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Como aumentar o lifetime value dos seus clientes com ActiveCampaign

6 minutos de leitura

Existem algumas métricas essenciais para entender a saúde financeira da sua empresa no mercado atual, e o lifetime value (LTV) é uma delas!

Isso porque, hoje em dia, com o aumento de softwares e integrações tecnológicas, é possível medir quase tudo que envolva a gestão de uma empresa, incluindo o que dá lucros ou prejuízos. E o lifetime value é uma dessas métricas, que vai ajudar a dizer se seu negócio está indo bem ou não!

Com a plataforma ActiveCampaign, existem formas de manter a análise dessa métrica á seu favor! Mas antes, vamos entender o que é o lifetime value, como ele se aplica nos seus negócios e o que o software do ActiveCampaign pode fazer para ajudar. 

Continue acompanhando e descubra!

O que é lifetime value?

E se você soubesse exatamente quanto custa, e em quanto tempo você consegue adquirir um novo cliente?

É exatamente isso que o lifetime value ajuda a medir! Esse termo, que traduzido, pode significar “valor vitalício”, busca estimar o que foi ganho em cima da vida de um cliente dentro da empresa. Ou seja, o tempo que ele passou adquirindo um produto ou serviço.

Essa é uma métrica importante para medir os lucros da sua empresa. Afinal, se adquirir um novo cliente geralmente custar mais do que ele paga e levar menos tempo fazendo compras com a sua marca, pode ser que seus negócios não estejam indo bem.

Que tal um exemplo prático? Digamos que seu cliente fez seis compras de 50 reais ao longo de dois anos, e depois parou de comprar. Nesse cenário, o “tempo de vida” do relacionamento com seu cliente foi de dois anos, e o valor foi de 300 reais. Dessa forma, o lifetime value desse cliente é de 300 reais por dois anos.

Com a informação de todos os seus clientes em mãos, você pode analisar e fazer uma média do que sua empresa está ganhando, ao longo de quanto tempo.

É claro que, para utilizar o lifetime value corretamente, você não pode apenas coletar os dados, mas precisa também analisá-los e interpretá-los, buscando sempre melhorar os números apresentados pela métrica.

Como calcular o LTV?

A fórmula do lifetime value é muito simples. Primeiro, você deve calcular seu valor de ticket médio, depois, multiplicar esse número pelo médio de compras. O próximo e último passo é multiplicar tudo isso pela média de tempo de relacionamento.

Na prática, a conta vai ficar mais ou menos assim: 

  • LTV = (ticket médio x média de compras por cliente no ano) x média de tempo de relacionamento

Para calcular o ticket médio, basta dividir o faturamento do período pelo número de clientes desse mesmo período.

Viu só como é fácil saber seu lifetime value? Nesse sentido, vale lembrar que a métrica por si só não vale de muita coisa se não for interpretada e colocada no contexto das vendas da sua empresa. Assim, é possível saber o que melhorar.

Qual a importância de acompanhar o lifetime value?

Interpretar o lifetime value dentro de um contexto é essencial para entender de uma vez por todas porque acompanhar essa métrica é tão importante.

Ele é essencial para obter insights dentro das vendas e melhorar cada vez mais a experiência do seu cliente. Isso, além de:

  • encontrar falha em processos antes que eles virem churn;
  • entender como melhorar oportunidades mal aproveitadas;
  • melhorar estratégias de retenção.

Isso porque esse dado sozinho pode não dizer muito sobre a saúde do seu negócio. Mas, quando analisado em conjunto com outros, traz mais transparência sobre os seus lucros. Com isso, fica mais fácil entender o que está indo bem e o que precisa mudar. Agora, confira as principais métricas para analisar em conjunto! 

Churn rate

Enquanto o lifetime value mede quanto tempo e dinheiro foi ganho com seu consumidor, o churn vai medir as pessoas que desistiram do seu produto ou cancelaram o seu serviço.

Uma pessoa que cancela a assinatura da Netflix, por exemplo, é um cliente que entrou para o churn rate da empresa.

Quanto mais alto estiver o churn, pior estará o seu lifetime value. Com isso, você vai entender melhor porque as pessoas estão desistindo da sua empresa e, assim, criar soluções para esse problema.

Custo de Aquisição de cliente (CAC)

O CAC, como o nome já diz, é uma métrica que avalia quanto você gasta para conquistar um novo cliente. 

