Como melhorar suas estratégias de marketing com KPIs de SEO

Autor Convidado

Autor Convidado

6 minutos de leitura

A administração de um negócio atualmente depende especialmente da forma como essa gestão está alinhada às possibilidades digitais, diante do alcance que esse tipo de mercado ocupa hoje no meio social e comercial. Sendo importante observar os KPIs de SEO.

Esse entre os mais diversos tipos de métricas que podem ser relevantes para que um negócio alcance a melhor performance possível. Com um destaque em especial para a importância de se trabalhar com a internet, já que a ferramenta vem mudando o mercado.

E não necessariamente precisa se tratar de um empreendimento digital, já que as oportunidades com base no cenário digital também se mostram disponíveis para empreendimentos do setor presencial, sendo preciso apenas saber como se posicionar.

O que pode ser o caso de uma empresa de consultoria em gestão financeira, que mesmo funcionando apenas por meio do seu escritório, pode usar das plataformas digitais para trabalhar com estratégias avançadas de comunicação, destacando seu negócio.

Principalmente em relação às ferramentas de busca, que se bem administradas, podem garantir à sua empresa uma melhor visualização por parte do público. Fazendo assim com que esses canais digitais possam ser úteis para otimizar a relação com uma audiência.

Levando-se em conta a forma com que o público cada vez mais está associado e familiarizado com o mercado digital, procurando por esse formato de comércio devido a praticidade que ele apresenta, onde diferentes produtos e serviços podem ser encontrados.

Como ao procurar por serviço de entrega de encomendas através do seu celular, de forma a garantir o mais rápido possível o transporte de um documento até uma companhia distante na cidade, agilizando dessa forma algum tipo de atividade burocrática empresarial.

A questão é que as plataformas digitais estão com um nível de competição cada vez maior, com os mais diferentes mercados, passando a disputar por um espaço dentro dessas redes. No que torna necessário definir boas estratégias, para garantir o sucesso de um negócio.

Incluindo a necessidade de conhecer alguns termos relevantes para esse mercado, assim como a forma em que eles se relacionam. Como é o caso dos KPIs de SEO.

KPIs de SEO: em busca de soluções digitais

A função de administrar um negócio de vertente digital e presencial não chega a ser tão diferente. O que real existe de inédito são as novas ferramentas que podem e devem ser adotadas, estando de acordo com as possibilidades a serem trabalhadas na rede.

Para quem conhece quais são as técnicas necessárias para se gerenciar um negócio, existe uma compreensão clara sobre o valor de um KPI para uma empresa. Sigla associada ao termo Key Performance Indicator, ou seja, um indicador chave de performance.

Um KPI costuma ser um índice que aponta para algo de relevância a um negócio, como o número de vendas alcançado por uma empresa de produtos veganos ou a sua taxa de produtos vendidos, em relação aos concorrentes que trabalham com produtos não-saudáveis.

Além dos mais diversos tipos de concepções que podem ser importantes para uma empresa, e que precisam ser alcançadas por um negócio, para que ele chegue a um ponto esperado de rendimento. Podem atingir taxas avantajadas de lucro, por exemplo.

Um conceito importante do mercado tradicional, cujo valor também pode ser percebido dentro do meio digital. Agora observando índices de base virtual, como o número de usuários que acessam um site, o tempo gasto visitando uma plataforma, entre outros.

Outra atribuição importante a ser observada na internet é o conceito de SEO (Search Engine Optimization). A otimização dos mecanismos de busca trabalha com atividades que possam aumentar a visualização de uma empresa entre as ferramentas de pesquisa.

Aproveite para saber como conquistar a primeira posição do Google com técnicas de SEO!

Garantindo dessa forma com que um usuário que procure na rede por máquinas de café para alugar, por exemplo, acabe por encontrar o site de uma companhia específica que trabalhe com esse tipo de encomenda.

E o destaque desse endereço virtual virá justamente pela forma como ele trabalha com as configurações de SEO. Algo necessário diante da ampla concorrência que pode ser encontrada através do cenário digital, permitindo uma melhor visualização da empresa.

Um grande diferencial no mercado digital é a forma como esses dois tópicos, os KPIs e o SEO podem trabalhar juntos. Chegando assim a resultados que superam o valor de uma métrica, que apresenta somente números, enquanto um KPI de SEO é mais amplo.

