Vídeo marketing: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Fabio Duran

Cofundador e CEO da Hubify. GDista, apaixonado por economia comportamental e vendas. Advogado formado pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia.

11 minutos de leitura

O marketing digital trouxe uma nova perspectiva do relacionamento entre uma marca e sua audiência. Hoje é possível criar campanhas para um público extremamente segmentado e com mensagens personalizadas. O lead, cada vez mais exigente, aguarda experiências surpreendentes e relevantes. Por isso, o vídeo marketing despontou como uma excelente solução.

Por ser um formato de conteúdo com ampla receptividade, o vídeo consegue levar a mensagem da sua empresa com clareza, independentemente do recorte do público. O vídeo marketing aumenta o impacto das suas ações e pode ajudar a reduzir o CAC (custo de aquisição de clientes).

Veja, a seguir, o conceito dessa estratégia e seus benefícios e descubra como implementá-la, quais ferramentas usar e ainda os melhores canais de comunicação. Boa leitura!

O que é vídeo marketing?

Assim como as novas tecnologias influenciaram o comportamento do consumidor, a transformação digital também mudou o marketing. As estratégias agora têm a preocupação de atrair o cliente ideal, oferecer algo relevante e só então direcionar o lead para a equipe de vendas.

Podemos definir como vídeo marketing todas as produções de vídeo que têm por objetivo atrair e trabalhar com os prospects no topo, meio e até mesmo fundo do funil de vendas. Algumas dessas ações são:

  • promover a sua empresa ou o mix de produtos e serviços;
  • apresentar a marca;
  • entregar informações relevantes;
  • gerar engajamento e interação;
  • educar a persona levando-a para os próximos estágios da jornada do cliente.

Tipos de vídeo marketing

Para alcançar o sucesso com as suas campanhas de vídeo, é fundamental que elas estejam inseridas no planejamento de marketing da sua empresa. Dessa forma, você consegue entender qual é o papel da produção audiovisual. Existem vários estilos de vídeo, e o marketing consegue aproveitar uma diversidade deles. Confira os principais usados:

  • vídeo tutorial: é aquele em que você explica como usar um produto ou serviço ou ainda contribui com alguma dica de uso para o produto;
  • vídeo de apresentação: como, pela internet, não é possível que o usuário tenha um contato físico com aquilo que você está oferecendo, essa é uma das melhores formas de mostrar detalhes do produto, como ele funciona e quais são as suas vantagens;
  • vídeo webinar: excelentes para aumentar o engajamento da audiência, oferecer conteúdos de valor e ainda fazer uma boa oferta ou lançamento de produto, os webinars podem ser gravados ou realizados ao vivo. O diferencial é que eles acontecem como um programa de TV, com data e horário programados para começar, e reúnem a comunidade para interagir durante a exibição;
  • vídeo institucional: esse é um estilo de vídeo mais comum, tem a função de divulgar a marca e reforçar seu posicionamento e valores. Serve tanto para o alinhamento das equipes quanto para o público externo;
  • vídeo de depoimento: quer um argumento melhor para a decisão de um prospect do que saber que a solução que você oferece realmente funciona? Ninguém melhor para contar isso do que outro consumidor que, inclusive, já passou por dúvidas e pode compartilhar sua experiência nos vídeos de depoimentos;
  • vídeo de entrevistas: por outro lado, existe esse tipo de vídeo, em que você pode convidar uma autoridade no assunto ou celebridade do seu público para reforçar os argumentos e transmitir autoridade e confiança;
  • vídeo de perguntas e respostas: é comum que todo negócio receba com frequência um certo padrão de dúvidas. Nada melhor do que montar um vídeo para sanar as objeções e outras questões recorrentes;
  • vídeo de listas: sabe aqueles famosos vídeos com títulos semelhantes a “7 melhores formatos de vídeo marketing” ou “As 10 melhores dicas para aumentar resultados com a internet”? Eles usam números para atrair e, ao mesmo tempo, apresentar organização dos pensamentos e gerar credibilidade.

Por que investir em vídeo marketing?

