Benefícios do Marketing Digital: 10 razões para investir

Fabio Duran

Fabio Duran

Cofundador e CEO da Hubify. GDista, apaixonado por economia comportamental e vendas. Advogado formado pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia.

10 minutos de leitura

Se você busca os benefícios do Marketing Digital, certamente já notou como o uso da internet cresceu muito nos últimos tempos, fazendo com que a comunicação entre empresas e consumidores se modificasse.

Antes, os empreendedores não confiavam em anúncios online de seus produtos e serviços, hoje eles são um dos principais meios de comunicação nas estratégias de marketing.

E não é à toa, já que os benefícios do marketing digital, se comparados às mídias tradicionais, são numerosos. Ele permite a interação com o público em tempo real, além de possibilitar que a empresa tenha um relacionamento mais estreito com seu público-alvo.

Claro que investir em marketing online não significa abolir outros canais de comunicação, como o rádio e a TV, já que eles também têm o papel na geração de leads. Entretanto, a inclusão do marketing digital nas estratégias da marca merece atenção redobrada!

Com um público cada vez mais conectado, as empresas que não investem em estratégias de marketing digital perdem território. Assim, a influência da internet na decisão de compra cresce na mesma proporção que o número de usuários da rede — eles estão cada vez mais exigentes e não se contentam, apenas, com produtos e serviços de qualidade, mas também querem atendimento eficiente e personalizado.

O poder de decisão está nas mãos do consumidor, por isso é preciso dispor de boas estratégias para atraí-lo, e o marketing digital é a melhor alternativa para isso.

No artigo de hoje, vamos tratar sobre o assunto, abordando os benefícios do marketing digital e como ele influencia o sucesso do negócio. Confira!

A importância do marketing digital para as empresas

Quantas vezes você pesquisou na internet sobre um produto ou serviço antes de comprar? E, quantas vezes procurou informações sobre determinada empresa na rede? Acredito que muitas, não é mesmo?

Você não é o único a fazer isso. Segundo o Relatório da Cisco, até 2023, 5,3 bilhões de pessoas estarão conectadas à Internet, sendo a busca por produtos e serviços, um dos principais motivos.

Em média, os brasileiros passam 3h45 por dia usando as redes sociais, sendo o segundo país no ranking global, atrás somente das Filipinas. Esses dados são referentes ao estudo da Famemass.

Nesse sentido, se a sua empresa tem uma estratégia de marketing digital bem planejada, ela possui a ferramenta certa para atingir grande parte dos potenciais consumidores.

Assim, marcar presença online possibilita que o seu negócio;

  • ganhe visibilidade;
  • prospecte mais clientes;
  • crie um relacionamento duradouro com eles.

As mudanças no comportamento dos consumidores

A internet, as redes sociais e os aplicativos mobile modificaram o perfil de consumidor — agora, é ele quem determina as regras na hora da compra, assim o público influencia e participa ativamente das estratégias das empresas.

Ao navegar na rede, o consumidor conta com mais elementos para se comunicar com as marcas. Dessa forma, um simples comentário negativo nas redes sociais pode ter repercussões globais.

Além disso, as novas mídias possibilitaram que os influencers se transformassem em formadores de opinião, capazes de persuadir o consumidor na hora da compra — o que antes era possível apenas por celebridades.

Esse poder adquirido pelos consumidores, pode se transformar em um pesadelo para as empresas que não conseguem se adaptar ao modelo de consumo atual. No entanto, as organizações inteligentes, que sabem como aliar suas estratégias à nova realidade do mercado, têm ganhado cada vez mais espaço.

Como a internet e as redes sociais influenciam a decisão

Durante o relatório do The Social Media Revolution, foi relatado que as redes sociais têm grande influência na decisão de compra.

Entre os entrevistados, 53% recomendam produtos em suas publicações no Twitter e 90% dos consumidores confiam em recomendações dos outros.

Outra pesquisa, realizada pela CNDL/SPC Brasil, concluiu que 97% dos internautas buscam informações online antes de comprar em lojas físicas.

