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Como a lista segmentada de e-mails auxilia no aumento do ROI?

5 minutos de leitura

A rotina da gestão de marketing envolve diferentes perfis, jornadas e níveis de funil, certo? Por isso, é preciso organizar os seus contatos de forma que os disparos de e-mail marketing e campanhas sejam mais ágeis e eficientes. É aí que entra a lista segmentada de e-mails.

Sabia que a organização dos seus contatos em listas e segmentos pode aumentar o ROI? Afinal, leads organizados estrategicamente geram ações mais acertadas. Veja como neste artigo.

O que é a lista segmentada de e-mail?

A lista segmentada de e-mail é uma categorização que você faz dos contatos. Ou seja, é uma forma de categorização de leads e prospects de acordo com comportamentos e fatores que façam sentido nas suas estratégias, como interesses, etapas da jornada de compra, persona e outros.

Essa é uma forma de organização muito útil, fácil e eficiente para lidar com diferentes contatos e perfis nas suas campanhas e disparos de e-mail marketing.

Diferença da lista segmentada e da lista de e-mail comum

A lista de e-mail marketing comum é aquele em que você acessa todos os contatos de leads gerados em um só lugar, sem distinção e sem qualquer tipo de categorização.

Por mais que pareça ser muito fácil ter todos os contatos em um único local e em poucos cliques, a falta de classificação prejudica os resultados do e-mail marketing. Afinal, leads podem estar em momentos e com interesses diferentes, além de poderem ser de setores distintos.

Já a lista segmentada de e-mails tem categorizações e separações de acordo com critérios que façam sentido para os disparos. Portanto, a diferença entre a lista comum e a segmentada é a categorização dos contatos.

O que é o ROI?

O ROI (Retorno do Investimento) é a métrica que mensura e revela se os investimentos feitos geraram prejuízos ou ganhos. Em outras palavras, o ROI mostra se os esforços foram positivos ou negativos.

Apesar de o cálculo ser simples, essa é uma das principais métricas de gerenciamento de qualquer setor, do marketing ao recursos humanos.

A fórmula para calcular o ROI é:

  • ROI = (receita gerada-investimento inicial) / investimento inicial

Saiba mais sobre o ROI com o vídeo a seguir!

A receita gerada são os valores que entraram ou qualquer tipo de entrada, objetivo atingido com a estratégia. Por exemplo, quantidade de conversões de uma cadência de e-mails. Já o investimento inicial são os valores aplicados ou esforços para a estratégia.

E na sua equipe? Há política de mesuração do ROI dos esforços e estratégias e-mail marketing? Afinal, aquilo que não pode ser mensurado, não pode ser acompanhado — nem melhorado!

Como a lista segmentada de e-mail pode ajudar no ROI?

Segmentar a sua lista de e-mails é uma ação que pode aumentar o ROI? Como assim? Qual a ligação entre os dois?

Confira como a segmentação impacta positivamente o seu ROI.

Aumenta a taxa de conversão

Como dissemos, dificilmente toda a sua base de leads e contatos terá o mesmo perfil, ou estarão todos no mesmo momento da jornada, ou do funil de vendas. Diante disso, a segmentação dos contatos é uma forma de fazer disparos categorizados e separados de forma mais direta e acertada.

Assim, as possibilidades de retorno e resultados positivos são maiores. Ou seja, a taxa de abertura e de conversões tende a aumentar. Sem contar que, conteúdos, e-mails e até mesmo landing pages disparadas de acordo o público alcançarão pessoas com o mesmo interesse, aumentando a sua taxa de conversão.

Além disso, a sua equipe de marketing pode tirar muitos insights de estratégias segmentadas, como preferências de cada tipo de público e tipos de e-mail com as maiores taxas de abertura.

Melhora a experiência do cliente

De acordo com Philip Kotler, o pai do marketing, um dos pilares do marketing 5.0 é a personalização de experiências. Isto é, de estratégias voltadas ao customer centric e customer experience.

É fato que você pode perder leads com estratégias de e-mail mal gerenciadas e direcionadas incorretamente — por mais que eles estejam interessados na sua marca e a empresa tivesse boas chances de fazer a conversão de venda.

Portanto, o simples processo de segmentar e categorizar a sua base de contatos mostra aos clientes que as suas estratégias são pensadas na experiência e interesses.

Cria laços com sua base de leads e clientes

Já é hora de abandonar cadências de e-mail marketing somente com aquela lista de últimos posts do blog, ou com e-books recentes e relevantes para a jornada de compra.

A lista segmentada de e-mail permite ir além com personalização e geração de relacionamentos com a sua base. Os e-mails não servem somente para divulgar conteúdos e a sua marca, mas também para criar laços e se relacionar com os clientes e leads.

Então, de acordo com as segmentações que fizerem sentido, envie notícias sobre o segmento ou de assuntos que sejam relevantes para a base segmentada. Envie também pesquisas sobre o mercado, faça pesquisas, envie questionários, informe sobre acontecimentos relevantes e interações que agreguem valor a sua estratégia de e-mail marketing.

Como fazer a segmentação da lista de e-mail

A segmentação deve ser feita segundo padrões estrategicamente identificados. Interesses em comum, tipos de compras no carrinho, páginas acessadas e outros tipos de cliques podem ser um dos critérios para segmentar.

Estágio da jornada de compras e dados demográficos também são informações importantes que se deve considerar quando for gerenciar a sua base de contatos. Além disso, a taxa de abertura do e-mail também pode ser importante de avaliar, porque ela revela o tipo de conteúdo de interesse dos contatos e quais leads estão realmente interessados em seus conteúdos.

A lista segmentada não é um processo complexo de fazer, mas que tende a aumentar o seu ROI e melhorar muitos resultados das estratégias de e-mail marketing. Afinal, pessoas precisam ser separadas conforme seus interesses, condições e necessidades. Grupos de clientes não são iguais, e essas diferenças precisam ser consideradas.

Falando em segmentação, estratégias e ROI, aproveite para conferir o nosso artigo que faça das diferenças entre ROI e ROAS e veja como mensurar cada uma dessas métricas.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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