Talvez você já tenha bons resultados com outras ações de marketing digital e ainda não saiba se o vídeo realmente é interessante para o seu nicho de mercado. Então, veja alguns motivos para usar essa estratégia.

Se você já se inspirou com os diversos estilos de vídeo, descubra agora o que há de melhor dessa estratégia. Afinal, 95% dos brasileiros que acessam a internet assistem pelo menos a um vídeo por mês no YouTube!

Não é apenas uma tendência

98% dos millenials assistem a vídeos em seus smartphones e 92% de todos os espectadores mobile compartilham vídeos. Isso significa que as campanhas em vídeo têm alta penetração (principalmente para a geração dos millenials) e o potencial de viralizar, independentemente da audiência da sua marca.

Tem boa conversão

Outro ponto forte para escolher uma estratégia são os resultados que ela alcança, claro! E o vídeo marketing é uma excelente opção para conquistar os leads que já estão no estágio de consideração e decisão de compras. Segundo estatísticas sobre vídeo:

  • 85% da audiência prefere ver um vídeo sobre a empresa do que ler sobre ela no site;
  • as chances de o consumidor ver um vídeo sobre um produto são 98% maiores do que ele ouvir um vendedor;
  • ao assistir ao vídeo de um produto, as chances de o lead comprar aumentam em 85%.

Veja só como o vídeo tem um maior impacto e influencia o público. Ele pode, inclusive, ser um aliado da equipe de vendas, principalmente se o seu modelo for o de vendas consultivas, pois sua equipe poderá usar essa técnica para indicar e apresentar os benefícios do seu mix e ainda vencer possíveis objeções.

É uma preferência do consumidor — e da concorrência

Desde que o consumidor se tornou mais conectado e também consciente do processo de compra, empresas dos mais diversos nichos de mercado precisaram se adaptar para oferecer uma boa experiência do usuário: rica, exclusiva e, ao mesmo tempo, natural. O formato audiovisual foi excelente para atender essa demanda, pois já fazia parte do universo e gosto do público.

Para se ter uma ideia, 97% dos profissionais de marketing que usam vídeo dizem que a estratégia ajudou a fazer com que o usuário entendesse melhor algum produto ou serviço da empresa.

Esse é um dado muito importante, afinal, quando uma mensagem é transmitida por vídeo, o espectador consegue absorver 95% do que foi apresentado, já no formato de texto, essa taxa cai para 10%.

Quais são as vantagens do vídeo marketing?

Depois de ver tantas estatísticas que destacam a importância do vídeo marketing nas suas estratégias para projetar o crescimento da sua empresa, é hora de conferir como isso se reflete em suas ações de maneira prática.

Gera maior engajamento com a audiência

O engajamento digital é um grande diferencial em relação ao marketing tradicional. Nesse meio, você consegue entregar sua mensagem de forma segmentada, o que possibilita falar de um jeito ainda mais direcionado para o seu público-alvo.

Com uma produção audiovisual, além de aumentar as chances de compartilhamento e resposta ao seu conteúdo, você se aproxima da audiência, pois pode trabalhar alguns recursos como:

  • transmitir mais emoção;
  • tom de voz e uso de expressões informais;
  • postura e expressão corporal;
  • recursos extras, como composição de cenário e músicas de fundo.

Traz autoridade para a empresa

Não só pelo posicionamento de veracidade que a TV já construiu no repertório do espectador, um vídeo transmite mais confiança. Afinal, imagine como é muito mais fácil perceber se algo é real assistindo a um vídeo em vez de ler sobre o assunto ou ver uma foto?

Com o vídeo, você pode contar com o elemento humano, como o contato olho no olho, se aproximando do espectador e, ao mesmo tempo, aumentando a confiança. A audiência entende que o vídeo é mais verdadeiro e atribui autoridade para a marca.

Educa o público-alvo

Apesar de atrair novos leads ser um desafio (em que, inclusive, o vídeo pode ajudar), fazer com que o seu público caminhe pela jornada do cliente até o fechamento das vendas é uma tarefa grandiosa. Com a produção de conteúdos relevantes, você cria uma audiência, mesmo que ainda não tenha contatos online.