Veja mais alguns dados interessantes sobre o comportamento de compra no consumidor na era digital:

Esses são apenas alguns dados para ilustrar as mudanças no comportamento do consumidor da modernidade. A tendência é que esses números só aumentem, já que as pessoas querem cada vez mais comodidade na hora da compra.

Afinal, o que existe de mais cômodo do que pegar o celular e pesquisar por um produto, ou entrar em contato com o vendedor por um aplicativo e receber a sua compra em casa?

Entretanto, isso não significa que o seu negócio precise de uma loja virtual. Tudo vai depender do nicho de mercado, o importante aqui é estar presente em algum canal digital

Agora que já falamos sobre o perfil do consumidor moderno, vamos te contar mais benefícios do marketing digital. Confira!

8 benefícios do marketing digital

O que ninguém imaginaria há dois anos aconteceu, o uso de dispositivos móveis já ultrapassa a televisão, segundo o relatório Internet Trends 2019

Com um número tão expressivo de consumidores online, estar presente na internet é um ponto básico para qualquer negócio. Para isso, não basta, simplesmente, criar um site e uma página no Facebook, por exemplo. É preciso aliar boas estratégias, considerando a realidade de seu negócio.

Para ter e executar um bom plano de ação, é necessário contratar profissionais qualificados. Nessas horas, a assessoria de uma agência de marketing digital faz toda a diferença, pois ela vai colocar em prática a sua experiência nesse segmento para gerar resultados satisfatórios ao negócio.

Mas, esse é um assunto para tratarmos mais adiante. Agora vamos falar sobre 8 benefícios do marketing digital para seu negócio. Acompanhe!

1. Boa visibilidade na internet

Tem coisa mais frustrante do que procurar informações sobre determinada empresa na internet e não encontrar nada? Caso seu cliente busque detalhes sobre o seu negócio na rede e não encontre, provavelmente, ele não vai entrar em contato.

Grande parte das visitas em sites de companhias são resultados de mecanismos de busca como o Google, o maior buscador do mundo. Um bom investimento em marketing digital pode contribuir para que seu negócio apareça nas primeiras páginas da pesquisa, o que ajuda a diminuir o custo por aquisição de clientes (CAC).

2. Construção de uma audiência qualificada

Outro benefício do marketing digital é que ele proporciona a construção de uma audiência, que realmente tenha interesse em seus produtos e serviços.

Para comprovar essa tese, a Cuponation fez uma pesquisa para entender como o usuário brasileiro se relaciona com as marcas nas redes sociais.

Foi indicado que as lojas com perfil no Instagram chegaram a obter mais de R$ 500 mil de faturamento, após a realização de uma conta em mídia social.

3. Comunicação com o público certo na hora certa

No tópico anterior, falamos sobre construir uma audiência qualificada, mas os benefícios do marketing digital vão muito além disso. Ele permite que a sua empresa se comunique com o público no momento certo.

No meio digital é possível saber exatamente com quem está falando e ainda criar campanhas de marketing segmentadas bem mais precisas, filtrando:

  • sexo;
  • idade;
  • dados demográficos;
  • entre outras informações relevantes.

Dessa forma, a empresa pode criar várias campanhas personalizadas, simultaneamente, para audiências diferentes.

4. Possibilidade de analisar dados com alta precisão

A mensuração real dos resultados de cada campanha é mais um dos benefícios do marketing digital. O que não é possível em campanhas offline!

Vamos dar um exemplo: sua empresa fez um grande investimento em marketing e estampou a campanha em diversos outdoors espalhados pela cidade. Embora você saiba a quantidade de outdoors que foram contratados, não tem como saber quantas pessoas visualizaram a propaganda.

Já com uma campanha de e-mail marketing e softwares específicos, você consegue ter informações precisas sobre quantas pessoas abriram o e-mail, clicaram no link ou efetuaram a compra. Muito prático, não é?

E-book marketing digital

Ainda é possível acompanhar o tráfego do site e monitorar o comportamento dos usuários ao acessá-lo, ou seja, observar quais são as páginas que eles mais visitam e o tempo gasto em cada uma delas.

O desempenho dos anúncios no Google e as postagens nas redes sociais também podem ser mensurados com precisão. E tudo isso em tempo real, o que permite que a empresa redirecione seus investimentos ou mude sua estratégia para que as campanhas atinjam o objetivo almejado.