Ou seja, assim como o LTV, o CAC ajuda a entender se seu negócio está realmente lucrando. Isso porque, se o CAC geralmente é mais alto que o preço do produto ou serviço, pode ser que seu negócio não esteja ótimo.

Mas, nesse sentido, é interessante avaliar as duas métricas juntas, pois uma pode ajudar a entender a outra.

Confira um exemplo prático: você tem um cliente que custou 300 reais para ser adquirido, enquanto o seu serviço é de 30 reais/mensal. Isso significa que o CAC é dez vezes mais alto que o preço do seu serviço. No entanto, se o lifetime value for maior do que 10 meses, então é sinal que seu negócio está sim, prosperando!

Entendeu como essas duas métricas se completam? Por isso, o CAC não pode ser muito próximo ou maior do que LTV.

Ticket médio

Já essa última métrica está diretamente ligada ao LTV. Isso porque, conforme o ticket médio sobe, o lifetime value também aumenta.

Ou seja, ter esses números altos é bom para o seu negócio!

Como aumentar o lifetime value do seu negócio?

Agora, você já sabe o que é lifetime value e qual a importância dessa métrica para a saúde financeira do seu negócio.

Mas o que fazer se esse número estiver ruim? Abaixo, reunimos algumas dicas que podem ajudar você a aumentar o lifetime value da sua empresa. Confira!

Invista em marketing de conteúdo

Com a tecnologia na palma das nossas mãos, agora a grande pegada das empresas estar em atrair clientes, não ir até eles.

Dessa forma, investir em conteúdos que tenham a ver com a área de atuação da sua empresa pode ser uma ótima forma de atrair consumidores curiosos sobre o tema.

Com mais clientes e consumidores interessados no que sua marca tem a dizer, a tendência é que o seu lifetime value melhore cada vez mais.

Para isso, você pode investir em conteúdos e materiais como:

  • artigos para blog;
  • materiais ricos, como e-books e infográficos;
  • ferramentas gratuitas;
  • e até mesmo revistas e jornais.

Assim, você consegue atrair o seu público-alvo com conteúdos que são do interesse dele e, dessa forma, farão com que ele comece a se relacionar com a sua marca.

Fidelize seus clientes

Sabia que fidelizar um cliente geralmente é de 5 até 7 vezes mais barato do que conquistar um novo?

Só nessa informação, já deu para perceber como a fidelização de clientes é importante, certo? Até porque, quanto mais tempo eles se relacionarem com a sua marca, maior vai ser o lifetime value deles na empresa. Isso, além de que fidelizar seus consumidores vai ajudar a diminuir a taxa de churn

Por isso, invista em táticas de pós-venda, que vão ajudar a manter o cliente engajado com a marca mesmo após a transação de compra.

Conte com a automação de marketing

Ok, mas onde o ActiveCampaign entra nisso? Fácil! Você sabia que a empresa tem soluções de automação que vão ajudar você a otimizar seus processos de marketing e venda e, com isso, aumentar o lifetime value dos seus clientes?

Isso porque, estratégias como criação e distribuição de conteúdo, assim como pós-venda, podem ser tarefas manualmente cansativas. O ActiveCampaign quer automatizar parte desse processo!

Entre as vantagens do ActiveCampaign para o seu negócio, podemos citar:

  • identificação de possível crossell e upsell nas vendas;
  • envios de e-mails periódicos automáticos com descontos;
  • desenvolvimento de segmentações de público avançadas;
  • testes A/B;
  • e muito mais!

Ou seja, vai ficar mais fácil realizar toda a sua estratégia de marketing e, assim, manter seu cliente em contato com a sua marca por mais tempo. Clientes satisfeitos indicam um bom lifetime value!

A Hubify é parceira do ActiveCampaign! Conte conosco para uma estratégia de marketing ainda mais otimizada e consolidada. Siga a Hubify nas redes sociais e saiba mais sobre nossas soluções, estamos no Facebook, YouTube, Linkedin e Instagram!

Tainah Escocard
Publicitaria formada pela FAAP e apaixonada por marketing digital, especialista em negociação pela Universidade de Michigan, e Inbound Marketing pela Rock Content. Atualmente é sócia e CBDO da 8D Hubify.
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