As pessoas buscam vídeos para se entreter, mas também para aprender algo relevante. Aproveite essa abertura e use o vídeo como estratégia de marketing de conteúdo, nutrindo seu público com informações valiosas e, ao mesmo tempo, aproximando a audiência da marca.

Tem um alcance maior

Além de ser um formato que as pessoas preferem para consumir seus conteúdos, o vídeo tem maior chance de compartilhamento. Por isso, as produções audiovisuais conseguem chegar mais longe que outras estratégias. Use o vídeo marketing para:

  • ensinar algo valioso para a audiência;
  • apresentar um conceito ou posicionamento da empresa;
  • dar uma dica;
  • trabalhar sobre datas comemorativas ou assuntos polêmicos.

Oferece mais eficiência nos resultados

O ambiente online tem sido amplamente usado por empresas, principalmente por conseguir alcançar um público extremamente recortado, impactar com experiências ricas e tudo a um baixo investimento. O vídeo marketing melhora seu faturamento na internet, além de ter diversidade, podendo ser usado de forma orgânica, em anúncios pagos ou mesmo em mídias sociais próprias para o vídeo.

Otimiza o SEO

Conseguir se destacar nos mecanismos de busca, como o Google, é uma das estratégias mais eficazes para ter visibilidade e melhores resultados para a sua empresa. Afinal, é uma das principais fontes de atração orgânica de novos leads pela internet. Não é a toa que a otimização de sites é fundamental para organizações, independentemente do nicho.

O vídeo marketing é importante para o SEO da sua companhia principalmente por 3 motivos:

  • entrega conteúdo relevante;
  • aumenta o tempo de permanência do usuário nas suas páginas;
  • estimula a interação do público, como é o caso dos comentários.

Quais são as melhores formas de fazer vídeo marketing?

Você pode criar suas produções audiovisuais para diversas finalidades, inclusive para ter um canal de vídeos. Entretanto, existem algumas formas de usar seu vídeo que apresentam um excelente crescimento nos resultados da campanha. Confira!

Inbound marketing

Um sucesso nas estratégias de marketing, o inbound consegue resultados expressivos a médio ou longo prazo. Isso acontece porque essa técnica cria maneiras de atrair o público certo, em vez de promover campanhas agressivas e invasivas. A ideia é que, se você conseguir apresentar seus produtos para quem realmente precisa deles, será muito mais fácil fazer com que essa pessoa valorize o que é oferecido.

O vídeo tem um papel fundamental para turbinar o inbound marketing da sua empresa, pois, com ele, você:

  • cria vídeos com dicas e informações relevantes;
  • entrega experiências ricas, como aulas exclusivas;
  • faz ofertas especiais, como nos webinários.

Anúncios pagos

O vídeo é um meio criativo para divulgar a empresa gastando pouco. Nos anúncios, ainda é possível otimizar seus resultados e melhorar as conversões. Existem estratégias de alto impacto, como a publicidade nativa, em que você monta sua produção especificamente para uma mídia, melhorando a interação com a audiência.

Aproveite o caráter persuasivo, use depoimentos e, principalmente, desperte o desejo da sua persona com uma apresentação dos produtos e serviços e como eles podem ser uma solução para o seu cliente ideal. Lembre-se de que valor é diferente de preço e apresente ofertas irresistíveis, crie senso de urgência e mostre o diferencial que a sua marca pode proporcionar.

Branded content

O branded content, ou conteúdo de marca, é uma forma de entreter, informar e apresentar os conceitos que falam sobre o posicionamento e personalidade da sua marca. O importante dessa estratégia é:

  • posicionar seu negócio no mercado;
  • transmitir valores da empresa;
  • gerar um buzz sobre o conteúdo criado;
  • aumentar a lembrança e o reconhecimento da marca.

Por isso, o vídeo é um dos principais recursos para essas campanhas; com ele, você cria uma conexão emocional com o espectador de maneira eficiente. Nesse caso, suas produções audiovisuais precisam ser feitas para gerar empatia com a audiência.

