Conheça os diferenciais do ActiveCampaign!

Isabella Villar

5 minutos de leitura

Na hora de escolher a melhor ferramenta de automação, é importante reconhecer os atributos de cada plataforma e entender qual combina mais com a sua empresa. Assim, vamos te mostrar por que os diferenciais do Activecampaign fazem essa opção ser uma das melhores do mercado!

Afinal, essa empresa sempre buscou acelerar o crescimento das empresas com uma plataforma desenhada, para oferecer a melhor experiência ao cliente.

Fique ligado nos recursos que destacamos para cada função da plataforma. Boa leitura!

 

Contatos e Segmentação

Os contatos podem ser divididos em 3 agrupamentos principais:

  • listas: agrupamento principal para ativação dos leads. Ex: lista geral, cliente, não cliente, alunos, não alunos, etc;
  • tags: marcações para facilitar a organização dos contatos. Ex: comprou, não comprou, newsletter, etc;
  • campos personalizados: informações condicionais, preenchidas no momento da conversão. Ex: número de colaboradores na empresa, cor preferida, etc.

 

1- Pesquisa Avançada

Aqui, a plataforma permite utilizar leads específicos com base em informações personalizadas. Além das ações em massa, como adicionar leads em listas, incluir informações condicionais, importar/exportar, etc; algo que não acontece com o RD Station.

Dessa forma, o processo gerenciamento de contatos (exclusão, importação, exportação, inclusão em listas, etc) é facilitado, pois não é necessário criar uma segmentação.

 

2- Exclusão de contatos da base

Hoje, nas principais plataformas do mercado, o processo de exclusão de contatos é mais extenso. Ou seja, você precisa criar uma segmentação, encontrar critérios para identificar os contatos em comum, para depois fazer a remoção da plataforma. 

Por outro lado, com o Activecampaign, é possível encontrar esses contatos com mais facilidade. Assim, existe uma “caixa” na plataforma, para você inserir os e-mails que não quer mais utilizar, de forma mais simples e ajudando no trabalho operacional da equipe.

 

3- Tutoriais e materiais explicativos, que ajudam no uso da ferramenta

Eles oferecem muito suporte na plataforma, desde o começo sobre como fazer as importações e boas práticas, até as etapas mais profundas. E os conteúdos existem em diversos formatos, seja Youtube ou Blog.

 

Pontos de Conversão

Aqui, vamos entender quais são os diferenciais do Activecampaign para ajudar na conversão de leads na sua empresa.

 

4- Formulários

A criação de formulários pode aumentar o seu banco de dados de contatos e sua lista de e-mail marketing. Quando você cria um formulário no ActiveCampaign, existem quatro estilos de formulários para escolher: em linha, barra flutuante, caixa flutuante e pop-up.

 

5- Landing Pages

Os modelos personalizáveis de landing pages possuem uma biblioteca de modelos, com fácil personalização. Além disso, a ferramenta de design de arrastar e soltar é bastante intuitiva e fácil de usar.

 

6- Opt-in duplo

O opt-in duplo é um processo de duas etapas, pelo qual um contato deve passar para ser adicionado a sua lista como um contato ativo, para que ele possa receber as campanhas de e-mail

Após o envio do formulário, os inscritos são adicionados como contatos “não confirmados” a sua lista. Você não pode enviar e-mails para os contatos que tenham esse status e eles não contam para o seu limite de contatos.

Depois, quando um inscrito preencher seu formulário, um e-mail é enviado para ele com um link de confirmação. Se o inscrito clicar no link de confirmação, seu status será alterado de “Não confirmado” para “Ativo”, e agora você poderá enviar e-mails para ele. 

 

Sabendo disso, os diferenciais do Activecampaign nesse recurso são: 

  • confirmar o interesse dos inscritos em receber comunicações, bem como validar as informações fornecidas no momento da conversão;
  • os contatos que passam por um opt-in duplo são mais propensos a interagir com suas comunicações;
  • a confirmação do usuário tende a reduzir as notificações de spam, melhorando também a entregabilidade de e-mails.

