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9 habilidades importantes para um CMO de sucesso

6 minutos de leitura

CMO de sucesso, no mercado de trabalho atual, é um cargo — e qualidade — que gera cada vez mais competitividade, por isso é preciso investir e incrementar suas habilidades e técnicas de trabalho e de liderança.

Nesse artigo, produzido pelo Blog Industrial da Nomus, apresentaremos as 9 habilidades mais importantes para se tornar um CMO de sucesso e que, com certeza, constituem um diferencial na visão externa sobre o seu trabalho.

Veremos agora desde de atitudes “simples”, como a escuta aos colaboradores, até outras mais complexas, como o autoconhecimento e controle emocional, que juntos montam uma rotina construtiva de trabalho! Acompanhe!

Capacidade Analítica

Começando pela capacidade analítica — habilidade que está conectada a qualquer outra, que influencia diretamente nas tomadas de decisão e, consequentemente, nos resultados gerados pela empresa. 

Aprimorar sua capacidade analítica é necessário já que o CMO está sempre em contato com dados, informações e documentos que exigem essa habilidade, assim como a análise do mercado e dos pontos fortes e fracos da empresa e de si mesmo, para que seja possível implementar medidas para fortalecer esses pontos fortes e extinguir, ou reduzir, os fracos.

Existem ferramentas de gestão que têm o papel de auxiliar na organização das empresas, conduzindo a melhores resultados — usando a mesma quantidade de recursos, e servem como bons aliados dos líderes.

Comunicação aberta e clara

Ter uma boa comunicação é uma habilidade essencial para qualquer colaborador dentro de uma empresa.

Porém, quanto maior for o grau de responsabilidade exigido por um cargo, mais imprescindível torna-se a boa comunicação entre todos da sua equipe de colaboradores.

Em relação ao CMO da equipe, suas atividades diárias dependem de uma comunicação clara e fluida, tanto com a sua equipe quanto com parceiros, fornecedores, patrocinadores e clientes, visto que, muitas das vezes, é o líder o responsável por conduzir as reuniões com todos esses.

Além disso, retomando a comunicação interna da empresa, outros papéis importantes do CMO são: levar feedbacks construtivos aos colaboradores (assim como receber feedbacks dos colaboradores, estando sempre aberto a ouvir necessidades, opiniões e novas ideias); estar em contato frequente com seus superiores (representando uma ponte entre eles e seus colaboradores); organizar reuniões de pessoal para que as informações de todos os setores conversem entre si; entre diversos outros.

Postura proativa

Assumir uma postura de proatividade, iniciando projetos e identificando oportunidades, é muito importante e imprescindível para o trabalho de um CMO, porém antes disso é preciso que o profissional cumpra alguns “requisitos”.

O CMO precisa conhecer profundamente a área em que atua, o sistema da empresa em que trabalha, e as tarefas a serem realizadas por cada setor de colaboradores, para que, assim, possa organizar a rotina da empresa e de suas equipes — de modo alinhado e visando bons resultados, delegando as atividades e determinando as metas corretamente.

Um ponto positivo para essa habilidade, principalmente, seria uni-la às suas vivências de trabalho e de mercado, o que pode dar mais propriedade às suas escolhas e organizações.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe bem articulado aumenta as chances de obter resultados com melhor qualidade, pois incentiva a produtividade de todos, inclusive do CMO, já que destaca os pontos fortes de cada um na equipe, além de proporcionar uma troca construtiva de pontos de vista.

Para que o trabalho em equipe flua corretamente, também é muito importante a delegação de tarefas aos colaboradores pelo CMO, pensando na dinâmica geral da empresa e nas metas a serem alcançadas. 

Como foi dito anteriormente, para que não haja falhas nessa divisão de tarefas, ou que sejam as mínimas possíveis, o CMO precisa conhecer muito bem o sistema de gestão da sua empresa, seus setores e as tarefas a serem realizadas por cada um.