De qualquer forma, o branded content deve ser desenvolvido dentro de uma campanha pontual que faça sentido e transmita um valor ou mote específico para a audiência.

Quais ferramentas são importantes para fazer vídeo marketing?

Uma produção audiovisual é realizada em muitos estágios e, claro, requer conhecimento técnico em muitos momentos. Entretanto, com a qualidade de aparelhos, como as câmeras de celular, e a possibilidade de editar vídeos online, muitos mistérios foram desvendados em relação à sétima arte.

Planejamento

Antes mesmo de pegar uma câmera na mão e sair gravando, é muito importante saber qual a finalidade do vídeo e o que ele vai abordar. Além disso, alguns detalhes, como o responsável técnico e pessoas que farão parte da gravação, devem ser acordados com antecedência. Para ajudar no planejamento e distribuição das funções, você pode usar o Trello.

Já para a elaboração do roteiro ou para montar o enredo dos seus vídeos por meio de tópicos, há ferramentas próprias, como o Celtx. Essa estrutura, também conhecida como mapa mental, também pode ser desenvolvida em aplicativos como o MindMeister, MindNode e o XMind.

Captura

Luz, câmera e ação! A gravação de um vídeo precisa, basicamente, de 4 elementos:

  1. câmera: hoje, existem muitos smartphones com câmeras de qualidade;
  2. som: principalmente se a captura acontecer em local aberto ou a câmera estiver longe do locutor, é muito importante ter um gravador para capturar o áudio separadamente. Existem alguns modelos de qualidade e relativamente baratos, se comparados aos valores de câmeras profissionais, e ainda é possível usar um smartphone para essa função;
  3. iluminação: a luz é muito importante para compor o ambiente. Caso você não conheça ou não tenha equipamentos de qualidade para a iluminação (quando é artificial, o ideal é que tenha pelo menos 3 pontos de luz), é recomendado apostar na luz natural. Nesse caso, escolha uma locação externa e prefira horários longe do meio dia, quando a iluminação é muito dura;
  4. cenário: pode não ser o primeiro lugar para onde vão os olhos do seu espectador, mas você deve ficar atento a isso. Portanto, preste atenção ao enquadramento e pense em quais elementos podem compor o fundo da sua gravação.

Edição

Agora é a hora de retirar as falhas técnicas, inserir legendas, fazer a transição de cenas e colocar efeitos especiais, quando necessário. É claro que a complexidade do seu vídeo já começa na idealização, ou seja, no roteiro. Portanto, caso você não contrate uma equipe para ajudar e não tenha muito conhecimento técnico a esse respeito, o recomendável é pensar em soluções simples.

Além do mais, a finalidade do vídeo marketing está muito mais ligada ao conteúdo apresentado do que a recursos de vídeo. Para editar seus vídeos, você pode usar programas profissionais, caso já entenda de edição, como o Premiere. Se esse não for o seu caso, existem muitas opções mais simples, como o Clipchamp, Animoto, Camtasia, Pinnacle e Movavi.

Ainda é possível editar sua produção no próprio celular, em programas como o Vidtrim Pro, Video Show, VidStitch e Filmora.

Animações

Outra opção para a montagem dos seus vídeos são as animações. Cada vez mais populares como solução para o desenvolvimento de vídeo marketing, você tem algumas vantagens, como o fato de não precisar filmar e ainda a facilidade de demonstrar processos como um passo a passo. Para montar suas animações, você pode usar ferramentas como o Animaker, PowToon e GifUp.

Quais os principais canais para fazer vídeo marketing?

Quando a estratégia é vídeo, talvez a solução seja: use o máximo de mídias que conseguir. Afinal, em cada uma delas, você apresentará conceitos e conseguirá resultados diferentes. Entretanto, o Facebook, ao perceber a importância do vídeo, deixou claro: o vídeo nativo (que é aquele postado na própria plataforma, em vez de usar um link) gera muito mais visibilidade.

Facebook

O Facebook reúne a maior comunidade de usuários ativos no mundo. Para essa mídia, é muito importante criar conteúdos que agreguem valor para o seu público. Como nem sempre o volume do áudio é ativado quando a pessoa visualiza seu vídeo na linha do tempo, use legendas no início.

