Entenda como Chatbots podem melhorar a conversão no seu site

Fabio Duran

Cofundador e CEO da Hubify. GDista, apaixonado por economia comportamental e vendas. Advogado formado pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia.

5 minutos de leitura

Vivemos em um mundo mais dinâmico. Com uma comunicação mais rápida, os usuários serão mais surpreendidos pelo seu negócio, aproximando-se da conversão. Uma das grandes possibilidades de ter contato veloz com os seus usuários sem deixar a qualidade de lado é por meio de um chatbot.

Você não sabe o que é um chatbot, como ele funciona ou quais são as vantagens para o seu negócio? Não tem problema! Neste post você terá todas as informações necessárias para fazer com que a sua empresa esteja pronta para o futuro e para conquistar os melhores resultados. Acompanhe!

O que são chatbots?

Chatbots são softwares que funcionam dentro de programas de mensagens, como Messenger e WhatsApp. Daí vem o nome chatbot: chat (conversa) + bot (emulação virtual de práticas humanas).

Esses serviços podem ser baseados em regras ou em inteligência artificial (AI). Em ambos os casos, é possível interagir e conversar com os clientes a partir dos mecanismos escolhidos.

Já se pode dizer que essa tecnologia é uma realidade. Somente no Facebook, mais de 30 mil pessoas a utilizam. Veja, agora, como funcionam os dois tipos de chatbot. Lembre-se, porém, de que na visão de 40% dos internautas, é mais importante resolver o problema de forma rápida do que a forma com que ele é atendido.

Regras

Esses são chatbots que funcionam a partir de comandos previamente escolhidos (ou palavras-chave). Dessa forma, caso o usuário digite uma informação diferente das opções escolhidas, o chatbot não saberá como agir e não fará nenhuma ação. Por isso, podemos dizer que eles obedecem a fluxos de navegação definidos.

Inteligência Artificial (AI)

Diferentemente dos chatbots movidos a regras, aqui eles conseguem compreender o que os clientes realmente desejam fazer, ainda que digam com palavras diferentes do que a máquina está habituada.

O sistema tem a capacidade de aprender com cada interação, entendendo o funcionamento da linguagem natural humana, não ficando restrito apenas a comandos. Por isso, pode-se dizer que quanto mais ele interage com o público para o qual foi criado, mais inteligente o chatbot ficará.

Para deixar ainda mais claro, tente se lembrar dos serviços de atendimento ao usuário (SAC) que você usou nos últimos meses. Talvez você tenha se lembrado de uma empresa em que você precisou digitar uma opção entre as oferecidas pela instituição. Ou seja, você tinha disponível um atendimento movido a regras. Caso você digitasse uma opção não contemplada, nenhuma ação seria feita pela empresa.

Por outro lado, há empresas em que os usuários conseguem falar quais são seus problemas. O atendente virtual tenta descobrir qual é o problema e informar a melhor solução. Caso não seja possível, ele mesmo transfere para um atendimento com um especialista. Nesse caso, podemos dizer que o suporte é realizado por Inteligência Artificial — não há uma única maneira do cliente ser atendido. Alguns exemplos de atendimento via AI são o Bradesco e a Oi.

Como podem ser utilizados?

Se você acha que os chatbots servem apenas para atendimento virtual, está enganado. Esses sistemas são úteis para ajudá-lo em todo o processo de captação e fidelização de clientes, como:

  • na realização de pesquisas para que o público mostre quais são suas preferências;
  • na utilização dos feedbacks dos internautas para entender como melhorar ainda mais seus serviços e produtos;
  • na previsão, a partir dos dados disponíveis, das próximas tendências de mercado e de como escolher as melhores estratégias para a sua empresa;
  • no oferecimento de ofertas exclusivas para os compradores, de acordo com seus interesses.

Como os chatbots auxiliam na conversão?

Veja como os chatbots podem ajudar o seu negócio a aumentar o número de conversões.

Atendimento imediato ao cliente

Os internautas procuram as redes sociais para obter atendimento imediato e sem barreiras. Nem todos os usuários instalam os aplicativos da empresa, uma vez que consomem espaço do dispositivo. Dessa maneira, para que fiquem realmente satisfeitos, eles procuram uma resposta imediata. Quanto mais rápida for a transmissão da posição da sua empresa, maior será a chance de o internauta realizar a compra.