5. Excelente custo x benefício

Dizer que investir em marketing digital é mais barato do que em mídias offline já se tornou clichê. Essa informação passa uma mensagem errônea de que o marketing digital é gratuito ou exige baixo investimento.

Em parte isso é verdade, pois campanhas em mídias físicas costumam ter um custo bem mais alto. Muitas empresas, principalmente as que ainda têm um faturamento modesto, não podem arcar com esses custos.

No entanto, elas podem alcançar bons resultados com a estratégia online, exigindo um menor orçamento. E, mesmo grandes empresas que investem pesado na divulgação de seus produtos e serviços, direcionam uma boa parte do seu orçamento em marketing para campanhas online, pois sabem que o custo-benefício vale a pena.

Veja alguns dados sobre os investimentos em estratégias de marketing online:

  • até 2021, a previsão é que o gasto em publicidade global supere os 375.000 milhões de dólares;
  • 34% dos consumidores têm mais chances de realizar uma compra, devido a um conteúdo personalizado;
  • cerca de 54% usam as redes sociais para procurar um produto, e se baseiam nas opiniões de influencers digitais.

Viu como o investimento em marketing digital é vantajoso para os negócios? E nem é preciso gastar “rios de dinheiro”, basta ter boas ideias e colocá-las em prática para atingir o público certo!

 6. Chance de tornar-se uma referência no segmento que atua

Um negócio que mantém uma presença online consistente tem grandes chances de criar autoridade de marca, ou seja, ela pode ser referência de seu segmento. Como conseguir isso? Por meio de um blog empresarial, site e mídias sociais, principalmente, com estratégias de marketing de conteúdo.

Os benefícios de uma empresa se tornar referência é que ela será citada não só por clientes, mas também por formadores de opinião, veículos de comunicação e até mesmo concorrentes, que buscam um exemplo a seguir.

Afinal, como diz aquele bom e velho ditado: “Nada se cria, tudo se copia”, e as empresas estão sempre buscando formas de melhorar seus produtos e serviços. Por isso, é comum surgir inspirações de concorrentes com melhor posição no mercado.

A presença de marca pode melhorar o posicionamento, aumentar o número de clientes e, consequentemente, das vendas.

7. Melhor relacionamento com os clientes

Um dos maiores benefícios do marketing digital é que ele permite que a empresa tenha um relacionamento mais estreito com seu público. Afinal, diversos canais podem ser utilizados para interagir com seus clientes.

Assim, você pode conversar com seu consumidor para entender melhor suas necessidades, e também pode ajustar soluções sobre possíveis pontos negativos que seu público tenha sobre seu negócio.

Essa aproximação deixa o cliente mais confiante na marca, o que é base para qualquer bom relacionamento.

8. Auxilia seu negócio nas estratégias de SEO

Ver sua companhia nas primeiras páginas do Google é o sonho de muitos empreendedores. Muitas empresas investem pesado para que sua marca esteja entre as primeiras nos motores de busca.

O SEO é que define sua presença online, por isso, quando um usuário pesquisar sobre seus produtos, ele te encontrará. O benefício do marketing digital nessa questão é que ele ajuda o cliente a encontrar o site de sua empresa, mostrando a ele que você tem a solução para o atual problema.

9. Abre as portas para a personalização das ofertas 

Além de segmentar o público de anúncios e os contatos de e-mail, personalizar a comunicação é uma maneira de alcançar os objetivos da empresa. Por quê? Cada pessoa tem um perfil diferente e passa por distintas situações na vida.

O marketing digital permite criar conteúdos e ofertas únicos para cada cliente. Como? Da forma explicada anteriormente, descobrindo diversas informações sobre cada usuário.

10. Ajuda a ter resultados de longa duração 

É verdade, blog jamais perde os conteúdos publicados, assim como a reputação que conquistou ao dos anos. Essas plataformas podem continuar sendo acessadas tempos depois da publicação e continuam gerando acessos.

