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6 modelos de e-mail marketing que você precisa conhecer

5 minutos de leitura

Quer desenvolver o relacionamento entre a sua empresa e seu cliente e atrair mais consumidores? Apostar em campanhas de e-mail pode ser a estratégia de marketing ideal. Afinal, de acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, o e-mail é 40 vezes mais eficiente na hora de conquistar novos clientes quando comparamos com o Facebook e o Twitter.

Mas é claro que, para isso, sua campanha precisa estar bem desenvolvida, e é aí que entram os modelos de e-mail marketing. Boas campanhas contam com mensagens com diferentes objetivos, além de diversas outras estratégias para aumentar a curiosidade do leitor acerca do conteúdo do e-mail.

Isso porque uma campanha de e-mail é uma chance de se comunicar com seus clientes e leads. Por isso, ela deve ser segmentada e personalizada de acordo com o seu público alvo e as diferentes dores que cada persona pode apresentar.

Pensando nisso, nesse artigo vamos dar alguns exemplos de modelos de e-mail marketing mais utilizados atualmente para que você possa se inspirar para as suas campanhas e, assim, conquistar seus clientes de uma vez por todas! Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Modelos de e-mail marketing para se inspirar!

Newsletter

Um dos modelos de e-mail marketing mais populares entre as empresas atualmente é a newsletter. Esse modelo é usado para a nutrição dos leads, e ajuda a criar um relacionamento “contínuo”.

Isso porque a ideia da newsletter é ser enviada regularmente. Ou seja, você pode definir um período para que ela seja enviada, que geralmente é semanal, quinzenal ou mensal. 

Como conteúdo da newsletter, você pode manter seu lead informado sobre assuntos atuais que sejam relevantes tanto para o usuário, quanto para a sua marca. Nesse sentido, você pode usar até mesmo outros conteúdos da sua marca utilizados em estratégias de Inbound Marketing, como:

  • artigos do blog do seu site;
  • vídeos explicativos;
  • vídeos institucionais;
  • dicas que se relacionem ao mercado;
  • eventos próximos, promovidos pela sua marca;
  • cases de sucesso;
  • ofertas e descontos exclusivos;
  • comemoração de datas especiais;
  • e muito mais!

Ou seja, a newsletter tem uma pegada mais geral para o que quer que esteja acontecendo ou sendo divulgado no momento. No entanto, também existem campanhas e modelos de e-mail marketing específicas para algumas das categorias citadas acima. Continue acompanhando!

Divulgação de evento

Outra maneira de utilizar o e-mail como estratégia de marketing está em convidar seus leads e clientes para eventos que sua marca promove. Nesse sentido, os eventos podem ter sido organizados pela sua empresa ou podem ser acontecimentos que sua empresa participará como convidada.

Dessa forma, além de convidar seu lead para participar e conhecer um pouco sobre o universo da sua empresa, você também tem oportunidades de continuar a conversa depois. 

Isso porque, depois do evento, é possível continuar nutrindo esses leads, agradecendo a eles pela participação e disponibilizando o link do evento para que o usuário possa assistir. 

Assim, você cria outro conteúdo e mantém seu cliente em potencial ainda mais engajado com a marca, o que o auxilia a atravessar mais rápido o funil de vendas.

E-mail de datas sazonais

Algumas datas são marcantes durante o ano. Por isso, além de uma newsletter temática para datas anuais, você também pode criar campanhas com modelos de e-mail marketing especiais para esse período. Campanhas de Black Friday, natal e ano novo com descontos exclusivos podem, inclusive, ser o impulso que falta para transformar os leads em clientes de uma vez por todas.

No mesmo sentido, tente utilizar datas que tenham a ver com a temática da sua empresa. Por exemplo, para uma pizzaria, comemorar o Dia Mundial da Pizza com descontos pode ser a campanha de marketing ideal!

Divulgar material rico

Criou um e-book, infográfico ou até mesmo ferramenta recentemente, que tem tudo a ver com o interesse do seu lead? Utilize modelos de e-mail marketing para divulgá-los!

Dessa forma, você mantém seu lead engajado e informado sobre a temática do seu produto ou serviço, de forma ainda mais aprofundada.

Nesse sentido, vale lembrar que os materiais gratuitos fazem muito mais sucesso nessa estratégia.

Case de sucesso

Os cases de sucesso são modelos de e-mail marketing destinados a leads que já estão no meio ou fundo do funil de vendas. Isso porque, qual a melhor forma de convencer o consumidor a comprar, se não com exemplos reais de que a compra é vantajosa?

Nesse sentido, selecione os maiores sucessos da sua empresa com clientes e crie materiais ricos que mostrem como seu serviço ou produto pode solucionar o problema do seu lead. Depois, use um modelo de e-mail marketing atrativo para divulgar esse material com uma campanha segmentada para os seus leads mais engajados.

E-mail de apresentação

Já no caso dos leads que estão no topo de funil e ainda não foram abordados, você pode utilizar o e-mail de apresentação. 

Entre os modelos de e-mail marketing, esse pode ser considerado um dos mais institucionais, pois ele não tem o objetivo direto de vender um produto ou educar o lead com conteúdos, mas sim apresentar a sua marca.

Nesse sentido, adicione informações sobre seu serviço ou produto de forma introdutória, e tente ao máximo demonstrar interesse em ajudar o lead a suprir uma necessidade. Encante ele com o universo da sua marca e lembre-se: a primeira impressão é a que fica.

Principais erros cometidos ao criar e-mails marketing

Agora que você já conhece os modelos de e-mail marketing mais utilizados para atrair clientes, confira os erros mais populares e como evitá-los!

  • Não segmentar suas campanhas: existem leads com interesses diferentes, em diferentes etapas do funil. Enviar o mesmo e-mail marketing para todos é um erro e tanto! Veja seus clientes como indivíduos únicos, e não um amontoado de pessoas iguais.
  • Não adaptar seu e-mail marketing: a maioria das pessoas hoje utiliza o celular para fazer tudo na internet. Por isso, não adaptar seu e-mail para a versão mobile pode fazer com que você perca o interesse de parte da sua clientela;
  • Não analisar métricas: como saber o que precisa ser melhorado se você não analisar os dados dos seus e-mails? Para isso, faça testes A/B e busque sempre melhorar a comunicação com seus leads com a interpretação de dados;
  • Não utilizar plataformas de automação: quanto mais suas base de leads crescer, mais cansativo e contraproducente vai ficar fazer o envio manual de e-mail marketing. Por isso, contar com uma plataforma de automação é essencial.

Com plataformas de qualidade como a Hubspot, RD Station e ActiveCampaign, você consegue fazer o envio automático de e-mails, segmentar suas campanhas e ainda conta com métricas e gráficos prontos para serem analisados de forma simples e prática. 

Além disso, as plataformas também oferecem diferentes modelos de e-mail marketing, com diferentes objetivos, prontos para uso — e eles são adaptáveis tanto para a tela do celular, quanto a do computador. Viu só? Uma boa plataforma de automação pode resolver todos os seus problemas!

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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