Ao fazer uma transmissão, que gera mais engajamento, lembre-se de realizar a divulgação com antecedência e crie um script para se orientar no momento em que estiver ao vivo com sua audiência.

Assim como outras campanhas de marketing, não se esqueça de inserir um CTA (chamada para ação) ao final dos seus vídeos. Isso ajuda seu público a fazer o que você precisa para alcançar suas metas.

Instagram

Além das fotos, já faz algum tempo que é possível usar vídeos para ter sucesso nessa plataforma. Os vídeos no Instagram precisam ter a duração de, no máximo, 60 segundos. Lembre-se de fazê-los na posição vertical e preste atenção à qualidade visual das suas produções, uma vez que essa é uma característica marcante da plataforma.

Por ser uma mídia muito específica, o ideal é que os vídeos no Instagram sejam produzidos propriamente para essa rede social. Lembre-se de usar hashtags para promover suas campanhas. Outro recurso é o Instagram TV, no qual é possível fazer o upload de vídeos longos e que ainda conta com outro diferencial: os vídeos não somem em 24 horas.

YouTube

A maior rede social de vídeos do mundo, o YouTube tem tantos meios de gerar renda que algumas pessoas preferem monetizar pela quantidade de visualizações que conseguem com o canal. Se esse não for o seu caso, ainda existem inúmeras possibilidades de usar essa plataforma, as 3 principais são:

  • criar um canal para entregar conteúdo de qualidade para a audiência;
  • promover lives, ou transmissões ao vivo, como webinários;
  • apostar em anúncios pagos usando o Google Ads.

Blog

Além de todos os canais externos, subir os vídeos no seu blog aumenta o tempo de permanência no site, otimiza a experiência do usuário com a apresentação de um conteúdo dinâmico e ainda melhora a autoridade da marca. Uma prática muito comum, nesse caso, é a incorporação dos vídeos que você usa no YouTube à sua página. Dessa forma, você fortalece os dois canais.

Como implementar uma estratégia de vídeo marketing?

Descubra alguns passos importantes para melhorar suas campanhas audiovisuais.

Escolha um objetivo

Antes de tudo, é necessário um planejamento digital. Nele, será preciso determinar as metas. Imagine que você pretenda lançar um novo produto: suas produções serão bem diferentes de uma ação voltada para a fidelização de clientes.

Defina o roteiro

Você pretende fazer um vídeo de conteúdo ou um Q&A (perguntas e respostas)? Escolha o melhor formato de acordo com as preferências do seu público e, ainda pensando nele, estabeleça a duração média e também a linguagem que será usada.

Torne o vídeo atrativo

Quem não quer fazer um vídeo engajante, com alta taxa de visualização e compartilhamento? Para isso, existem ideias para melhorar o conteúdo, como o storytelling, que é a arte de se contar uma boa história. Outra característica importante é o áudio — a voz deve ser clara, sem ruídos, e ainda é possível gerar emoções usando músicas de fundo.

Pense na divulgação

Além de escolher quais os canais em que seus vídeos serão publicados, invista em outros detalhes, como nas imagens para usar como miniatura do vídeo. Crie um calendário para a divulgação e indique se o vídeo fará parte de uma estratégia maior. Outro ponto importante é a criação de vídeos de conteúdo, pois, nesse caso, a frequência é muito importante.

Como você viu, o vídeo marketing é uma estratégia muito boa para destacar a sua marca. Por serem uma preferência do usuário, você consegue oferecer conteúdo, se destacar e ainda aumentar as vendas com produções audiovisuais. Use os vídeos para melhorar seus resultados de marketing e fortaleça o relacionamento com a sua audiência.

Se você gostou deste texto e acredita que o vídeo é uma excelente estratégia para multiplicar informações valiosas, compartilhe este texto nas suas redes sociais! Assim, você ajudará outras iniciativas a entregarem conteúdo de qualidade e transformará a realidade de muito mais gente.

Posts Relacionados