 

Design de e-mail marketing

Ele tem como objetivo a criação de e-mails de forma intuitiva, utilizando ferramentas simples para personalização de diferentes e-mails, de acordo com a sua finalidade

Assim, os tipos de e-mails podem ser newsletters periódicas, oferta de produtos, solicitação de ação específica, fluxo de nutrição de leads, entre outros.

 

7- Mais flexibilidade na adição e posicionamento dos blocos 

Você pode usar blocos de arrastar e soltar para personalizar qualquer página criada no Activecampaign. Isso permitirá que você adicione e edite os textos, exiba imagens e vídeos, colete informações de contato e muito mais.

 

8- Maior capacidade de personalização

Aqui, isso acontece por meio do modelo drag and drop de blocos, com funções como caixa de texto, imagens, vídeos, botões, HTML e links.

Também vale ressaltar a funcionalidade do Feed RSS. Ele é útil quando você quer fazer uma atualização das comunicações que tem dentro do seu blog, sem necessariamente usar uma newsletter. Assim, todas as vezes que tiver conteúdo novo no blog, você pode fazer um disparo para sua base. É diferente da newsletter que você estabelece quais conteúdos quer divulgar, de forma mais segmentada.

 

9- Salvar blocos recorrentes

Por exemplo, se você está fazendo a campanha do mês do trabalho, é possível colocar uma banner recorrente a esse tema no seu blog, para ampliar o alcance dessa publicação e atingir mais pessoas.

 

10- Conteúdo condicional

Entre os diferenciais do Activecampaign, esse é um de destaque, pois ele permite enviar conteúdos diferentes para contatos variados, a partir de uma única campanha. Por exemplo, você poderia:

  • exibir uma imagem diferente do produto, dependendo do que um contato está interessado;
  • inserir uma oferta diferente, dependendo da etapa do ciclo de vida do cliente;
  • enviar um artigo informativo, de acordo com o problema que um contato está tentando resolver;
  • aumentar a relevância de suas mensagens para cada contato individual. Além de melhorar seu relacionamento com os contatos, aumentar suas taxas de abertura, promover sua taxa de conversão e entregabilidade.

 

Automação

Os fluxos de automação têm como finalidade realizar ações variadas, com base no comportamento do público. Os envios de e-mail marketing, SMS e atualizações cadastrais são alguns exemplos de ações que podem ser automatizadas.

Nesse sentido, os tipos de fluxos são o abandono de carrinho, nutrição de leads, download de e-book, entre outros.

 

11- Teste A/B em fluxos de automação

Você pode criar uma campanha de e-mail marketing que automaticamente determina a versão de maior desempenho e a envia para a maioria da sua lista de contatos.

Para fazer isso, você só precisa criar um novo mailing na plataforma e escolher Teste A/B no tipo de campanha:

Você pode criar quantas versões precisar da sua campanha e escolher qual será o foco do teste A/B. Assim, as principais opções são:

  • assunto do e-mail;
  • elementos do layout;
  • elementos gráficos;
  • texto;
  • CTA;
  • dados do remetente;
  • entre outros.

 

12- Criar segmentações para a entrada dentro do gatilho

Os Gatilhos são condições que iniciam automações. Com eles, você é capaz de especificar exatamente como os contatos serão adicionados às automações, para que eles possam prosseguir. Você pode adicionar várias condições, para que a mesma automação comece de várias maneiras. 

Isso é útil para atingir os contatos específicos e filtrá-los. Aqui, você cria um segmento para que apenas os contatos que correspondem ao seu segmento entrem na automação.

 

Diferencial extra: múltiplas funcionalidades!

Por fim, vale lembrar que você diversos recursos dentro de uma única plataforma, isto é:

  • lead scoring;
  • extensão para Gmail;
  • app para celular;
  • fazer automações de marketing;
  • entre outros!

 

Em suma, por hoje é só! Espero que esse artigo tenha sido útil e que os diferenciais do Activecampaign ajudem você a encontrar a plataforma ideal para o seu negócio! Para saber mais, que tal conferir outro artigo sobre o assunto?

Posts Relacionados