Motivação própria e da equipe

Essa habilidade está muito ligada à paciência e determinação, já que após tomar uma decisão quanto a um projeto, por exemplo, o CMO precisa esperar pelo menos o tempo mínimo necessário para o retorno dos resultados, sem desistir e voltar atrás em sua escolha antes desse período, para não passar uma imagem negativa, desmotivando à si mesmo e à equipe quanto ao investimento de recursos, tempo e energia.

Outra atitude essencial para motivar a equipe é trazer novos desafios e atividades, que muitas vezes bombeiam o fluxo de energia na rotina de todos, impulsionando bons resultados nessas novas tarefas e nas antigas.

Empatia e flexibilidade

O respeito para com o outro deve sempre existir em qualquer relação, seja pessoal ou profissional.

A empatia é um fator que gera confiança no ambiente de trabalho, porque todos têm suas vidas fora do ambiente de trabalho e existe o risco de, em algum momento, a vida pessoal precisar interferir na rotina de trabalho, para isso o CMO precisa ser compreensivo com os colaboradores.

Além disso, quando os líderes dão mais liberdade para os colaboradores quanto a forma de realizar determinada tarefa, incentivando sua criatividade, o trabalho se torna muito mais produtivo.

A positividade da flexibilização do modo de execução das tarefas foi comprovada no período atual em que o home-office ficou tão em alta, devido a pandemia

Estabilidade emocional

O emocional do CMO, equilibrado ou não, pode influenciar suas atividades e rotina, as dos colaboradores e os resultados da empresa.

É necessário que o CMO trabalhe, de modo saudável, seu autoconhecimento e seu autocontrole, através, por exemplo, da terapia, para que consiga lidar com situações complicadas sem descontar suas frustrações — pessoais ou profissionais — nos demais.

Ao analisar e processar seus sentimentos e os expressados pelos outros, o CMO se torna capaz de atuar com inteligência emocional em todas as responsabilidades atribuídas ao seu cargo, mantendo o foco em suas ações, sem deixar que as situações desestabilizadoras interfiram nas suas tomadas de decisão.

Aprendizado constante

Seu interesse em ler e estudar esse artigo até o final demonstra que você está no caminho certo, de busca e investimento constantes de aprendizado!

Um bom e preparado CMO deve estar sempre se atualizando perante o mercado, da sua área e adjacentes, e desenvolvendo novas habilidades, assim como aprimorando as que já domina.

Desse modo, o profissional se mantém competitivo e também trabalha para que sua empresa se destaque em comparação às outras.

Resolução de conflitos

Até mesmo na melhor e mais feliz empresa do mundo surgem conflitos, sejam internos (entre colabores, por exemplo) ou externos (com fornecedores, por exemplo), por isso o CMO precisa estar capacitado para fazer uma boa gestão de conflitos.

Essa habilidade pode ser vista como uma união de todas as demais faladas no presente artigo, visto que para uma resolução de conflitos amigável e produtiva (postura produtiva) o CMO precisa:

  • em primeiro lugar, não deixar que seus problemas interfiram na análise da situação como um todo (estabilidade emocional e capacidade analítica);
  • ser o mediador com uma comunicação clara, evitando mal entendidos (comunicação aberta e clara);
  • ter empatia com todos os envolvidos na situação (empatia e flexibilidade);
  • motivar o trabalho em equipe a fim de encontrar, em conjunto, uma solução (trabalho em equipe e motivação própria e da equipe);
  • e, por fim, para que o CMO tenha propriedade e preparo para lidar com tudo isso, desenvolver seu aprendizado e se atualizar sobre as novidades do mercado (aprendizado constante).

Conclusão

Vimos nesse artigo as habilidades fundamentais para ser um CMO de sucesso, que auxiliam tanto o crescimento da sua empresa quanto o seu pessoal. É importante ressaltar que muitas das habilidades trazidas podem ser codependentes ou, ao menos, conversam entre si

Portanto, a dica é desenvolver bem cada uma delas e estar sempre às aprimorando, já que uma fortalece a outra.

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