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Como elaborar uma estratégia eficaz com os stories do facebook

6 minutos de leitura

Se você ainda não utiliza os Stories do Facebook, saiba que a sua empresa está perdendo uma ótima oportunidade para melhorar o engajamento e conquistar mais seguidores em 2021!  

Com recursos fáceis de usar, um local de visualização privilegiado no Feed de notícias, e ampla oportunidade de promover sua marca para novos públicos, agora é a hora de explorar essa ferramenta como um recurso de marketing valioso.

Continue lendo para descobrir quais os frutos dessa estratégia de social media e as melhores práticas!

O que são Stories do Facebook?

Assim como os stories do Instagram, a ferramenta do Facebook oferece imagens ou vídeos projetados para desaparecer após 24 horas (embora os usuários possam capturar imagens de um Stories ou ver os destaques para consultá-los mais tarde).

Os Stories podem ser encontrados acima do feed de notícias do Facebook, tanto no desktop, quanto no aplicativo. Eles também podem ser postados e assistidos no aplicativo Messenger.

Esse recurso oferece a oportunidade das marcas se conectarem com seus clientesAfinal, como o Facebook redirecionou seu sistema de classificação para priorizar amigos e familiares na seção de feed de notícias, algumas empresas viram seu alcance e tráfego de referência diminuir.

Portanto, os stories do Facebook podem ajudar às empresas conquistarem mais atenção sobre o seu conteúdo, especialmente porque eles ocupam um lugar privilegiado na plataforma.

Qual a importância dos Stories do Facebook para os negócios?

Em primeiro lugar, os stories do Facebook são uma ótima ferramenta para humanizar sua marca, e mostrar os bastidores do seu negócio para os seus clientes.

Ao administrar uma página comercial do Facebook, você tem duas opções para postar stories: organicamente, como faria em uma conta pessoal, ou por meio de anúncios pagos. Tudo vai depender do seu objetivo naquele momento.

Quando falamos sobre as ideias para publicar os stories, lembre-se que 50% dos usuários do Facebook desejam explorar novos produtos, e 46% desejam ouvir suas dicas práticas.

Assim, os stories podem ser uma ótima oportunidade para as marcas aumentarem seu envolvimento, desenvolverem o conhecimento da marca e fortalecer o relacionamento com o público.

O motivo é que, ao contrário das publicações regulares do Facebook, que aparecem nos feeds das pessoas, os stories do Facebook são exibidos na parte superior do aplicativo do Facebook, sendo um local de destaque para empresas atraírem os usuários.  

Além disso, embora os Stories estejam crescendo, esse número ainda é baixo, então você pode se destacar da concorrência e aumentar o seu alcance orgânico!

Também vale mencionar que é possível publicar os stories do Instagram no Facebook, facilitando o compartilhamento em ambas as plataformas.

Descubra como criar Stories do Facebook

A princípio, aqui estamos falando de uma página comercial, então você deve ter acesso de administrador ou editor. Ao contrário do Instagram, o Facebook permite que você publique do seu desktop, mas os recursos são mais simples, apenas com imagem e texto. Para aproveitar ao máximo os recursos dos stories, tente postar no aplicativo. Sabendo disso, podemos dar início à criação!

Para isso, faça login no aplicativo do Facebook, e clique na sua foto de perfil > Criar História > Selecione uma foto ou vídeo do rolo da câmera ou toque no ícone da câmera para criar seu próprio visual.

A partir daqui, você pode explorar o Boomerang para fazer a imagem avançar e retroceder, ou adicionar músicas, filtros, adesivos, opções de texto e efeitos especiais.

Se você tem dinheiro disponível no orçamento para publicidade, é possível criar campanhas com os Stories. Afinal, o Gerenciador de anúncios do Facebook permite que você acompanhe quantas pessoas convertem naquela ação.

Como mensurar os resultados

O Facebook permite que você analise os resultados dos Stories. Para isso, navegue até sua página, clique na guia “Insights” e, em seguida, em “Stories”. Depois, clique em “Ativar”!

Confira quais são as principais métricas disponíveis, a seguir:  

  • aberturas únicas: o número de pessoas que assistiram a uma ou mais de suas histórias ativas nos últimos 28 dias. Os novos dados são fornecidos diariamente;
  • engajamentos: são todas as interações em seus stories, nos últimos 28 dias. Isso inclui respostas, reações, interações com adesivos, deslizamentos, toques em perfis e compartilhamentos;
  • histórias publicadas: a quantidade total de stories publicados pelos administradores, nos últimos 28 dias;
  • idade e gênero: com espectadores suficientes, você pode analisar como seu público se agita por gênero e faixa etária;
  • localização: as cidades e países onde seus espectadores estão localizados atualmente. Assim como idade e gênero, esses dados não serão exibidos se o seu público for muito pequeno.

Dicas práticas para criar Stories do Facebook 

Organize com antecedência

Uma maneira de tornar os Stories do Facebook como prioridade é criar um calendário de conteúdo. Em outras palavras, quando você utiliza esse recurso, ele pode ser ótimo para atualizar o seu público-alvo sobre as novidades da sua empresa, como datas especiais, eventos, promoções, entre outros. 

Assim, você precisa evitar os erros para entregar um conteúdo de qualidade, e um bom planejamento pode ajudar nessa missão.

O planejamento antecipado garante mais tempo para fazer um brainstorm, criar e aprimorar o conteúdo. E não tenha medo de fazer alterações em seu plano, conforme necessário.

Entregue experiências inesquecíveis

A experiência do cliente é um dos tópicos mais importantes no mundo do marketing atualmente, e os Stories do Facebook podem fazer toda a diferença. Por exemplo, você pode estender o alcance dos eventos, criar apresentações de slides de imagens e vídeos antes de um evento etc.

O Facebook Collaborative Stories ou Stories colaborativos garante a cobertura do seu Storie, a partir de todos os ângulos possíveis. Ou seja, você pode conectar seus vídeos a apresentações de slides e clipes de outras pessoas na rede social. É uma ótima maneira de aumentar o alcance da marca e melhorar o conteúdo vídeo.

Adicione legendas

Você sabia que as legendas aumentam a audiência de vídeos do Facebook em 12%?

O futuro está acessível, e você precisa garantir que todos os públicos possam usufruir do seu conteúdo. Além disso, muitas pessoas assistem os Stories com seus telefones no modo silencioso, então adicionar uma legenda se torna ainda mais importante!

Atualmente, o Facebook oferece a opção de legendas geradas automaticamente apenas em inglês, mas também existem aplicativos de edição de vídeo, que podem sincronizar texto com sua voz, como Clipomatic ou Apple Clips, se você não quiser adicioná-lo manualmente.

Inclua um CTA

Ao incluir um CTA em sua postagem, você pode inspirar o público a visitar seu blog, comprar um produto, entrar em contato e muito mais. Se você deseja medir o conhecimento da marca, o alcance ou as exibições de vídeo, pode selecionar Adicionar um URL de site no Gerenciador de anúncios e, em seguida, escolher o CTA no menu suspenso.  

Os CTAs disponíveis nos stories do Facebook incluem “Compre agora”, “Fale conosco”, “Assine”, “Cadastre-se” e muito mais. E esse recurso é permitido em todas as páginas de negócios, independentemente do número de seguidores.

Espero que tenha gostado de conhecer mais sobre os Stories do Facebook, e se tiver interesse em saber mais sobre essa rede social, sugiro que leia o nosso artigo sobre Facebook Lookalike!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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