Nesse sentido, os chatbots são uma ótima escolha. As dúvidas mais comuns poderão ser respondidas com velocidade, praticidade e eficiência. O usuário se sentirá próximo da empresa e ficará contente com os serviços prestados. Caso não seja possível, um atendente virtual continuará o suporte.

Não vale dizer, como justificativa, que os clientes não gostam da tecnologia. Uma pesquisa mostrou que o atendimento virtual é o preferido de 29% dos internautas. Isso se dá em função da grande quantidade de pessoas que gostam de concluir suas aquisições diretamente pelo chat. Em outra pesquisa, o percentual estimado chegou a 54%.

Com isso, você maximizará os recursos destinados ao atendimento, fará mais suportes, mesmo sem contar com uma grande equipe de colaboradores. Legal, não?

Ofertas personalizadas

Outra possibilidade de aumentar suas conversões é com o envio de ofertas personalizadas. Como o bot já conhece quais são as preferências daquele usuário, ele pode enviar itens em promoção e novidades para que o usuário concretize uma compra.

Um site de vendas de ingressos, por exemplo, consegue informar quando o cantor favorito dele estará na cidade, enviando dados sobre as vendas dos tickets e oferecendo até mesmo a possibilidade de fazer a compra pelo próprio Messenger.

Além disso, em casos de clientes que deixaram seus produtos nos carrinhos de compra, você pode oferecer um desconto para que ele complete a compra. Se a aquisição já tiver sido realizada, a opção é fornecer produtos complementares para que o usuário tire mais proveito do item adquirido. Todas essas opções serão úteis para que sua conversão aumente.

Além de tudo isso, você não precisa ficar com medo de parecer chato. Um estudo mostrou que 37% dos usuários adoram receber esse tipo de mensagem nos seus aplicativos. Ou seja, vale a pena investir nisso!

Presença em múltiplos canais

Os chatbots permitem que a sua empresa esteja, justamente, nos canais em que o seu cliente está. Dessa maneira, seu suporte será mais efetivo e atingirá o usuário no momento em que ele pensa em realizar a compra. Para escolher os melhores canais, faça um bom estudo para entender quais são as mídias mais utilizadas pelos seus clientes.

Os canais mais procurados pelo público, além dos mais tradicionais (como e-mail e telefone), são as redes sociais. Ter um atendimento rápido e de qualidade em cada um desses canais fará com que a sua empresa proporcione uma melhor experiência e usabilidade para o seu público.

Oferta de conteúdos

Por fim, outra forma de aumentar o número de conversões na sua empresa é ofertar conteúdos interessantes para o público correto com uso dos bots. Como eles compreendem o que os seus clientes buscam, estão prontos para contar quais são as últimas novidades do seu blog e outros conteúdos que farão com que o internauta se aproxime da conversão na jornada do consumidor.

Uma agencia de marketing digital é útil para ajudar a aumentar sua conversão, uma vez que ela sabe como o chatbot vai colaborar melhor com sua estratégia. Além disso, essas empresas têm o know-how necessário para implementar o sistema de forma prática em cada ação do seu negócio.

Por isso, antes de contratar algum desses sistemas de automação no atendimento, entre em contato com uma empresa da sua confiança para entender com mais detalhes o funcionamento e o custo disso tudo nas suas campanhas. Dessa forma, você estará mais bem preparado para sair na frente da concorrência e aumentar sua participação no mercado.

Lembre-se, também, de que você precisa ter um site de qualidade, retirando os erros mais comuns que impedem suas páginas de alcançarem o sucesso. Por isso, esses profissionais são os mais indicados para acompanhar seus resultados e propor as melhores mudanças.

A estimativa é de que, até em 2020, mais de 80% das empresas tenham adotado um chatbot nos seus negócios. Você não vai ficar de fora dessa, não é mesmo?

Você quer saber mais sobre como a Tecnologia e o Marketing podem ajudar a sua empresa a vender mais? Não deixe de ler nosso artigo Martech: O que é e como funciona a pesquisa sobre Tendências de Tecnologia.

Marketing digital de performance o manual definitivo

Posts Relacionados