Dessa forma, uma estratégia bem elaborada e conteúdos bem pensados, são capazes de continuar obtendo resultados, mesmo que fiquem em stand by

Como saber se sua empresa precisa de marketing digital

Bom, isso é uma dúvida muito comum, pois apesar do marketing digital não ser uma novidade no Brasil, muitas empresas ainda mantêm ações isoladas na internet. Elas criam perfis nas principais redes sociais, produzem um site e postam conteúdo exclusivo sobre produtos e serviços da empresa.

Se sua empresa é uma delas, talvez esteja na hora de começar a investir em estratégias de marketing digital, afinal, ações isoladas não trarão os resultados desejados para seu negócio.

É preciso ter um planejamento estratégico para que sua marca ganhe notoriedade, gere leads e conquiste novos clientes. O que não acontece da noite para o dia, portanto, se você precisa de resultados rápidos, comece a investir já!

Como começar a investir em marketing digital

Agora que você entende a importância de começar os seus investimentos em marketing digital, surge a dúvida — mas iniciar esse processo? Se você não sabe qual caminho seguir, acalme-se, estamos aqui para te ajudar. Confira!

Determine um objetivo

Em primeiro lugar, identifique as necessidades da sua empresa para direcionar o seu investimento, de acordo com os objetivos. A empresa precisa de mais vendas? Ganhar visibilidade? Criar relacionamento com o público-alvo?

Responda essas perguntas e identifique qual desses pontos você quer atingir. Claro que não estamos falando para escolher apenas uma opção, mas sim definir as prioridades.

Conte com o marketing de conteúdo

Como dissemos lá no início, as pessoas estão sempre buscando respostas para suas dúvidas na internet.

Por isso, você deve investir em criação de conteúdo relevante para seu público-alvo, que o ajude a esclarecer suas dúvidas. O marketing de conteúdo tem o poder de aproximar a marca do consumidor, por meio dele as empresas conseguem conquistar a confiança de seus potenciais clientes.

Você pode criar conteúdo de várias formas como blog, e-book, webinars, podcasts, infográficos e vídeo. O importante é o público encontrar o conteúdo quando pesquisar na internet algo relacionado ao seu negócio.

Esteja presente nas redes sociais

Com um número tão expressivo de usuários que acessam as redes sociais, alcançar o seu público exige investimento de dinheiro e tempo.

Além de fazer campanhas pagas nas mídias sociais para atrair novos seguidores, é importante investir em um profissional para fazer as postagens e acompanhar os resultados das campanhas.

Invista em links patrocinados

Mesmo que sua empresa invista em estratégias de SEO, aparecer nas primeiras páginas do Google é um trabalho que pode demorar para dar resultados. Portanto, se seu negócio precisa de resultados rápidos, as campanhas de links patrocinados podem ajudar.

Contrate uma agência de marketing digital

Entre todos os investimentos citados, contratar uma agência de marketing digital é o melhor de todos. Mas, por quê?

Simples: uma agência possui toda expertise necessária para criar suas estratégias e será responsabilidade dela criar todo o planejamento, além de estruturar a campanha, baseado nos objetivos e necessidades de seu negócio.

Mesmo que sua empresa seja pequena e a verba limitada, o investimento vale a pena. Afinal, como diz aquele bom e velho ditado, “o barato sai caro” e acredite, não será difícil encontrar uma boa agência dentro da realidade financeira de sua companhia.

Como você notou, os números não deixam dúvidas sobre os benefícios do marketing digital. Em um mundo tão globalizado e competitivo, já não cabe às companhias escolherem se devem investir ou não na divulgação online.

Se há alguns anos isso era um diferencial, hoje, as estratégias de marketing digital são essenciais para o sucesso dos negócios. E quanto mais visibilidade uma marca tem na internet, mais ela tem possibilidade de aumentar suas vendas.

Essa é uma estratégia de longo prazo, que não demanda investimentos tão altos comparados ao retorno que oferece. Além disso, ela é extremamente flexível ― você pode rever, mudar e redirecionar a qualquer momento ― o que é muito positivo, tendo em vista as rápidas mudanças que acontecem no mercado atual.

Agora que você já sabe os benefícios do marketing digital para seus negócios, está na hora de baixar nosso e-book e saber como escolher uma boa agência de marketing digital!

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