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Tendências de Facebook e Google no Performance & Ads 2019

5 minutos de leitura

Olá, tudo bem? Meu nome é Marcio Alves, sou analista de marketing e especialista em mídia paga aqui da Hubify. Vira e mexe tô escrevendo algum artigo aqui no blog da Hubify e hoje vou falar um pouco sobre o que vi de tendências para 2019 no evento Performance & Ads, da Ecommerce Brasil.

Bora lá?

Microinfluenciadores

Há algum tempo as influenciadores apareceram no mundo como tendência de marketing, tanto para atingir públicos específicos e engajados, como para propagar mensagens com uma autoridade para uma parcela de público disponível.

Isso ainda se mantém, vide que os Youtubers estão dominando as propagandas da TV aberta e, em seus perfis de redes sociais o que mais vemos são informes publicitários.

Contudo, se você quer tracionar sua estratégia sem gastar muito, e gerar um resultado bom, uma tendência para 2019 é usar os microinfluenciadores.

Na prática eles são influenciadores com poder de persuasão para determinado público, mas com um fator importante, a base de seguidores é pequena.

Mas afinal, qual é a vantagem disso?

  • base pequena porém super engajada;
  • investimento menor;
  • chance de branding em longo prazo com influenciador (já que os grandes custam caro e estratégias de longo prazo podem ser inviáveis).

Um caso de sucesso que eu admiro é o do canal Piores Gamers do Mundo. Este é um canal de Youtube com quase 500 mil inscritos, altamente engajados, focados nos jogos mais famosos do mundo, mas com roupagem humorística para o público.

Algo que o Sportv e ESPN estão correndo atrás e ainda não conseguiu encaixar…

Apesar de não ser o canal mais famoso de games do Youtube, ele recebe muitos anúncios e patrocínios de conteúdo, pois tem uma proximidade com o público e linguagem própria, que agrada muito ao mercado e provavelmente dá resultado.

Outra marca que trabalha bem com influenciadoras e até concorre com algumas delas fora do Brasil é a Sephora. Vamos ver um case dela?

Caso Sephora X Black Friday (Mais Tráfego - Menos ROI)

Quem não conhece a Sephora? Uma das maiores lojas de beleza do mercado. Durante o evento, uma das analistas de marketing da empresa apresentou dados coletados em suas experiências em social ads (em várias redes de anúncio).

O fator mais impressionante foi que, quanto mais eles aumentavam o alcance dos ads, menor era o ROI da campanha. Isso ficou muito claro em um gráfico da última black friday da loja.

Apesar de eles terem faturado alto, bem como aumentado as vendas no período, o ticket médio foi mais baixo do que o normal e o LTV dos clientes novos durava pouco. Além disso, foi necessário investir alto para alcançar bons números e, devido a isso, o ROI nesse período não foi como o normal da loja no decorrer dos meses.

Portanto aqui vale a dica máxima: ao aumentar o investimento, invista aos poucos em novas audiências, buscando sempre testar a penetração e melhor taxa de conversão, para não perder ROI mesmo aumentando tráfego.

Google Smart Shopping

Você já ouviu falar na Google Smart Shopping? Ela vai além do que o Shopping convencional (que serve como comparador de preços patrocinados na SERP do Google). Com base em atributos de lances automáticos, visando buscar ROI ou ROAS desejado, ela ajusta o lance de forma dinâmica com base em machine learning para encontrar o usuário onde ele estiver, independentemente da rede Google que usar, sendo que esse é o futuro do ads para varejo.

Estivemos no Ads e Performance 2019 e trouxemos os principais insights sobre mídia para Facebook e Google. Confira tudo no artigo!

 Smart Bidding = automação para lances

A mesma campanha performa em busca do ROAS desejado, imprimindo anúncios dinâmicos na rede de pesquisa, Display e Youtube. De forma resumida, você otimiza 3 tipos de campanha dinâmica com apenas um orçamento, facilitando a gestão.

Mas atenção…

Precisamos observar pois, três campanhas juntas podem conflitar em não controle da rede / distribuição de orçamento. Ou seja, vale a pena o teste, mas não dispense campanhas de Display e Youtube que já performam bem.

Facebook Otimização de Verba Por Campanha

A partir de setembro, o Facebook não vai mais permitir que um orçamento seja controlado por grupo de anúncio (onde conseguimos trabalhar segmentações e locais de exibição).

Contudo, isso aparentemente pode ser uma boa mudança, pois dessa forma o próprio algoritmo do Facebook fará as entregas de anúncios para os grupos de melhor performance.

Além da otimização automática, o Facebook promete melhor aproveitamento de segmentações, pois encontrará os melhores usuários no momento certo.

Dica: caso você não queira dividir automaticamente e não controlar o orçamento dentre as segmentações, você pode separar por campanhas cada segmentação (o que na prática limitaria a ação do algoritmo e deixaria o controle em suas mãos).

Facebook Variação de Formatos

Por que usar apenas desktop, ou apenas mobile, ou apenas stories…

A variação de formatos é umas das principais vantagens do Facebook Ads (que permite que os ads rodem em vários formatos no Facebook, Instagram, Messenger e Audience Networking).

Apesar de muitos usuários navegarem no período comercial em computadores durante o trabalho, o smartphone é o campeão de acessos (pois o usuário chega a conferir o dispositivo em média 80x no dia, segundo dados do Facebook, apresentados durante o evento).

Além disso, uma pesquisa do Facebook apresentada no evento revelou que 79% dos usuários preferem ver produtos e serviços em vídeo, do que ler sobre eles. Esse mesmo teste mostrou que campanhas em vídeo performaram 22% mais do que imagens estáticas.

De forma resumida podemos concluir que vídeos para mobile são os melhores formatos? Não! Podemos concluir que é o formato preferido dos usuários atualmente, contudo, o que vale é a premissa do teste, para descobrir o que performa mais em sua campanha!

Essas foram as principais novidades apresentadas no Performance & Ads 2019. Mais novidades como essa você poderá conferir aqui no blog, quando nossa equipe frequentar próximos eventos badalados do mundo do marketing.

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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