Ao otimizar o uso dessas estratégias, é possível garantir com que um negócio tenha um destaque maior em relação ao público que pode ser conquistado junto à internet. Algo a ser visto com importância, diante da presença das mais variadas audiências no meio digital.

E-book SEO onpage

Como otimizar suas ações com KPIs de SEO

Para se ter uma boa performance na internet é preciso ter atenção a todos os tipos de possibilidades que podem alcançar por meio das plataformas digitais. Sendo importante trabalhar com um bom sistema de SEO, através de indicadores de alto valor.

Pontos esses que precisam ser definidos e trabalhados com atenção, para assim garantir com que uma empresa que vende exaustor alcance melhor índices de vendas na internet, a começar pela forma com que esse negócio é amplamente visualizado nas redes.

O que pode ser alcançado ao se analisar tópicos de importância, como:

Sessões orgânicas

Se por um lado trabalhar com anúncios pode ser importante para o destaque de um negócio, receber visitas de forma orgânica é um indício ainda mais relevante, ao destacar a visibilidade de um negócio, diante das visitas que esse site recebe.

Quanto maior o tempo que um usuário passa nessas plataformas, maior pode ser os índices de consideração do público-alvo sobre tal companhia. Principalmente quando essa visita digital ocorre de forma espontânea, após a pessoa buscar por tal marca nos serviços de busca.

Visitantes únicos

Se o tópico anterior tem um valor positivo, é importante também observar os indicadores de valor negativo, como ocorre com os visitantes únicos. Usuários que acessam um site somente uma vez, e não retornem a visitar e ainda menos fazer negócio com tal empresa.

Número de visualizações

Para que um site de vendas tenha uma boa performance, primeiro ele precisa ser visualizado. Situação essa que faz com que seja importante para uma empresa de gestão de documentos, além de outros negócios, observar as visualizações de suas páginas.

Sendo importante então analisar as páginas mais visitadas, para a partir disso saber como trabalhar com elas, para garantir um melhor índice de visualização em geral de um site.

Custo por Lead

O CPL se trata de um índice que apresenta o custo que uma empresa pode ter para alcançar a um lead, ou seja, um potencial cliente para o seu negócio. O que dentro do cenário digital pode ser definido como o valor necessário para obter visitas em seu site.

Algo que pode ser trabalhado através de campanhas, como uma empresa de eletrônicos a distribuir anúncios específicos para quem busca por comprar projetor.

Número de backlinks

Além das visitas orgânicas e por anúncios pagos, é indicado observar também as visitas que um site pode receber por meio do conceito de backlinks. Usuários que chegam até sua plataforma através de links presentes em conteúdos de plataformas terceiras.

Algo que pode destacar também a relação de um site com seus parceiros de negócio na rede.

Ranking de palavras-chave

Uma das práticas mais importantes para que um site consiga se destacar no sistema SEO é o uso de palavras-chave otimizadas, que permitem criar uma ponte entre o que o público pesquisa e aquilo que está disponível na internet.

Pois, quanto maior for o número de palavras-chave relacionadas a um serviço de suporte de informática para empresas dentro das páginas de resposta do Google e de outros sistemas, melhor pode ser o índice de contratação dessa companhia.

Tempo de carregamento

Além da performance de busca de um site, é relevante trabalhar para que essa plataforma apresenta também uma boa experiência aos seus visitantes, como no tempo que uma página demora para carregar. Algo a ser considerado também por um serviço de buscas.

Taxa de rejeição

Entre os indicadores negativos para uma empresa na rede, um dos mais importantes é a taxa de rejeição. Uma análise que revela a relação entre os usuários que acessam um site e acabam por não realizar o que é esperado pela companhia por trás dessa plataforma.

Ao se observar todos esses KPIs, é possível com que uma empresa consiga ter um melhor controle sobre os índices alcançados pelo seu negócio através da internet. Sendo importante classificar esses indicadores com base em tópicos como:

  • volume;
  • quantidade;
  • valor;
  • custo.

Pontos esses que ao serem trabalhados, assim como um funil de vendas, permitem com que um site compartilhe seus conteúdos para usuários que possam reagir melhor ao tipo de produto, serviço ou até mesmo anúncio a serem trabalhados por essa plataforma.

Indicadores que se bem manuseados podem indicar um caminho de sucesso para um negócio na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ouça nosso Podcast!

Posts Relacionados