Gestão 4.0: tudo que você precisa saber sobre essa tendência!

Beatriz Silva

Beatriz Silva

Publicitária e Pós-Graduada em Gestão de Marketing pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, é apaixonada pela comunicação e todas as suas nuances. Atualmente faz parte do time de conteúdo da Hubify.

4 minutos de leitura

Estamos literalmente vivendo na era da transformação digital. Isso significa que a sociedade, como um todo, vem adotando a tecnologia em uma velocidade absurdamente rápida e, no setor empresarial, esse cenário não é diferente.  

As empresas estão cada vez mais tendo uma mudança de mindset, alterando não só a forma como as novas ferramentas tecnológicas são inseridas na organização, mas mudando também a forma de administrar e gerir o negócio. 

E é exatamente essa mudança que é chamada de Gestão 4.0!

Quer saber mais sobre esse novo modelo de gestão e como aplicá-lo na sua empresa? Este artigo vai te mostrar tudo o que você precisa saber sobre a Gestão 4.0. Continue a leitura!

Afinal, o que é de fato a Gestão 4.0?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial. 

Esse movimento está diretamente ligado ao rompimento dos modelos industriais tradicionais, sendo substituído por modelos pautados na tecnologia da informação e automação das atividades, fazendo com que os processos antes operacionais, sejam totalmente independentes. 

A gestão 4.0 então, veio para suprir as novas demandas administrativas da Indústria 4.0, já que agora, se faz necessário, uma gestão muito mais inovadora, que foque nos processos do negócio de forma mais ágil, precisa e eficiente.

Como a Gestão 4.0 funciona na prática?

Na prática, a gestão 4.0 supre a necessidade que as empresas precisam atualmente para tomar decisões ágeis e flexíveis, de acordo com as novas tendências do mercado e acompanhando o ritmo do cliente. 

Nesse sentido, essa gestão traz uma forma de gerenciamento muito menos engessada como ainda se vê nas empresas com gestões tradicionais. Isso significa que dessa forma, a gestão 4.0 busca integrar máquinas, ferramentas tecnológicas e colaboradores, visando sempre a excelência produtiva e principalmente a melhora da experiência para os consumidores.

A base da Gestão 4.0

Esse novo modelo de gestão traz alguns princípios chaves, que juntos, funcionam como uma base de apoio para a gestão 4.0. Saiba quais são:

Big data com foco no cliente

O Big Data é um conceito que pode ser descrito como o grande volume de dados que são gerados a cada segundo. Na gestão 4.0, o big data tem seu foco principalmente no consumidor. O objetivo nesse sentido, é captar e cruzar dados dos consumidores a partir de todas as interações com a empresa, desde um cadastro no site ou em um ponto de venda, até curtidas e comentários nas redes sociais. 

Com o cruzamento de todos os dados obtidos, é possível ter uma análise detalhada das informações, que podem ser usadas para entender todos os aspectos comportamentais do consumidor e trabalhadas para proporcionar cada vez mais, experiências personalizadas de acordo com os diferentes perfis de clientes. 

Comunicação omnichannel

Omnichannel é uma estratégia que utiliza simultaneamente o uso de diferentes canais de comunicação de forma integrada. O objetivo da estratégia é fazer com que a relação da empresa com o consumidor, seja muito mais próxima e personalizada. 

Como um dos focos da gestão 4.0 é justamente melhorar cada vez mais a experiência do consumidor, apostar em uma estratégia de comunicação omnichannel, acaba se tornando um dos pilares desse modelo de gestão. 

É importante lembrar que nessa estratégia, a mensagem  é propagada igualmente em diversos meios de comunicação, sejam eles online ou offline. O intuito de toda a comunicação no omnichannel é caminhar para o mesmo objetivo. 

E-book BI

Automação

O processo de Automação, nada mais é do que transformar um processo manual e usar tecnologia para torná-lo otimizado e independente da interação humana. 

Se partimos do princípio que a própria indústria 4.0 surge justamente com esse objetivo, de romper modelos tradicionais das empresas para automatizar processos por meio da tecnologia, esse acaba se tornando um dos pilares fundamentais da gestão 4.0, que deve atuar então, como uma facilitadora para a implantação da automação de processos dentro da empresa.

Quais os benefícios da Gestão 4.0 na sua empresa?

Os impactos das inovações tecnológicas estão por todo lugar! Desde a indústria 4.0 até o surgimento das novas redes sociais, se alinhar às novas tendências da sociedade é quase que uma obrigação para as organizações que pretendem crescer no seu segmento.

Hoje, os desafios são cada vez maiores em relação a um mercado competitivo e inovador, adotar conceitos que aumentem a produtividade e lucratividade, como é o caso da gestão 4.0, acaba se tornando uma vantagem competitiva. 

Por isso, adotar a gestão 4.0 é uma ótima maneira de sair na frente dos concorrentes e começar desde já, a se destacar no mercado, visto que a lista de benefícios desse modelo de gestão é imensa: 

  • estreita e personaliza o relacionamento com o cliente com uso da comunicação omnichannel;
  • visa a automação de processos aumentando a produtividade, diminuindo custos e otimizando o tempo;
  • aumenta a segurança geral da empresa através de uso de tecnologias;
  • faz uso de dados concretos que proporcionam tomadas de decisões mais conscientes e acertadas.

Como aplicar a gestão 4.0 no seu negócio?

Agora que nós já te mostramos o que é gestão 4.0, sua base e seus benefícios, chegou a hora de você aprender como implantar na prática! 

Para aplicar a gestão 4.0 as organizações que visam aplicar esse modelo de negócio, devem seguir algumas premissas básicas. São elas:

Focar na difusão e fortalecimento da cultura organizacional

O primeiro passo é justamente trazer a cultura da inovação para dentro da organização como um todo. Isso se dá por meio de atualização de valores e difusão dos conceitos e mudanças que serão implantados na empresa, dessa forma, todo mundo pode compreender e aceitar melhor todas as ações tomadas com base na gestão 4.0.

Alinhamento da liderança e integração dos setores

A boa e velha gestão tradicional não cabe mais na era digital! A sociedade mudou, as relações trabalhistas mudaram e para alcançar a colaboração e empenho de todos, é necessário que os líderes tenham isso em mente.

A gestão 4.0 então, segue todos aqueles princípios que já explicamos por aqui, buscando sempre integrar tecnologia e colaboradores!

Investimento em tecnologia e automação

Esse talvez seja o ponto principal. A gestão 4.0 é baseada na inovação e investir em tecnologia para a automação dos processos é fundamental. Então, é fundamental investir em software de gestão, mão de obra especializada em dados e até em ferramentas que visam capacitar os colaboradores. Toda tecnologia é válida! 

Ah, lembrando que esse modelo de gestão não se restringe a um único segmento, qualquer empresa pode implantar e se beneficiar da gestão 4.0! 

 

Espero que você tenha conseguido entender tudo sobre a gestão 4.0! E agora, que tal conferir o nosso artigo sobre a Transformação digital no marketing: o que significa para minha empresa?

Ouça nosso Podcast!

Posts Relacionados