prévia no assunto, com organização e planejamento é possível fazer uma live de sucesso. Adapte o checklist à realidade do seu negócio e invista em conteúdo relevante para o seu público. Em suma, com conteúdo de qualidade é possível atrair a atenção para a sua empresa, ampliando as oportunidades de negócio.

Gostou deste post sobre live stream? Então aproveite para conferir este guia completo sobre produção de vídeo para o YouTube.

Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
Buscar por